Depoimentos

Para enviar seu depoimento, clique aqui.

 


      

    

   

"Parabenizamos a equipe do Prêmio Inoves do Serviço Público Estadual pelos brilhantes serviços que têm prestado ao Poder Público e, por conseguinte, à sociedade capixaba! Observando-se pressupostos da Administração, infiro que não existe gestão sem inovação, pois, em caso contrário, se estaria ignorando o 'princípio da melhoria contínua', pilar fundamental da gestão. As próprias ferramentas de gestão e de planejamento são voltadas a possibilitar o mapeamento e o direcionamento dos processos para fins de 'melhoria contínua' ou ao menos tendo como pano de fundo possibilitá-la. Mesmo o 'gerenciamento da rotina' exige constante revisão, diante das dinâmicas sociais, científicas e tecnológicas, sujeitas a constantes evoluções. Assim sendo, a inovação é a alma da gestão, cada vez mais demandada por resultados frente aos novos contextos sociais que se inserem, e o Inoves tem demonstrado a relevante contribuição de ser a mola propulsora da inovação do serviço público capixaba, com efeito multiplicador, ao reconhecer e fomentar as iniciativas e projetos inovadores no serviço público. Diante desse caráter perpétuo que caracteriza a necessidade de inovação e da sua relevância para a melhoria contínua dos serviços públicos e reconhecimento do servidor e do seu efeito multiplicador, o Inoves é seguramente, ele próprio, projeto de primeira grandeza na gestão do serviços públicos. Parabéns!"

Sandro Pandolpho da Costa, servidor público (Seger), em dezembro de 2016.


"O Prêmio de Inovação na Gestão Pública é um marco, em nível de Brasil, e os projetos concorrentes e os premiados se tornam referência para a administração pública, incentivam as equipes participantes e animam nossos colegas. Precisamos de ideias novas para construir juntos um País melhor, um Estado melhor, municípios melhores. Desde 2010, participo da premiação e a nossa equipe está muito animada. Acho que crises se vencem com trabalho sério e dedicação, desanimar nunca pois o capixaba é determinado e capaz. Parabéns aos organizadores do prêmio, que a cada ano está melhor. Os projetos inovadores contribuem para a melhoria da qualidade de vida do cidadão capixaba. Parabéns também às equipes participantes."

Maria Bernardete Guimarães, servidora pública (Iema), em junho de 2015.


"O Inoves é um projeto de grande sucesso e repercussão, minuciosamente planejado. Constata-se que a inovação é um dos valores das grandes empresas. Como diria Steve Jobs, mestre da inovação, 'é necessário entrar a fundo na complexidade para se chegar à simplicidade'. Esse projeto é de suma importância para o Estado, tanto do ponto de vista da motivação dos servidores, como de benefícios para a gestão pública, consequentemente para a sociedade capixaba. Fico feliz em saber que o número de projetos inovadores aumenta a cada edição e que o Inoves está completando 10 anos. Desejo que o projeto se prolongue por muitos anos."

Regina Bossanel, servidora pública, em dezembro de 2014.

 


"A cada prêmio Inoves aprendemos mais. O retorno dos projetos, os comentários e as trocas de informações contribuem para a formação de uma base de lições aprendidas da qual vamos ano a ano aprimorando e, a partir dessas análises, propondo as melhorias e os desafios de uma nova gestão. Vamos quebrando paradigmas, vencendo barreiras. Tenho orgulho de ter concorrido com alguns projetos pela prefeitura de Viana, no ano de 2013. Participar do Inoves nos deu mais incentivo para o desenvolvimento de projetos para o ano de 2014. O Inoves estimula e valoriza o profissional, amplia os horizontes e nos faz acreditar que sempre é possível quando acreditamos na realização de um trabalho feito com dedicação e competência técnica. Também não posso deixar de elogiar a iniciativa da equipe do Inoves que sempre atende com muita qualidade. Afinal, inovar é preciso!"

Maraney Lopes Araújo, subsecretária de Defesa Social do município de Viana, em julho de 2014.


"Ainda sob o vibrante clima da emoção e alegria da premiação do Inoves, quero parabenizar o Manoel Carlos e equipe responsável pela coordenação do Prêmio Inoves pela eficiência, organização, empenho, transparência e profissionalismo com que desempenharam os trabalhos. A campanha 'Seja Um Astro da Inovação' nos motivou muito, pois entendemos que é esse caminho que o servidor público deve trilhar: fazer a diferença, ousar, mostrar o potencial e a inovação dentro de que é capaz na gestão pública. Agradecemos por todo o zelo e respeito com que nos trataram e, com certeza, a todas as demais equipes. Vocês também são vencedores e por isso merecem nosso aplauso."

