Histórico

 

O Prêmio Inoves é um programa do Governo do Estado do Espírito Santo que estimula o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público capixaba. 

Por meio de ações de fomento, sensibilização, capacitação, orientação técnica, apoio financeiro, avaliação, reconhecimento e disseminação de práticas inovadoras de gestão, o Inoves contribui para a modernização da Administração Pública e para valorização do servidor.

No contexto do programa, o Prêmio Inoves destaca e premia trabalhos inovadores, desenvolvidos por equipes de profissionais do serviço público, que modernizam a gestão, melhoram a vida do usuário (cidadão e/ou servidor) e transformam a realidade da gestão pública.

O objetivo principal é reconhecer os resultados potenciais e concretos, gerados por iniciativas capazes de produzir serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade e para o próprio servidor, de modo efetivo, criativo e com possibilidades de multiplicação.

Desde 2005, mais de dois mil projetos concorreram ao Prêmio Inoves. Desses, 237 foram reconhecidos e ganharam expressão no estado e no país, servindo de inspiração para outras iniciativas. Esses resultados fizeram o Inoves, coordenado pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos, se tornar uma referência nacional em inovação na gestão pública. A partir da repercussão de suas ações e do impacto dos seus resultados, muitos outros processos de reconhecimento foram criados, inclusive, de abrangência nacional.

Atualmente, o Inoves representa muito mais que um prêmio inovação na gestão. É um programa que se firmou no contexto da política pública de gestão do Governo do Estado do Espírito Santo e se atualiza permanentemente, destacando práticas inovadoras, valorizando pessoas e fortalecendo valores de uma Administração profissional, responsável, e orientada para as reais necessidades da população.

Em sua 14ª edição, o Prêmio Inoves destaca a importância da inovação para superar desafios  e estimular a cultura de inovação na Administração Pública do Estado do Espírito Santo, por meio do reconhecimento e investimento em servidores e projetos que proporcionem benefício perceptível para a sociedade, o servidor público e o Estado. Para isso, o Prêmio busca estimular nos servidores e nas instituições comportamentos inovadores e colaborativos para que criem, testem e implementem novas soluções para os desafios do governo. Além disso, o Inoves visa a aproximar o Estado e a sociedade, convidando os cidadãos a participarem ativamente na avaliação e reconhecimento de projetos e servidores que podem fazer a diferença em sua vida.

E a conquista maior de todo esse trabalho é da sociedade que ganha um Estado cada vez mais moderno e melhor para se viver.