Perguntas Frequentes

  • O processo de reconhecimento de ideias e projetos, que caracteriza o Prêmio Inovação na Gestão Pública do Estado do Espírito Santo – PRÊMIO INOVES”, em sua 13ª edição, observará, para a qualificação dos projetos inscritos, as seguintes categorias:

    1. IDEIA: iniciativas inovadoras não implantadas que visem a mudança e/ou criação de processo, produto ou serviço com potencial de gerar benefício perceptível para a sociedade, o estado e/ou servidor público e que tenham necessidade de apoio para sua implementação.
    2. PROJETO EM DESENVOLVIMENTO: iniciativas inovadoras em fase de execução, mas ainda sem resultados comprovados, com potencial de gerar benefício perceptível para a sociedade, o estado e/ou servidor público e que tenham necessidade de apoio para sua retomada, continuidade ou ampliação.
    3. PROJETO DE RESULTADOS: iniciativas inovadoras com resultados comprovados, que tenham gerado benefício perceptível para a sociedade, o estado e/ou servidor público, e que tenham necessidade de apoio para seu aprimoramento, ampliação e/ou multiplicação.
  • São consideradas Organizações Responsáveis as organizações que dividem a responsabilidade pela execução presente ou futura da iniciativa.

    São consideradas parceiras as organizações que, de alguma forma não remunerada, contribuem para a realização de uma ou mais ações previstas na iniciativa.

  • Poderão participar do Prêmio Inoves – Ciclo 2018 as equipes de servidores públicos que desenvolvam ideias ou projetos no contexto do serviço público estadual e municipal, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas, do Ministério Público e da Defensoria Pública do Espírito Santo.

  • Não há limite quanto ao número de iniciativas inscritas pela mesma organização pública.

    Porém, cada servidor poderá participar de, no máximo, 5 (cinco) iniciativas como membro de equipe.

    Já na função de coordenador o servidor somente poderá inscrever uma iniciativa.

  • O servidor pode participar de até 5 (cinco) iniciativas, porém, só poderá ser coordenador de uma delas.

  • Não. Como a inserção da iniciativa na categoria leva em conta a sua fase de desenvolvimento, não é possível que a mesma iniciativa seja inscrita em mais de uma categoria.

  • Pode. Com a reformulação do Prêmio Inoves, as iniciativas agora passam a ser avaliadas não somente pelos resultados obtidos mas por todo o processo de desenvolvimento (Ideia, Projeto em Desenvolvimento e Projeto de Resultados). Entendemos que todas as fases de um projeto merecem apoio, por isso, se você tem um projeto que já participou de outros ciclos do Prêmio Inoves ele pode ser inscrito no Ciclo 2018 para ser melhorado, ampliado ou até mesmo replicado.

  • As iniciativas inscritas serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

    1. Potencial de inovação;
    2. Caráter inovador;
    3. Relevância social;
    4. Desenvolvimento de parcerias;
    5. Utilização eficiente de recursos públicos;
    6. Resultados esperados
    7. Efetividade dos resultados;
    8. Grau de sustentabilidade;
    9. Grau de replicabilidade;
    10. Participação dos beneficiários;
    11. Mecanismos de transparência e controle social.

    A aplicabilidade dos critérios à categoria da sua iniciativa deve ser consultada no Regulamento do Prêmio Inoves.

  • Serão contempladas por apoio técnico-financeiro exclusivamente as iniciativas de participantes vinculados aos poderes executivos estadual e municipal. As equipes enquadradas na Categoria Outros Poderes: poderes Legislativo e Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública do Espírito Santo, receberão o reconhecimento por meio de certificados e publicidade nos sites, onde haverá a divulgação dos resultados.

    As iniciativas vencedoras dos públicos Poder Executivo Estadual e Poder Executivo Municipal nas três categorias e na Modalidade Iniciativa Transformadora da Premiação Extra - Voto Popular serão contempladas com os seguintes prêmios:

    até R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) para investimento na iniciativa;
    - apoio técnico para desenvolvimento da iniciativa;
    - certificado de iniciativa vencedora;
    - selo Inoves, referência que garante lugar de destaque para a iniciativa no Banco de Iniciativas Inovadoras do Prêmio. 

    A premiação da modalidade Iniciativa Transformadora da Premiação Extra - Voto Popular poderá ser cumulativa com a categoria de Projetos de Resultados reconhecida pela Banca Avaliadora.

