Dicas para o Voto Popular - Ciclo 2020

Com a internet e a transformação digital todos sabemos como é importante as organizações se comunicarem, gerando uma experiência mais interativa e impactante com o seu público-alvo.

O visual conta muito e os vídeos são uma ferramenta poderosa neste contexto pois conseguem demonstrar, de forma visual e explicativa, sobre uma narrativa, determinado conteúdo.

Dentro do serviço público os governos têm usado cada vez mais este tipo de linguagem para o cidadão.

No Prêmio Inoves, Ciclo 2020, existe a Categoria Premiação Extra - Voto Popular onde os projetos concorrentes à categoria enviaram um vídeo sobre o trabalho desenvolvido e os resultados alcançados e a população escolheu a mais relevante em canal aberto. 

É mais transparência e participação popular!

A categoria Voto Popular foi encerrada mas essas dicas podem servir para a produção do vídeo do seu projeto para outras finalidades.

Você pode utilizar diferentes técnicas para fazer o seu vídeo: pode gravar um membro explicando a iniciativa, pode fazer uma apresentação com locução...

Não existe um padrão, mas estas dicas podem ajudar a deixar seu vídeo mais atrativo.

 Confira abaixo e vamos lá!


1 - O vídeo deve ser objetivo e usar uma linguagem clara:

É importante que você prepare o conteúdo da mensagem antes de gravar o vídeo. Pode ser em tópicos ou um roteiro simples. O importante é saber priorizar as informações mais relevantes para seu vídeo não ficar longo. Se possível treine antes de apertar o “play”.

Lembre-se, que quem verá o vídeo é o cidadão.


 

2 – Cuidado com o Áudio:

Você sabia que, para a maioria dos vídeos, o áudio é mais importante que a qualidade de imagem? Ele é fundamental para que todos possam entender o seu projeto e as informações apresentadas de forma direta.

Dica: Projete a sua voz. Você pode usar um microfone de fone de ouvido conectado ao celular para captar o áudio. Coloque o microfone apoiado na blusa, próximo ao rosto da pessoa que vai fazer a locução. Isso vai captar o audio com maior qualidade pois está proximo da voz. Você pode fazer essa gravação com um aplicativo de gravador nativo do próprio celular. Utilizando essa dica você terá que usar outro celular para fazer o vídeo. Depois é só juntar os dois com um aplicativo ou programa de edição de vídeo gratúito, existem vários. 


 

3 – Grave na horizontal:

Você pode usar o celular para gravar. Observe o enquadramento da imagem para que o espectador consiga ver o que realmente está sendo filmado.

Dica: Pode parecer simples, mas limpar a lente da câmera pode ajudar a melhorar a nitidez na captação da imagem. Use as duas mãos firmes para não tremer tanto o vídeo.


 

4 – Use a luz a seu favor:

Se você não tiver equipamentos de iluminação, escolha um ambiente mais claro. Isso vai melhorar a sua qualidade de imagem deixando seu vídeo ainda mais bonito.


 

5 – Seu vídeo deve ter até 2 minutos:

Lembre-se! Os vídeos que tiverem acima do tempo serão desclassificados. Leia o Regulamento.


 

6 – Envie o link do vídeo para premioinoves@gmail.com informando:

Nome da iniciativa, categoria, esfera de poder e organização responsável.

As plataformas para envio do link do vídeo são: YouTube, Vimeo e Google forms.

Não se esqueça de deixar o vídeo “não listado” ou público, para temos acesso ao arquivo.


 

7 – Seja criativo:

O último e não menos importante. Pessoal, não existe um padrão e nem uma técnica exata para a produção do vídeo. Utilize a sua criatividade para fazer algo legal, atrativo, mas sem esquecer o conteúdo.


 

Não tenha medo de tentar!

Desenvolver essas habilidades são importantes para mostrar resultados, vender uma ideia, conseguir apoio e fortalecer o seu trabalho.

Assim que pronto, reveja o vídeo. Caso necessário, você pode melhorá-lo.

 

Boa sorte!