Maria Inês Valinho de Moraes, servidora pública (TJES), em dezembro de 2014.


"Percebemos durante todos esses anos em que avaliamos os projetos do INOVES que os métodos utilizados pelas instituições para condução dos processos, muitas das vezes não são algo concretizado. E após o feedback fornecido pela Banca, a condução dos sistemas de gestão passam por agregação de novos conceitos, de modo que nesse processo de melhoria contínua, tais práticas vão sendo inovadas, melhoradas até a premiação. Esse é o sentido do prêmio, reconhecer práticas inovadoras de gestão."

Angela Maria Bissoli Saleme – Administradora e Professora de Educação Profissional e Tecnológica da SECTTI, Membro da Banca Examinadora do Prêmio Inoves, em junho de 2014.


      

     

 

"O Inoves é muito importante para o reconhecimento do servidor. Nosso trabalho está sendo conhecido por profissionais e especialistas de todo o país. Além disso, ganhar o Prêmio Inoves é uma honra para qualquer servidor público."

Rogélio Amorim, servidor público, em junho de 2013.

    


    

"Este importante prêmio é, antes de tudo, um reconhecimento ao trabalho dos funcionários públicos empenhados em garantir o bem estar da população capixaba. Os servidores têm orgulho de falar deste prêmio e isso nos incentiva a continuar melhorando sempre o atendimento, dando o retorno que os capixabas precisam."

Miriam Santos Cardoso, servidora pública, em abril de 2013.


"O Inoves faz parte de uma nova visão e de uma nova política de gestão de pessoas, na qual a valorização se dá também em oportunidades de formar um servidor mais completo na sua busca pela qualidade e eficiência do serviço público, gerando resultados melhores para a sociedade capixaba."

Aminthas Loureiro Júnior, Secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, em junho de 2013, na abertura do ciclo.


"O Inoves é uma forma de dar vazão à criatividade, ampliando a possibilidade de participação do servidor na avaliação, formulação e implementação dos processos de trabalho nos quais ele está inserido."

Aminthas Loureiro Júnior, Secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, em junho de 2013, na abertura do ciclo.


"Investimos na reestruturação de carreiras, trabalhamos a valorização do servidor, e com responsabilidade. E nos cabe seguir estimulando, acreditando na inovação e no aperfeiçoamento da gestão pública, os focos de atuação do Inoves. Inovação motiva, reduz custos e melhora os resultados. Assim, podemos atender melhor as pessoas."

Renato Casagrande, Governador do Estado do Espírito Santo, em junho de 2013, na abertura do ciclo.

   


       

"Sempre ouvia falar do Prêmio Inoves, porém nunca me via apresentando uma atividade. O dia-a-dia do trabalho nos engole e acabamos por não percebermos o quanto é importante e, em alguns casos, inovadoras as atividade que realizamos rotineiramente. Desenvolvemos nesta Unidade vários trabalhos e não percebemos o quanto são inovadoras. Animei e agora estamos empenhados em levar esse prêmio."

Priscila Pinto, assistente social, PSMECOL/INAP (parceria público-privada com a Sejus), em julho de 2013.

 


"(...) É um sentimento de paixão que leva uma equipe a realizar sonhos, a desenvolver seus maiores projetos. A capacidade que temos de sonhar nos leva ao exercício de imaginar coisas impossíveis e criar condições para realizá-las. Fazer o impossível tornar-se realidade é inovar, é empreender e, principalmente, ter fé. E esta fé nos move, nos faz ultrapassar todas as barreiras. Para chegar até aqui, é preciso ter atitude, é preciso sonhar!!! É necessário sensibilizar a equipe e conquistar aliados para as novas ideias e nunca perder a fé nas pessoas. Por último, devemos estar abertos para as novidades, para aprender, compartilhar ideias, opiniões, contribuir com outros projetos. E o mais importante: se não der certo, reconstruir... À toda equipe do CAPAAC/Sesa que se tem se empenhado muiiiito para que todo esse sonho se tornasse realidade e quebrasse paradigmas em relação a saúde mental.

Micheline Pitanga, Gerente de Recursos Humanos do Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos /Sesa (Cachoeiro de Itapemirim), em abril de 2013.


"Termos sido premiados no Inoves nos deu força e a certeza de estarmos no caminho certo em busca de qualidade de vida para todos os colaboradores."

Marcos Vianna, servidor público, em abril de 2013.


   

 

"Queremos que o maior número de escolas participe do prêmio. O Inoves é um estímulo à criatividade, a novas formas de atuação. A presença das escolas enviando projetos é parte da estratégia da Sedu para melhorar o desempenho da educação capixaba."

Klínger Marcos Barbosa, Secretário de Estado da Educação, em março de 2013, para a Revista Inoves.

