Aumenta a expectativa pelos resultados do Ciclo 2012 do Inoves

08/11/2012 13h30 - Atualizado em 05/11/2018 17h13

O Ciclo 2012 do Prêmio Inoves está em sua reta final e as equipes concorrentes estão ansiosas para conferir os resultados. A expectativa é pelo anúncio dos projetos semifinalistas que está prevista para acontecer na próxima semana. Os resultados ainda estão sendo definidos pela Banca Examinadora.

Segundo a coordenação do Inoves, a ansiedade tomou conta das equipes participantes que buscam por informações sobre os resultados. “A coordenação ainda não tem resultados definidos, os trabalhos continuam no processo de avaliação pelos avaliadores”, esclarece o coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima.

A pontuação atribuída a cada projeto baseia-se em seis critérios específicos: relevância social do tema e do objeto; caráter inovador; efetividade dos resultados; possibilidade de multiplicação; desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público, social ou privado; e relação custo-benefício. Cada trabalho inscrito é analisado cuidadosamente pelos avaliadores para a definição das pontuações parciais e totais.

Atualmente, os avaliadores estão na última etapa de avaliação, a de visitas aos projetos habilitados, que acontece até o dia 23 de novembro, e conduz à definição dos projetos finalistas, que serão três por categoria. Vale ressaltar que a etapa de visitas não implica na lista dos projetos semifinalistas. “Estar entre os semifinalistas significa que o projeto possui um significativo potencial inovador, com pontuação acima da média; as visitas servem, principalmente, para confirmar evidências objetivas”, explica o coordenador.

Ciclo 2012

O Ciclo 2012 do Prêmio Inoves irá premiar os trabalhos que apresentarem resultados mais expressivos, alcançados por meio de práticas inovadoras de gestão, caracterizados por pontuação mais elevada em cada uma das categorias do prêmio.

Os projetos concorrem em oito categorias, conforme o tema e a abordagem de cada iniciativa. As categorias do Ciclo 2012 são: Desburocratização; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Valorização do Servidor; Atendimento ao Cidadão; Resultados para a Sociedade; Inclusão Social; Participação e Controle Social; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Além do troféu Inoves e do certificado de reconhecimento e premiação, as equipes vencedoras nas categorias do Prêmio recebem kit de equipamentos de informática composto de desktops, notebooks e tablets no valor de R$ 15 mil.

As iniciativas premiadas também são contempladas com outdoor contendo foto da equipe, situado em local próximo à unidade onde a coordenação do trabalho atua, e matéria sobre o projeto, publicada na Revista Inoves, Ciclo 2012.

Os projetos inscritos também podem ser reconhecidos com menções especiais, que são oferecidas a projetos, pessoas e organizações que se destacam no ciclo. Algumas menções são reservadas exclusivamente para projetos de prefeituras e organizações vinculadas que estão inovando na gestão municipal.

Todos os projetos inscritos recebem, ao final do processo, certificado de participação contendo o resultado da avaliação do trabalho.

Calendário do Ciclo 2012 do Inoves:

Etapa I - Inscrição: 17/05 a 29/07/2012 (encerrada)

Etapa II - Análise de Elegibilidade das Candidaturas: 30/07 a 10/08/2012 (encerrada)

Etapa III - Análise Técnica dos Relatórios de Gestão: 13/08 a 05/10/2012 (encerrada)

Etapa IV - Visita aos Projetos Habilitados: 08/10 a 23/11/2012

Etapa V - Indicação dos Projetos Classificados para Premiação e Reconhecimento: 26 a 30/11/2012

Etapa VI - Premiação e Reconhecimento dos Projetos Vencedores: 06/12/2012