ACELERAÇÃO
O termo acelerar é muito utilizado no setor privado, mais precisamente no segmento de empreendedorismo e startups. Acelerar uma iniciativa consiste na participação da equipe envolvida em um programa de curta duração onde são aplicadas metodologias de gestão e desenvolvimento, testadas e validadas, utilizadas por empreendedores e inovadores do mundo todo. Este programa é composto por mentorias e workshops que buscam o aprimoramento dos projetos e por momentos de network (encontros e conexões) com investidores e mentores, potencializando uma rede de contatos entre interessados em desenvolver uma mesma temática.
A ousadia da Coordenação do Prêmio Inoves, que também é a equipe que compõe o LAB.ges – Laboratório de Inovação na Gestão do Governo do Estado do Espírito Santo, está em oferecer esse processo a iniciativas públicas. Não há registro de aceleração voltada para o setor público no país.
As equipes do poder executivo que venceram o Prêmio Inoves - Ciclo 2018, além de terem suas iniciativas reconhecidas como as mais inovadoras em suas categorias, receberam como premiação um recurso de até R$40mil por iniciativa para ser utilizado dentro desse processo de aceleração, contando, então, com o apoio técnico da equipe do LAB.ges e de seus parceiros. O recurso será disponibilizado via FAPES – Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo com o objetivo de dar maior agilidade nas contratações e aquisições necessárias para cada projeto, concentrando os esforços das equipes em gerar entregas e resultados.
O conceito de aceleração pressupõe levar um projeto de um ponto A (situação atual) a um ponto B (situação desejada). Não necessariamente, o ponto B é o objetivo final do projeto, pois depende do estágio de desenvolvimento em que se encontra a iniciativa.
A aceleração proposta foi estruturada pensando em três estágios de desenvolvimento - análogos à aceleração de startups - adaptados à realidade de projetos públicos e relacionados a cada categoria do prêmio, conforme descrito abaixo:
Mais que a disponibilização do recurso financeiro, a aceleração foi planejada para ser uma oportunidade de desenvolvimento de competências dos integrantes das equipes em abordagens, metodologias e ferramentas nascidas nos ambientes de inovação. Dentre as ofertas estão oficinas de Canvas de projeto, Scrum, Kanban, Design Thinking e Pitch. A carga horária mínima das equipes é de 100 horas de capacitação.
Outro grande ponto positivo da aceleração é articulação de atores e recursos não financeiros. O ambiente de colaboração e as conexões promovidas com mentores voluntários, atores do ecossistema de inovação, academia e entes governamentais ampliam os horizontes de soluções e tecnologias e maximizam os recursos pelo compartilhamento, pela troca de informações e pelo aprendizado gerado por experimentação, erros e lições aprendidas, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento pessoal e das ações de cada projeto.
Para além do apoio técnico, a aceleração ainda amplia a visibilidade do projeto em seu próprio Órgão, contribuindo para a robustez da iniciativa. Analisando o processo de tomada de decisão dos gestores pela perspectiva da escassez de recursos e da consequente priorização de ações, é notório que projetos com boa gestão de recursos e mensuração de resultados têm mais chances de receber novos aportes financeiros para sua implementação e escalabilidade.
Por fim, a aceleração é muito mais do que o recurso financeiro do prêmio: ela otimiza recursos, agiliza e mede entregas e resultados do projeto, promove novas conexões e desenvolve competências nas equipes aceleradas, além de estimular valores de colaboração, cocriação, empatia e aprendizado pela experimentação, fundamentais para inovar em qualquer contexto.
COMO FUNCIONA A ACELERAÇÃO DO INOVES?
A aceleração das iniciativas tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogada por igual período. Tem início com a apresentação do programa aos vencedores do prêmio, uma fase de planejamento, composta por três etapas, e uma fase de execução, com outras quatro etapas. Esse planejamento é essencial, pois o valor do recurso não cobre todas as necessidades das iniciativas. É necessário, portanto, escolher parte ou partes dos projetos a serem aceleradas com a premiação, priorizando as que tenham maior potencial de alavancagem. Após o planejamento, o recurso é disponibilizado e a execução da aceleração tem início.
Cada acelerado percorre 7 etapas fixas e outras etapas extras, de acordo com a necessidade apresentada por cada projeto.
As etapas da aceleração estão representadas em uma jornada lúdica inspirada em uma viagem espacial. O conceito remete ao convite para uma jornada intergalática exclusiva e inédita, repleta de desafios e que proporciona “um novo ângulo de visão da Terra”. Os elementos espaciais alusivos à exploração de novos planetas, aos encontros e conexões extraterrestres, às estruturas de reabastecimento e à velocidade da missão, fazem uma analogia à experiência de transformação da equipe, que poderá comemorar as novas competências desenvolvidas e resultados alcançados após sua experiência única de aceleração.
As etapas estão detalhadas abaixo.