120 projetos inovadores concorrem ao Ciclo 2007 do Inoves.

23/09/2007 21h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h17

“O Ciclo 2007 é, consideravelmente, o mais disputado entre as três últimas edições do Prêmio Inoves", afirma o coordenador do Prêmio Inovação na Gestão Pública (Inoves), Manoel Carlos Rocha Lima, ao apresentar o número de trabalhos inscritos no Ciclo 2007: um total de 120 projetos. “Em 2006 recebemos 66 inscrições e em 2005, 42. É um avanço bastante significativo”, disse Manoel.

De acordo com o levantamento feito pela Coordenação do Prêmio, a quantidade de projetos candidatos para 2007 representa um aumento de 82% em relação aos trabalhos que participaram em 2006, e mais de 185% com relação ao primeiro Ciclo, em 2005. “Esses números mostram como temos trabalhos inovadores sendo realizados no serviço público. E, com certeza, muitos ainda ficaram de fora”, avalia o coordenador. Ele destaca o aumento na quantidade de projetos inscritos por equipes do Poder Executivo Municipal. “A participação dos municípios no processo também cresceu significamente ”, disse.

Categorias

Este ano as categorias do Prêmio Inoves também estão muito mais disputadas que nas últimas duas edições", observa o coordenador. Ente as categorias que receberam o maior número de inscrições destacam-se “Resultados para a Sociedade”, para aqueles projetos que disponibilizam serviços diferenciados que causem impactos significativos para a melhoria da qualidade de vida da sociedade; e “Inclusão Social”, que são ações voltadas para a promoção das inclusões social e digital da população. Como o reconhecimento é feito por categoria, esse é um dado relevante, pois a disputa está ainda mais acirrada em cada um dos oito temas. A categoria " Inclusão Social" é um dos temas novos, criados para o ciclo atual e está sendo um dos mais concorridos.

Avaliação e Reconhecimento

Nesta semana, a Coordenação do Inoves está analisando a elegibilidade dos projetos inscritos e comunicando o resultado dessa fase aos coordenadores dos trabalhos candidatos. Na próxima semana, os reltórios de gestão dos projetos considerados elegíveis serão encaminhados para a avaliação da Banca Examinadora, responsável pela análise e pontuação dos trabalhos. Além do troféu Inoves, o prêmio recebido pelas equipes vencedoras, antes no valor de R$ 4 mil, passa a ser de R$ 7 mil, para ser aplicado no projeto premiado. A premiação será no dia 29 de novembro.

Inoves 

O objetivo do Inoves é estimular a modernização da administração pública no Estado, reconhecendo formalmente os resultados alcançados por projetos que caracterizem a implementação de práticas inovadoras de gestão no setor público. Nessa perspectiva, o processo de reconhecimento que caracteriza o Inoves contribui para a valorização do servidor, buscando o seu comprometimento com a ética, o profissionalismo e a qualidade dos serviços prestados à população capixaba.

O Prêmio foi lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em junho de 2005. São parceiros do Inoves: o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae), a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales).