Avaliadores do Inoves visitam projetos concorrentes ao Ciclo 2012

22/10/2012 13h35 - Atualizado em 05/11/2018 17h13

O Ciclo 2012 do Prêmio Inoves chega em sua terceira e última etapa de avaliação, a de visitas técnicas aos projetos concorrentes. Nesta fase, os avaliadores que integram a Banca Examinadora conhecem de perto o desenvolvimento das atividades e podem tirar possíveis dúvidas sobre a efetividade de alguns trabalhos. Aproximadamente 95 visitas irão ocorrer até o final desta etapa que termina no dia 23 de novembro.

As visitas estão sendo agendadas previamente com as equipes habilitadas pela coordenação do Inoves e duram em torno de 40 minutos a uma hora, com a participação de três avaliadores, em média.

“A visita técnica é fundamental para que sejam sanadas dúvidas quanto à interpretação de dados constantes em alguns relatórios, bem como para a melhor compreensão de práticas descritas que exijam comprovação in loco ou que demandem a verificação de evidências objetivas.

Isto quer dizer que nem todos os projetos que estão sendo visitados serão necessariamente reconhecidos e vice-versa”, explica o coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima.

A coordenação do Inoves recomenda que as equipes se preparem para receber os avaliadores e chama a atenção para alguns aspectos que contribuem para que as visitas sejam bem-sucedidas:

- contar com a presença do coordenador do projeto é muito importante, mas, caso não seja possível, a coordenação do trabalho deve preparar a equipe para oferecer informações esclarecedoras;

- reunir documentos que comprovem as evidências do relatório de gestão;

- apresentar dados atualizados sobre a iniciativa;

- reunir elementos comprobatórios das inovações descritas no relatório;

- selecionar informações e evidências que a equipe considere importantes para mostrar aos avaliadores.

“Verificar funcionamento de alguns projetos é fundamental para concluirmos o processo de avaliação com segurança. A visita comprova ou não as descrições contidas nos relatórios de gestão enviados pelas equipes e são nessas oportunidades que podemos conhecer, de fato, os benefícios trazidos pelas iniciativas”, observa um dos avaliadores.

Após as visitas, o processo de avaliação culmina com a decisão quanto à pontuação final de cada projeto, levando-se em consideração as três etapas de análise: a avaliação individual, as avaliações por consenso e as visitas técnicas. Feito isso, são indicados os classificados e, em seguida, os finalistas e os vencedores, que serão reconhecidos durante solenidade de premiação, no dia 06 de dezembro. 

Os 45 avaliadores que compõem a Banca Examinadora do Prêmio Inoves são profissionais – voluntários – que atuam no serviço público, da iniciativa privada e do meio acadêmico, com reconhecida atuação ou pesquisa em gestão, políticas públicas e sociais e, também, pesquisadores e especialistas na área de tecnologia da informação e comunicação e governo eletrônico. Os avaliadores são selecionados, credenciados e gerenciados pela coordenação do Prêmio Inoves. 

 

Ciclo 2012

O Ciclo 2012 do Prêmio Inoves irá premiar os trabalhos que apresentarem resultados mais expressivos, alcançados por meio de práticas inovadoras de gestão, caracterizados por pontuação mais elevada em cada uma das categorias do prêmio.

Os projetos concorrem em oito categorias, conforme o tema e a abordagem de cada iniciativa.

As categorias do Ciclo 2012 são: Desburocratização; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Valorização do Servidor; Atendimento ao Cidadão; Resultados para a Sociedade; Inclusão Social; Participação e Controle Social; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Além do troféu Inoves e do certificado de reconhecimento e premiação, as equipes vencedoras nas categorias do Prêmio recebem kit de equipamentos de informática composto de desktops, notebooks e tablets no valor de R$ 15 mil.

As iniciativas premiadas também são contempladas com outdoor contendo foto da equipe, situado em local próximo à unidade onde a coordenação do trabalho atua, e matéria sobre o projeto, publicada na Revista Inoves, Ciclo 2012.

Os projetos inscritos também podem ser reconhecidos com menções especiais, que são oferecidas a projetos, pessoas e organizações que se destacam no ciclo. Algumas menções são reservadas exclusivamente para projetos de prefeituras e organizações vinculadas que estão inovando na gestão municipal.

Todos os projetos inscritos recebem, ao final do processo, certificado de participação contendo o resultado da avaliação do trabalho.

 

Calendário do Ciclo 2012 do Inoves:

Etapa I - Inscrição: 17/05 a 29/07/2012 (encerrada)

Etapa II - Análise de Elegibilidade das Candidaturas: 30/07 a 10/08/2012 (encerrada)

Etapa III - Análise Técnica dos Relatórios de Gestão: 13/08 a 05/10/2012 (encerrada)

Etapa IV - Visita aos Projetos Habilitados: 08/10 a 23/11/2012

Etapa V - Indicação dos Projetos Classificados para Premiação e Reconhecimento: 26 a 30/11/2012

Etapa VI - Premiação e Reconhecimento dos Projetos Vencedores: 06/12/2012