    As iniciativas vencedoras do público Outros Poderes (Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas, do Ministério Público e da Defensoria Pública do Espírito Santo) nas três categorias serão contempladas com os seguintes prêmios:

    - certificado de iniciativa vencedora;
    - selo Inoves, referência que garante lugar de destaque para a iniciativa no Banco de Iniciativas Inovadoras do Prêmio.

     

    O servidor vencedor na Modalidade Atitude Transformadora da Premiação Extra - Voto Popular será contemplado com os seguintes prêmios:

    - até R$10.000,00 (dez mil reais), para investimento em sua capacitação;
    - certificado de Atitude Transformadora;
    selo Inoves

  • O prêmio “apoio financeiro” será depositado em conta específica a ser aberta no Banestes para este fim, em nome do responsável por cada iniciativa premiada (conforme informado no formulário de inscrição), após aprovação do projeto e cadastramento junto à FAPES, conforme resolução FAPES/CCAF n° 193, de 07 de dezembro de 2017. Cada membro da equipe deverá ter função específica no projeto, que pode ser definida individual ou coletivamente no ato de aprovação do plano de trabalho individual de cada projeto. Após a utilização dos recursos, o responsável deve prestar contas à FAPES, em conformidade com a resolução acima. A mesma regra vale para o servidor vencedor da Premiação Extra na modalidade “atitude transformadora”, onde o prêmio é voltado para investimento em sua capacitação.

    O prêmio “apoio técnico do LAB.ges” será o acompanhamento e apoio a cada iniciativa vencedora por equipe técnica do Laboratório e seus parceiros, de acordo com a demanda, durante o período de execução do projeto.

    O “certificado de iniciativa vencedora” será entregue a cada equipe vencedora no evento de premiação e o “Selo Inoves” será disponibilizado em arquivo ao responsável por cada iniciativa vencedora, podendo ser usado em sua comunicação e também no Banco de Iniciativas Inovadoras do Prêmio Inoves, a ser disponibilizado no site do prêmio.

  • Além das premiação por categorias, o Ciclo 2018 atribuirá ainda a Premiação Extra - Voto Popular, que será definida em votação aberta à sociedade no site do Prêmio. As modalidades são: Iniciativa Transformadora (para projetos) e Atitude Transformadora (para servidores).

    Serão vencedores o Projeto e o Servidor que obtiverem o maior número de votos ao final do período de votação popular.

    Maiores informações sobre as inscrições para os prêmios extras poderão ser consultadas no Regulamento do Prêmio Inoves.

  • Os integrantes das equipes do Poder Executivo Estadual com iniciativas na categoria Projeto de Resultados poderão inscrever-se nessa modalidade.

    Os integrantes dessas equipes, cujas iniciativas forem semifinalistas, terão seus perfis e vídeos disponibilizados para votação aberta à sociedade no site do Prêmio Inoves 2018.

  • As equipes do Poder Executivo Estadual com iniciativas na categoria Projeto de Resultados poderão inscrever-se nessa modalidade.

    As equipes, cujas iniciativas forem semifinalistas, terão seus vídeos disponibilizados para votação aberta à sociedade no site do Prêmio Inoves 2018.

  • A opção pela participação da Premiação Extra - Voto Popular deve ser feita no momento da inscrição. Vídeo(s) e perfil(s) descritivo(s) devem ser anexados junto ao Formulário de Inscrição. Para ter acesso aos modelos entre na página de orientações.

  • Serão premiadas 12 (doze) iniciativas por meio de avaliação da Banca Avaliadora e mais 1 (uma) por voto popular.

    A iniciativa vencedora da Premiação Extra - Voto Popular também poderá ser escolhida como vencedora pela Banca Avaliadora. Nesse caso, o projeto vencedor poderá acumular as duas premiações.

    Lembrando que somente receberão apoio técnico-financeiro as iniciativas dos Poderes Executivos Estaduais e Municipais. As iniciativas dos outros poderes serão premiadas com certificados e Selo Inoves.

  • Somente as iniciativas inscritas na categoria Projetos de Resultados do público-alvo Poder Executivo Estadual podem acumular duas premiações devido a Premiação Extra - Voto Popular da modalidade "Iniciativa Transformadora".

    As demais iniciativas somente poderão ser premiadas uma vez no Ciclo 2018. 