   


   

"Apenas alguns trabalhos são premiados, mas para todos fica um grande prêmio, ao participar do Inoves: o conhecimento."

Alcio de Araújo, Secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, em dezembro de 2012, na Cerimônia de Premiação.


"O Inoves nos motiva a deixar para trás o estado de estagnação em que vivíamos antes."

Willians Araújo dos Santos, servidor público, em dezembro de 2012, para a Revista Inoves.


"Hoje, nós pensamos no Prêmio Inoves a cada projeto que executamos."

Sérgio Pereira Ferreira, tenente-coronel, em julho de 2012.


"É, com certeza, o melhor prêmio do País."

Renato Casagrande, Governador do Estado do Espírito Santo, em março de 2012, para a Revista Inoves.


"Tanto no aspecto pessoal quanto no profissional, houve modificações positivas em minha vida depois do Inoves. Acredito que quando um trabalho, fruto de tanto esforço, é reconhecido, temos a consagração de nossa vitória e a certeza de que estamos no caminha certo e que devemos continuar inovando."

Laise de Cruz Aguiar Haddad, servidora pública, em março de 2012, para a Revista Inoves.


"Com o Inoves, temos um instrumento de estímulo de estímulo à criatividade e ao engajamento dos profissionais."

Renato Casagrande, Governador do Estado do Espírito Santo, em março de 2012, para a Revista Inoves.

 


"Com o Inoves, temos um instrumento de estímulo de estímulo à criatividade e ao engajamento dos profissionais."

Renato Casagrande, Governador do Estado do Espírito Santo, em março de 2012, para a Revista Inoves.


"O Inoves representa hoje um grande incentivo e um estimulo à inovação e ao empreendedorismo no setor público, fatores primordiais para melhoria contínua dos serviços prestados aos cidadãos. O Prêmio é uma poderosa ferramenta para a disseminação de boas práticas de gestão, permitindo que ações inovadoras possam ser replicadas pelas diversas áreas do serviço público, e um instrumento de valorização e reconhecimento dos servidores públicos."

José Eduardo Pereira, Subsecretário de Inovação na Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, em março de 2012, para a Revista Inoves.


"Tenho que agradecer muito a vocês pelo que estão fazendo pelo Estado. Independentemente de quem é o governador, o servidor público continua inovando."

Renato Casagrande, Governador do Estado do Espírito Santo, em março de 2012, para a Revista Inoves.


"O Prêmio Inoves é um exemplo de como um trabalho bem planejado, sério e inovador sobrevive e se torna fundamental."

João Carlos Coser, Prefeito de Vitória, em março de 2012, para a Revista Inoves.


"O Prêmio provoca os vários grupos de servidores a sair da sua zona de conforto."

Maria Rita, Avaliadora, membro da banca examinadora do Prêmio Inoves, em março de 2012, para a Revista Inoves.


"Estou orgulhosa de fazer parte dessa banca. Sempre que me chamarem, estarei aqui."

Adriana Teixeira Trancoso, membro da banca examinadora do Prêmio Inoves, em março de 2012, para a Revista Inoves.


"O Inoves foi um divisor de águas na imagem que tenho do serviço público."

Marcos Gregório Serrano, membro da banca examinadora do Prêmio Inoves, em março de 2012, para a Revista Inoves.


"O Prêmio estimula o servidor a se abrir para a inovação e o empreendedorismo. É uma motivação para sair da rotina."

Isabel Cristina Sampaio, Avaliadora, membro da banca examinadora do Prêmio Inoves, em março de 2012, para a Revista Inoves.


"O prêmio representa a valorização dos servidores, que é fundamental para termos um serviço público de qualidade."

Alcio de Araújo, Secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, em junho de 2012, na abertura do ciclo.


"O programa trabalha, por exemplo, com pilares na infraestrutura e na educação, com foco no conhecimento. E o Prêmio Inoves anima os servidores para que possamos inovar na administração pública e dar conta das demandas que chegam para nós da sociedade."

Renato Casagrande, Governador do Estado do Espírito Santo, em junho de 2012, na abertura do ciclo.


"O programa trabalha, por exemplo, com pilares na infraestrutura e na educação, com foco no conhecimento. E o Prêmio Inoves anima os servidores para que possamos inovar na administração pública e dar conta das demandas que chegam para nós da sociedade."

Renato Casagrande, Governador do Estado do Espírito Santo, em junho de 2012, na abertura do ciclo.


"A equipe do INOVES está de parabéns pela campanha do Ciclo 2012. Ficou muito legal a divulgação através de cartazes, cartilhas, na mídia e a explicação sobre como se inscrever e elaborar o relatório de gestão de projeto. Também foi positivo o incentivo às inscrições das equipes por e-mail. Participar do INOVES é muito legal. É um momento de integração das equipes e de comemorar com os colegas os bons resultados obtidos durante o ano."

