O termo acelerar é muito utilizado no setor privado, no segmento de empreendedorismo e startups. Acelerar uma iniciativa consiste na participação da equipe envolvida em um programa de curta duração composto por mentorias e workshops, onde são aplicadas metodologias de gestão e desenvolvimento, testadas e validadas, que buscam o aprimoramento dos projetos. A ousadia da Coordenação do Inoves, que também é a equipe que compõe o LAB.ges – Laboratório de Inovação na Gestão do Governo do Estado do Espírito Santo, está em oferecer a aceleração para iniciativas públicas.
As equipes do poder executivo que venceram o Prêmio Inoves, além de terem seus projetos reconhecidos como os mais inovadores em suas categorias, receberam como premiação um recurso de R$30mil, disponibilizado via FAPES – Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, para ser utilizado dentro desse processo. A aceleração foi estruturada pensando em três estágios de desenvolvimento, adaptados à realidade de projetos públicos e relacionados a cada categoria do prêmio, conforme descrito abaixo:
Além de recurso financeiro, as conexões promovidas pela aceleração ampliam os horizontes de soluções e tecnologias através do compartilhamento, troca de informações e aprendizado gerado por experimentação, erros e lições, contribuindo também com o desenvolvimento pessoal, estimulando valores de colaboração, cocriação e empatia, fundamentais para inovar em qualquer contexto.