Aplicação do pensamento criativo é tema em formação de docentes da Esesp

29/07/2015 08h52 - Atualizado em 05/11/2018 17h11

Um grupo de docentes da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) recebeu, nesta semana, consultoria para utilizar uma metodologia que incentiva a aplicação da criatividade na resolução de problemas. O momento funciona como uma preparação para que os profissionais possam, a partir de então, desenvolver o curso que vai integrar a segunda etapa de formação do eixo ‘Inovação da gestão’.

Com duração de dois dias, os encontros foram comandados pelo presidente da Organização Não Governamental (ONG) Fundação Brasil Criativo, Fernando Viana. Neles, os participantes são incentivados a trabalhar com ideias divergentes para poder gerar projetos transformadores.

“Eles aprendem a metodologia, que é dividida em seis etapas, e depois a exercitam, gerando possibilidades de projetos que eles irão trabalhar em outras oportunidades. Aqui é uma experiência para eles aprenderem a lidar com o método e levar isso para fora”, explicou Fernando Viana.

De acordo com Liana Figueiredo, docente credenciada da Esesp, esse é o momento de aprender ferramentas para o trabalho que será desenvolvido e trocar experiências. “Estamos aqui como cursistas para, depois, multiplicarmos esse conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento da cultura da criatividade e inovação do Estado”, disse.

Manoel Carlos Rocha Lima, que é coordenador do Programa Inoves e que também atua como docente da Escola, destacou o resultado efetivo dessa preparação pela qual eles estão passando. “É um grande passo, um avanço fundamental para oferecermos aos servidores uma metodologia mais concreta, testada e que vai aprimorar a possibilidade deles inovarem mais na prática”, completou.