Maria Bernardete Guimarães, servidora pública (Iema), em agosto de 2012.


"Sou professora da EEEM Gomes Cardim e gostaria de agradecer o apoio da coordenação do Inoves para o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar com os alunos, dentro e fora da sala de aula. A proposta pedagógica do componente curricular “Empreendedorismo”, oferecido pelo Curso Técnico em Manutenção e Suporte de Computadores, visa a trabalhar seu currículo de forma contextualizada, dando destaque aos temas de gestão, empreendedorismo e cidadania. Esses assuntos se relacionam de maneira interdisciplinar no cumprimento dos objetivos traçados junto ao seu público. O trabalho interdisciplinar possibilitou aos alunos o contato com algumas experiências empreendedoras desenvolvidas em nosso Estado. A partir dos conteúdos dos exemplares de diversas edições da Revista Inoves, cedidos pela coordenação do Prêmio, as atividades foram conduzidas por meio da divisão de pequenos grupos. Cada aluno recebeu um kit contendo quatro Revistas Inoves. As discussões nos grupos deveriam destacar um projeto vencedor do Prêmio Inoves. Ao final, percebeu-se que os apontados realizados pelos alunos, de alguma forma, permearam suas experiências de vida. O trabalho foi de grande relevância. A proposta foi além do currículo, da sala de aula e dos muros da escola, quando um dos alunos da disciplina teve a oportunidade de participar do Lançamento da Revista Inoves – Ciclo 2011. Somos muito gratos à equipe que coordena o Prêmio Inoves pelo apoio à essa iniciativa em nossa escola que contribui fundamentalmente para a aprendizagem dos alunos."

Professora Alexsandra dos Santos Oliveira, juntamente com os professores Júlio César Merij Mário (Coordenador) e Walace Bonicenha, (Diretor), da EEEM Gomes Cardim, em junho de 2012.


"O Prêmio Inoves é muito especial porquê proporciona a oportunidade de participação de todas as equipes que estão contribuindo para a INOVAÇÃO em todas as áreas no nosso Estado e para uma melhor qualidade de vida da população. A festa de premiação é muito legal, com música e uma decoração bonita, anima as equipes. É um momento de confraternização e de conhecermos os trabalhos."

Maria Bernardete Guimarães, servidora pública (Iema), em maio de 2012.


"Aproveitamos para dar um depoimento sobre a seriedade da comissão avaliadora, que em todos os processos se mostraram isentos, críticos e com muita seriedade e total imparcialidade apresentam suas conclusões. Parabéns ao Inoves."

Julio Cezar Merij Mário, servidor público, em abril de 2012.


"Temos no Inoves um ambiente de concorrência salutar e vamos continuar dando oportunidade para que os bons projetos capixabas recebam destaque nesta gestão. O sentido de inovar, para o Governo do Estado, sempre será a busca pela melhoria da qualidade de vida dos capixabas, com estímulo à transformação da realidade, para que a nossa população possa se apropriar da riqueza gerada pelo desenvolvimento do Espírito Santo."

Renato Casagrande, Governador do Estado do Espírito Santo, em junho de 2011, na abertura do ciclo.


"Manoel lidera no Estado um projeto importantíssimo que é o Inoves. Com ele, estamos estimulando a inovação no setor público e, com isso, a melhoria dos serviços prestados à população."

Givaldo Vieira, vice-governador do Estado do Espírito Santo, em dezembro de 2011, na entrega do Prêmio Guerreiro Ramos.


"A cada ano que passa, o Inoves mostra que está mais vivo."

Heraclito Amancio Pereira Junior, Secretario de Gestão e Recursos Humanos, em dezembro de 2011, para a Revista Inoves.


"O Inoves deu um olhar especial para os bons exemplos do serviço público capixaba. Hoje ele é um incentivo que já alavancou muitas iniciativas. O Espírito Santo tem dado um belo exemplo no Brasil, no que diz respeito à inovação e ao empreendedorismo relacionados ao setor público."

José Eduardo Faria de Azevedo, Secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, em junho de 2011, na abertura do ciclo.


"A contribuição que o Inoves trouxe para a valorização do servidor, bem como para a produção de resultados efetivos para a sociedade é notória e fez com que o prêmio se tornasse uma referência nacional. Assim, o Inoves já tem a sua continuidade e seu incremento garantidos pelo atual governo, no contexto da nossa política pública de gestão."

José Eduardo Faria de Azevedo, Secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, em fevereiro de 2011.


"O Inoves é uma iniciativa estimuladora dos talentos e das visões empreendedoras no serviço público. No meu governo, continuaremos incentivando o reconhecimento das iniciativas criativas e da boa gestão dos servidores."