    Lembrando que os servidores podem inscrever até 5 (cinco) iniciativas, podendo, então, fazer parte de até 5 (cinco) equipes com iniciativas premiadas. 

  • Visando a promover maior equidade, as iniciativas concorrerão nas categorias de acordo com a natureza da instituição a que estão vinculadas, desta forma:

    - Iniciativas vinculadas ao Poder Executivo Municipal concorrerão entre si;
    - Iniciativas vinculadas ao Poder Executivo Estadual concorrerão entre si;
    - Iniciativas vinculadas a Outros Poderes (Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública do Espírito Santo), concorrerão entre si.

  • Não, porque as iniciativas do Poder Excutivo Estadual concorrem entre si. O mesmo é válido para as iniciativas do Poder Executivo Municipal ou dos Outros Poderes. As iniciativas podem ser inscritas por uma das organizações e ter a outra como parceira, concorrendo dentro público-alvo da organização responsável.

  • O período de inscrições para participação no Ciclo 2018 do Prêmio Inoves é até 31 de agosto de 2018.

  • Após inscrever sua iniciativa e receber o e-mail de comprovação é necessário aguardar as próximas etapas da premiação. O calendário com as datas de cada etapa pode ser consultado aqui.

  • Sim, até o final do período de inscrição, o formulário pode ser modificado pelo responsável pela inscrição da iniciativa. Para a modificação é necessário que o responsável clique na opção “editar” localizada em destaque no email de confirmação de inscrição enviado pelo Formulários Google com todas as respostas preenchidas na inscrição da iniciativa.

    Importante: o arquivo anexado não pode ser alterado. Certifique-se que está anexando o arquivo correto para não prejudicar sua inscrição.

  • A Banca Avaliadora do Prêmio Inoves será composta por especialistas com reconhecida atuação em inovação em organizações públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, que serão selecionados, convidados e gerenciados pela Coordenação do Prêmio.

    O processo de constituição, formação e designação da Banca Avaliadora do Prêmio Inoves observará regras rígidas em relação a conflitos de interesse reais e potenciais.

  • A entrega da premiação e o reconhecimento das iniciativas vencedoras ocorrerão em Cerimônia de Premiação, no dia 7 de dezembro de 2018, cujo local e horário de realização serão devidamente informados aos participantes.

    Após essa data, o resultado será disponibilizado no site do Prêmio Inoves.

  • As decisões da Banca Avaliadora ou da Premiação Extra - Voto Popular do Prêmio Inoves não serão suscetíveis a impugnações ou recursos.

  • Após a escolha dos vencedores terá início o processo de apoio técnico-financeiro. O processo será realizado com supervisão do Laboratório de Inovação na Gestão – LAB.ges e os recursos financeiros serão disponibilizados via modalidade de apoio a projetos pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES e passarão pelas etapas de formalização regulamentadas pelo Órgão.

    O prazo para desenvolvimento das iniciativas vencedoras será de doze meses, podendo ser prorrogado por igual período.

    O prazo para a realização das ações de capacitação do servidor vencedor será de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período.

    Maiores informações sobre o Processo de Incubação podem ser encontradas no Regulamento do Prêmio Inoves.

  • A promoção por meio de seleção é a passagem do servidor público efetivo de uma classe para a outra, na mesma carreira. A Lei Complementar Nº 640, de 12 de setembro de 2012, que dispõe sobre as regras de promoção por seleção, estabelece, em seu artigo 30, que a participação no Inoves será considerada nesse processo de movimentação vertical de carreira por meio de pontuação atribuída ao projeto, de acordo com sua classificação no ciclo. O servidor público do Poder Executivo estadual, integrante de equipe responsável pela coordenação de trabalho participante do Inoves, poderá concorrer à promoção por seleção apresentando comprovante de sua participação na equipe de inovação, devidamente atestada pela Coordenação do Prêmio.

    Para maiores informações sobre a contribuição do Prêmio Inoves para a Promoção por Seleção clique aqui.

  • Sim, porém não podem concorrer à Premiação Extra - Voto Popular na categoria "Atitude Transformadora" e não podem assumir a posição de coordenador(a) ou suplente do coordenador(a).

  • Mande-nos a sua pergunta pelo Fale Conosco.

    As mensagens encaminhadas pelo "Fale Conosco" serão respondidas em dias úteis, das 9h às 18h.