Aberto o Ciclo 2008 do Inoves.

11/06/2008 21h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h16
A partir desta sexta-feira (13), equipes de servidores municipais e estaduais dos três poderes e Ministério Público que desenvolvem projetos inovadores já podem inscrever seus trabalhos para concorrer ao Prêmio Inovação na Gestão Pública (Inoves). O Ciclo 2008 do Inoves foi lançado na tarde desta quinta-feira (12), durante solenidade no Theatro Carlos Gomes, em Vitória. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de agosto, neste site. A solenidade de lançamento do Ciclo 2008 do Inoves contou com a participação do vice-governador Ricardo Ferraço, do secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira, e de autoridades e servidores municipais e estaduais, que conheceram as novidades do prêmio e participaram da palestra do conferencista Carlos Hilsdorf, com o tema “Os Desafios da Inovação”. Em seu pronunciamento, o vice-governador Ricardo Ferraço destacou o papel dos servidores públicos no processo de reconstrução do Estado. “Esse evento é parte importante do esforço coletivo que estamos realizando na construção do novo Espírito Santo. E se conseguimos alcançar resultados temos que reconhecer a contribuição fundamental dos nossos servidores públicos, que não se acomodaram, que procuraram identificar uma maneira de oferecer o melhor serviço público ao contribuinte capixaba”, disse. O coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, apresentou a nova categoria para o Ciclo 2008, com o tema “Participação e Controle Social”, voltada para ações que estimulem a participação da sociedade civil nos processos de planejamento, acompanhamento e verificação das ações de gestão pública. Segundo Manoel, “todas as categorias ganharam novas dimensões, de forma a ampliar a participação de projetos. As oito categorias do Inoves, para o Ciclo 2008, são: Desburocratização, Uso Eficiente dos Recursos Públicos, Valorização do Servidor, Atendimento ao Cidadão, Transações Digitais para a Sociedade, Inclusão Social e a novidade, Participação e Controle Social”, anunciou. O coordenador do prêmio falou, também, sobre o crescimento do Inoves a cada Ciclo. “Dos 42 projetos inscritos em 2005, saltamos para 66, em 2006, e 120, no Ciclo 2007. O mesmo aumento foi verificado com relação à participação dos servidores municipais no prêmio. Em 2005 foram sete projetos inscritos, em 2006 foram 14 e, em 2007, foram 36 trabalhos concorrentes”. Manoel acresecentou que o crescimento não foi apenas em quantidade. Em cada edição, cerca de 80% dos projetos inscritos foram classificados como finalistas, ou seja, obtiveram pontuação acima da média, com base na avaliação da Banca Examinadora. Isso evidencia o elevado nível de qualidade e inovação dos trabalhos concorrentes. O desenvolvimento do Prêmio, em termos quantitativos e qualitativos, permitiram que o Inoves tivesse a sua dimensão ampliada. "Certamente, a principal novidade deste ciclo é que o Inoves se tornou muito mais do que um prêmio. Transformou-se em um programa de incentivo à consolidação de uma cultura de inovação e gestão empreendedora no Estado", explica Manoel Carlos. O secretário Ricardo de Oliveira ressaltou a importância do Inoves para disseminar a cultura da inovação e da criatividade no serviço público capixaba. “Nesses três ciclos descobrimos servidores empreendedores de norte a sul do Estado. Verdadeiros exemplos de comprometimento, com resultados positivos para a sociedade”, disse. A palestra do conferencista Carlos Hilsdorf, considerado um dos mais requisitados e carismáticos conferencistas da atualidade, prendeu a atenção de todos ao falar sobre “Os desafios da inovação”, utilizando números ilusionistas durante sua apresentação. O palestrante é presença constante nos maiores fóruns e congressos de Recursos Humanos, Administração, Psicologia, Marketing e Vendas do Brasil e América Latina. Os participantes prestigiaram, ainda, a apresentação da cantora Alessandra Rangel, que cantou a música-tema do Prêmio Inoves. Inoves Podem concorrer ao Prêmio Inoves as iniciativas inovadoras desenvolvidas por servidores estaduais e municipais, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Espírito Santo. Além do Troféu Inoves, a equipes vencedoras recebem R$ 7.000,00 para utilização no projeto premiado. O objetivo do Inoves é incentivar a modernização da administração pública no Estado, reconhecendo iniciativas que visem à produção de serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade, de modo efetivo, criativo e com possibilidades de multiplicação. Nos três primeiros ciclos do prêmio - 2005, 2006 e 2007 - mais de 200 projetos inovadores concorreram. Desses, mais de 30 projetos foram premiados.