Renato Casagrande, Senador, em dezembro de 2010.


"Em países em desenvolvimento como o Brasil ainda é muito pouco difundido o trabalho voluntário. Por isso, eu quero homenagear os avaliadores do Inoves. A vocês, o meu muito obrigado."

Paulo Hartung, Governador do Estado do Espírito Santo, em dezembro de 2010.


"O Inoves já é referência nacional e hoje serve de base para a criação de vários outros prêmios pelo País. Acho que posso dizer que o Inoves é, hoje, o maior prêmio do Brasil."

Heraclito Amancio Pereira Junior, Secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, em dezembro de 2010.


"O Inoves era muito cobiçado por nós. Recebê-lo fez com que nos sentíssemos as pessoas mais importantes daquele lugar."

Maria Delza Carreiro Rocha, Diretora de Escola Estadual de Ensino Fundamental (SEDU), em dezembro 2010.


"Não há valor que se pague receber os parabéns de profissionais renomados de sua área. Agradecemos aos coordenadores do Inoves e aos avaliadores pelo profissionalismo com que nos trataram e pelo estímulo que nos deram."

Luiz Carlos Sacramento, servidor público (Incaper), em dezembro de 2010.


"Para nós, o Inoves faz a diferença na carreira profissional do servidor público que o recebe."

Genilson Gomes Corradi, servidor público (Sedu), em dezembro de 2010.


"O Inoves é espetacular. Acredito que a participação é a parte mais importante do processo, Já que estimula o espírito de equipe e a busca pelo aprimoramento do serviço público."

Paulo Roberto Ribeiro de Negreiros, coordenador de projeto, em dezembro de 2010.


"Ter merecido o Prêmio Inoves dá uma satisfação pessoal que não tem dinheiro que pague."

Reinaldo Batista Salgado, médico radiologista, em dezembro de 2010.


"O Inoves é um incentivo muito grande para a melhoria do serviço público. Ele ajuda a retroalimentar o modelo que temos na Cesan."

Paulo Ruy Carnelli, Diretor-presidente da Cesan, em dezembro de 2010..


"Estamos sonhando com o próximo ciclo. Ganhamos mais força e determinação para concorrer com outros projetos."

Maria Leila Casagrande, servidora pública (Seger), em dezembro de 2009.


"O Prêmio Inoves proporciona reconhecimento e visibilidade para o projeto, a instituição e, principalmente para as pessoas envolvidas."

Claudete Silva do Nascimento Radaeli, diretora da E.E.E.F.M. Clóvis Borges Miguel (Serra), em dezembro de 2009.


"Acreditamos estar antenados com a proposta do Inoves. Por meio de uma gestão democrática e empreendedora, estamos comprometidos com a prestação de um serviço público de qualidade."

Elaíse Carla Soneghetti, Pedagoga da E.E.E.F.M. Clóvis Borges Miguel (Serra), em dezembro de 2009.


"O reconhecimento foi muito grande dentro da casa. O troféu veio coroar o esforço para o desenvolvimento do projeto."

Renata Baptista Gorayeb Vargas, servidora pública (Ales), em dezembro de 2009.


"As premiações trazem a mensagem da valorização e disseminam a crença na capacidade de inovar e de transformar."

Haroldo Corrêa Rocha, Secretário de Estado da Educação (Sedu), em dezembro de 2009.


"O Prêmio oportuniza a divulgação dos trabalhos dos servidores municipais e lhe proporciona experiência bastante motivadora."

João Coser, Prefeito de Vitória 2009, em dezembro de 2009.


"De uma forma direta, quem ganha com o Inoves é a sociedade. Com a implantação do Prêmio, a cada ano a qualidade dos serviços ofertados ao cidadão passa por melhorias."

Renan Oliveira Souza (Técnico de Manutenção), cidadão, Ganhador do Quiz Inoves, em dezembro de 2009.


"O Prêmio estimula a participação dos que ganharam a oportunidade de mostrar aquilo que fazem. Por mais simples que seja o seu trabalho, todos querem dar publicidades a suas iniciativas."

Cacilda Ribeiro dos Santos, membro da Banca Examinadora do Prêmio Inoves e consultora, em dezembro de 2009.


"Os resultados do Inoves vão muito além da proposição e premiação de trabalhos. Não há como dimensionar o alcance dessa iniciativa."

Tânia Silene Alves Borges, professora universitária e membro da Banca Examinadora do Prêmio Inoves, em dezembro de 2009.


"Estamos virando uma referência nacional. Isso não tem preço. O Inoves tem levado o Estado para todo o Brasil."

Angela Saleme, membro da Banca Examinadora do Prêmio Inoves, em dezembro de 2009.


