Sobre o Ciclo 2018

Em 2018, o Prêmio Inoves realiza sua 13ª edição. E como não se pode promover a inovação e sem se reinventar, o Prêmio Inoves Ciclo 2018 se modernizou. Novas categorias, novas premiações, nova metodologia de competição e muito mais. 

Após a conclusão do Ciclo 2016, o Inoves ouviu os servidores, a banca, dirigentes públicos, representantes do setor privado com e sem fins lucrativos, a Academia e juntos definimos esse novo formato que traz muitas novidades e novas possibilidades para premiar e seguir estimulando uma cultura inovadora dentro do Governo do Estado do Espírito Santo. Esse processo de mudança foi uma construção coletiva e agora, no Ciclo 2018, apresentamos o resultado!

Agora o Prêmio Inoves apoia projetos em todos os estágios de desenvolvimento. Serão premiadas iniciativas nas fases de Ideia, Projetos em desenvolvimento e Projetos de resultados comprovados. A mudança favorece uma maior troca de conhecimento entre os participantes, além de facilitar a implementação dos projetos ao oferecer apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento das iniciativas premiadas.

Outra novidade do Ciclo 2018 é que agora os públicos-alvo do Prêmio concorrem apenas entre si: Poder Executivo Estadual, Poder Executivo Municipal e Outros Poderes (aqui incluídos do Tribunal de Contas, do Ministério Público e da Defensoria Pública do Espírito Santo), tornando assim a premiação mais justa. Os Outros Poderes, que concorrem juntos, terão premiação diferenciada, por meio de reconhecimento.

A premiação, além de certificado e selo Inoves, é de até R$ 40 mil reais, acrescido de apoio técnico do Laboratório de Inovação na Gestão, para investimento nas iniciativas vencedoras (exceto para o público Outros Poderes). O objetivo é oferecer recursos e apoio técnico adicional para alavancar o trabalho de equipes que já se destacam por seu potencial de implantar soluções inovadoras.

Também faz parte da modernização do Prêmio Inoves a participação popular. Em 2018, um projeto de resultado e um servidor do Poder executivo Estadual serão premiados de acordo com a opinião pública por meio de voto popular. Assim, o Prêmio contribui para dar visibilidade às ações inovadoras do governo e envolve ativamente a sociedade na escolha de projetos e atitudes que mais geram valor na percepção dos capixabas.

Inovar também é preocupar-se com o impacto que as ações terão a curto, médio e longo prazo, no âmbito do uso adequado e responsável dos recursos, de modo a suprir as demandas atuais, sem comprometer a necessidade das gerações futuras. Tendo isso em mente, o Ciclo 2018 do Prêmio Inoves tornou todos os seus processos digitais. Assim, publicidade do Prêmio, inscrição, avaliação, certificados, declarações para Promoção por Seleção e demais ações não usarão mais papel, evidenciando seu papel ativo na adoção de práticas sustentáveis.

Novo Inoves: porque toda fase de um projeto inovador é importante!

Confira todas as mudanças no Regulamento do Prêmio Inoves.