"A motivação do Inoves também nos contagia. Não há como não nos emocionarmos ao vermos o brilho nos olhos dos servidores. Esse é o segredo do sucesso do Inoves."

José Luiz Sena, membro da Banca Examinadora do Prêmio Inoves, em dezembro de 2009.


"O Inoves resgatou uma cultura de distribuição do conhecimento e da troca de informação. Outros municípios podem absorver esses bons exemplos."

Paulo Negreiros, Auditor Fiscal e Coordenador do Programa de Educação Fiscal do Município da Serra, em dezembro de 2009.


"Após cinco anos, o Prêmio Inoves é uma iniciativa consolidada e reconhecida, no estado e no Brasil, como um valioso instrumento de modernização da gestão e valorização do servidor público."

Caio Marini, Professor e Consultor em Gestão Pública (Instituto Publix), em dezembro de 2009.


"Com o Prêmio Inoves descobrimos servidores empreendedores de norte a sul do Estado. Verdadeiros exemplos de comprometimentos com resultados positivos para a sociedade."

Ricardo Oliveira, secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos,(Seger) dezembro de 2008.


"A visibilidade do Prêmio é um dos fatores que motivam os servidores a participar das ações com trabalhos mais inovadores e estimulantes, que buscam o reconhecimento público."

Rita de Cássia Vasconcelos Barreiros, servidora pública (Sefaz), dezembro de 2008.


"O Inoves se tornou muito mais do que um prêmio. Transformou-se em um programa de incentivo à consolidação de uma cultura de inovação e de gestão empreendedora no Estado e está alinhado com os pilares do Plano de Desenvolvimento Espírito Santo 2025."

Manoel Carlos Rocha Lima, Coordenador do Prêmio Inoves (Seger), dezembro de 2008.


"O Inoves tem um importante papel na divulgação dessas ideias inovadoras. Isso faz com que os projetos ganhem durabilidade e credibilidade e aumentem o número de parceiros envolvidos."

Fausto de Freitas Corradi, subsecretário de Estado de Inovação de Gestão (Seger), dezembro de 2008.


"Temos muita gente talentosa. O que falta, às vezes, é um incentivo para tirar o trabalho da gaveta, ou mesmo, da cabeça. Acredito que ainda teremos muitas surpresas com o Inoves."

Luiz Alberto Marçal, Coordenador do Interlegis do Senado Federal na Assembléia Legislativa do Espírito Santo, dezembro de 2008.


"É uma maneira de deixar claro para todos o que é o Inoves e seu valor. O Oscar é reconhecido como a premiação dos melhores. É o reconhecimento da excelência. Assim também é o Inoves."

Paulo Hartung, Governador do Estado do Espírito Santo, dezembro de 2008.


"A cada ano, o número de projetos inscritos aumenta e a qualidade dos trabalhos é sempre mais elevada. Isso demonstra o empenho dos servidores em prestar um serviço de qualidade e em ser reconhecidos por suas ações."

Fabíola Paulsen, diretora da A&P Educação e Desenvolvimento, dezembro de 2008.


"Os equipamentos que usamos foram adquiridos com o Prêmio. Hoje, o São Lucas é destaque médico nacional e internacional com uma ação que teve custos mínimos."

Dr. Reinaldo Salgado, médico, servidor público (Hospital São Lucas), dezembro de 2008.


"Por meio do Inoves, encontramos nossa motivação. Ele é o fio inicial do longo novelo de renovação da prestação de serviços à população. O Prêmio Inoves deveria receber o Prêmio Inoves."

Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, Major da Polícia Militar e diretor do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), dezembro de 2008.


"Participar do Prêmio Inoves e ainda sair vencedor foi uma oportunidade de evidenciar e de reconhecer os servidores como importante alicerce do desenvolvimento da gestão pública."

Jorge Faustino, secretário municipal de desenvolvimento econômico de Santa Tereza e coordenador do “Polo de Uva de Mesa e Vinho”, dezembro de 2008.


"O Inoves é uma ferramenta que possibilita uma reflexão sobre o que fizemos até aqui e o que faremos daqui em diante. Já chegamos muito longe, mas queremos aprimorar ainda mais."

Cristiane Freire Bastos de Freitas, Enfermeira (Hospital da Polícia militar) e coordenadora de Ações Educativas, dezembro de 2008.


"Com o Inoves, é possível perceber que houve um amadurecimento da gestão pública a fim de melhorar o desempenho e a qualidade dos serviços. Essa mudança chegou também aos servidores, que trabalham para fazer o melhor. Como avaliador, sou meticuloso e detalhista. Tenho que ser assim. Essa é minha contribuição pela melhoria do serviço público."

Sergio Rubens Oliveira dos Santos, professor universitário com mestrado em Gestão da Cooperação e Desenvolvimento, dezembro de 2008.


"A cada ano temos a participação de novos projetos e os trabalhos têm sido mostrados com maior cuidado na apresentação e na defesa. Sou uma entusiasta do Inoves. Ele é uma forma de reconhecer o servidor que trabalha em equipe, fazendo a diferença no serviço público. A iniciativa é fantástica."

Teresa Cristina Janes Carneiro, Professora de Colegiado de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), dezembro de 2008.


"Como avaliadora do Inoves, tive a surpresa de ver que, a cada ano, cresce o número de trabalhos apresentados, bem como a qualidade dos projetos. O Prêmio é louvável. Ele motiva o servidor a aprimorar suas práticas e oferece para colocá-los em contato com excelentes práticas de inovação na gestão pública."

Helliene Soares Carvalho, Administradora com especialização em Gestão de Entidades do Terceiro Setor e Ambienta, dezembro de 2008.


"O Inoves é referência de inovação na gestão pública no Estado. Os projetos mostram que há uma vontade de servidor em inovar. Isso é motivador. Entretanto, ainda é preciso aprimorar mais a questão da sistematização dos dados. Mas não há dúvidas: o Inoves promove a disseminação do conhecimento e a troca de informações e experiências."

Wellington Machado Lucena, Administrador e Professor universitário, dezembro de 2008.


"O Prêmio Inoves desperta o interesse pela pesquisa nas redes municipal e estadual. Os projetos apresentados são voluntários e têm mostrado a eficácia dos resultados. Com o crescimento do Inoves, a tendência é a ampliação, também, das possibilidades de desenvolvimento para o Espírito Santo."

Hélio Roberto Hekis, Doutor em Engenharia de Produção e Gestão de Negócios, dezembro de 2008.


"O Inoves é fundamental para mostrar à sociedade que, no setor público, existem servidores criativos, desenvolvendo iniciativas de sucesso."

Ricardo Ferraço, Vice-governador do Estado do Espírito Santo, em dezembro de 2007.


"O Prêmio cumpre seu papel principal de ser uma referência e um incentivo ao servidor criativo, que quer inovar. É um reconhecimento à qualidade do trabalho do servidor."

Ricardo de Oliveira, Secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, em dezembro de 2007.


"O Inoves é o pódium do setor público capixaba."

Ricardo Ferraço, Vice-governador do estado do Espírito Santo, em dezembro de 2007.


"Ficamos todos empolgados, já que o projeto passou pelo crivo de uma banca examinadora extremamente qualificada, com reconhecimento tácito na área de gestão pública e experiência no campo técnico-científico. (...) É sempre muito bom ser premiado pelo Inoves. Primeiro, porque é o reconhecimento de um trabalho realizado em equipe e, segundo, porque esse reconhecimento funciona como catalisador no processo de divulgação e disseminação do conhecimento produzido."

Capitão Nunes, coordenador de projeto “Mapa do Crime”, em dezembro de 2007.


"A premiação dada pelo Inoves é muito importante, pois representa o reconhecimento externo de um projeto que foi desenvolvido com o desejo de inovar, de tornar o trabalho das pessoas da equipe menos burocrática e de agregar mais valor aos processos de contratação. Penso que a premiação confirma o alcance de nosso objetivo."

Maria José Fernandes, coordenadora de projeto “Portal de Compras” (Cesan), em dezembro de 2007.


"É algo extremamente gratificante ser valorizado por aquilo que fazemos, principalmente quando fazemos com amor e dedicação. Isto é muito importante e nos mostra a seriedade do Prêmio Inoves na vida dos funcionários do Estado. O que vemos, na maioria das vezes, é o descontentamento de muitos servidores que só sabem reclamar de tudo. Os que disponibilizam parte do seu tempo com algum tipo de atividade em prol do bom desempenho dos alunos, acabam sendo vistos como 'bobos'. Acredito que isso vai mudar com o Inoves. Surgirão projetos cada vez melhores e mais interessantes para concorrerem, nos próximos anos. E isso, será muito importante para a Educação. Obrigada por fazerem o Prêmio Inoves existir."

Profª Zenaide Nogueira Brito Ribeiro, servidora pública (EEEFM Profª Luiza Bastos Faria, Sedu, em Pedro Canário), em dezembro de 2006.


"Essa iniciativa do Inoves está nos fazendo crescer, a ter novas idéias para compartilhar. As pessoas nos procuram para saber como é o nosso trabalho, tudo isso acontece graças ao Prêmio Inoves, que é uma oportunidade de mostrar que o servidor público tem seu valor. (...) Para mim, essa premiação foi como um Oscar. Nossa meta é crescer e alcançar mais prêmios do Inoves, pois esse já é o nosso segundo. Com a premiação adquirimos mais equipamentos e investimentos em cursos para cinco servidores."

Maria de Fátima Pessoti de Oliveira, servidora pública (Instituto Jones dos Santos Neves), em dezembro de 2006.


"É muito interessante uma premiação como essa do Inoves para o projeto. É uma forma de divulgar o trabalho e alcançar mais pessoas. Também serve de estímulo para quem produz o programa, que é uma forma de ocupar o tempo de uma maneira saudável para quem já entrou na terceira idade. Parabéns ao Inoves pela iniciativa."

Mário Cézar Rodrigues, cidadão aposentado, usuário do projeto “Navegando na Internet na Melhor Idade”, em dezembro de 2006.


"O Prêmio Inoves abriu as portas para várias apresentações do grupo 'Le Couer'. A premiação, criada pelo Governo do Estado, é um importante método de reconhecimento do trabalho dos servidores. Todos do Crefes ficaram orgulhosos e motivados. Para os pacientes, é impossível mensurar a importância do prêmio na vida deles. Eles ficaram felicíssimos."

Ana Lúcia Freitas Cabloco, servidora pública (Crefes), em dezembro de 2006.


"O destaque do Inoves nos fez acreditar ainda mais que é possível apresentar soluções criativas que independem de um alto investimento financeiro. É o reconhecimento de uma ideia simples que nos faz buscar outras ainda melhores. (...) O reconhecimento de uma ideia tão simples nos faz buscar novas aplicações. Agora já estamos em fase de conseguir parcerias e reconhecimento para implementação."

Capitão Leandro Santa Clara de Menezes, servidor público (Polícia Militar), em dezembro de 2006.


"Sinto-me agradecida e privilegiada em fazer parte de momentos tão significativos para o serviço público do Espírito Santo e para as nossas vidas. Parabéns!"

Tânia Maria Barbosa, servidora pública e membro da Banca Examinadora do Prêmio Inoves, em dezembro de 2005.


"O Prêmio Inoves tem ainda o objetivo de mostrar para a sociedade que o serviço público é composto por pessoas competentes, capazes e dedicadas, e que há muita coisa boa sendo produzida dentro do serviço público, mas que nem sempre é divulgada."

Ricardo de Oliveira, Secretário de Estado de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em dezembro de 2005.


"O Inoves é um atestado de qualidade para os trabalhos vencedores, uma vez que eles foram avaliados por profissionais das áreas abordadas."

Maria da Penha Cosseti, analista da informação, servidora pública (Instituto Jones dos Santos Neves), em dezembro de 2005.


"Ficamos orgulhos e nos sentimentos recompensados por todo esforço realizado para o sucesso do projeto. Um prêmio como o Inoves gera motivação e incentivo para a sequência das atividades."

Leonardo Deptulski, vice-prefeito do município de Colatina, em dezembro de 2005.


"O Prêmio Inoves possibilita o incentivo ao desenvolvimento local e regional compreendendo a reunião de esforços entre os entes públicos, visando à modernização e fortalecimento da gestão pública. Participar deste prêmio é estimulante, além de desafiador porque a cada ano os projetos que concorrem ao Inoves aperfeiçoam a qualidade da gestão e da aplicação do gasto público."

Magda Lamborghini, servidora pública (Detran), em dezembro de 2005.


"Somos muito gratos pelo reconhecimento do nosso trabalho que, para implantação gerou polêmicas e animosidades pela já conhecida 'resistência ao novo'. No entanto, conseguimos consolidá-lo de forma definitiva, colocando o Hospital São Lucas com uma Tecnologia de primeiro mundo, sem os custos exigidos para tal dinamização. Estendo a nossa vitória e o nosso mérito a todos os participantes que, até então, eram heróis no anonimato, e cuja única intenção era fazer evoluir a prestação de serviços ao público da forma a mais humana possível a exemplo do que propõem as empresas privadas que nem sempre obtêm êxitos, mesmo que investindo altas somas monetárias. Parabéns pela feliz e oportuna idéia de promover a todos nós o reconhecimento do trabalho anônimo. Com certeza, a manutenção desse evento fará com que novos trabalhos despontem em razão do estímulo da premiação estabelecida que já promove intenções de inovar. À Banca Examinadora, expresso o meu mais sincero respeito, pois souberam proceder a uma classificação digna da honradez proporcionada aos participantes. Tenham a certeza de que a noite do dia 24 de novembro de 2005 jamais será esquecida, pois tornou-se um marco histórico da valorização daqueles que são servidores públicos de verdade, na essência da palavra."

Reinaldo Salgado, médico, servidor público (Hospital São Lucas), em dezembro de 2005.