Avaliadores do Inoves visitam projetos concorrentes ao Ciclo 2006
Desde segunda feira, 23 de outubro, foi dado início ao processo de visitação técnica aos projetos habilitados que concorrem ao Ciclo 2006 do Prêmio Inovação na Gestão pública do Espírito Santo (Inoves). São considerados habilitados para visitas os projetos que apresentem dúvidas quanto à interpretação de dados constantes de seu relatório que sejam substanciais para avaliação e/ou aqueles cujas práticas exijam comprovação in loco ou demandem verificação de evidências objetivas.
AVALIAÇÃO
Primeiramente, os examinadores fizeram análise individual dos relatórios de gestão. São observados como critérios de avaliação: a relevância social do tema e do objeto; o caráter inovador; a efetividade dos resultados; a possibilidade de multiplicação; o desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público, social ou privado; e a relação custo-benefício do projeto. O passo seguinte é a análise de consenso, envolvendo as equipes de avaliação, com base nos mesmos critérios. A fase de consenso teve início no dia 16 de outubro e terá como resultado principal a indicação dos projetos finalistas.
"No decorrer dessa etapa, as equipes decidem quais trabalhos deverão ser visitados com o objetivo de eliminar possíveis dúvidas, bem como coletar evidências objetivas referentes às práticas de gestão relatadas que demandem verificação em campo", explicou o coordenador executivo do Prêmio, Manoel Carlos Rocha Lima, que também gerencia o processo de avaliação.
Para Manoel Lima, a etapa de visitas consiste em um processo essencial para que os avaliadores possam realizar a análise de consenso de alguns relatórios de modo mais seguro, o que resultará numa pontuação mais adequada e precisa dos projetos por parte da banca examinadora. A banca examinadora, responsável pela análise dos relatórios de gestão, se subdivide em equipes de avaliação, e é composta por profissionais, especialistas e pesquisadores – voluntários – do serviço público, da sociedade civil e do meio acadêmico, com conhecimento e prática em gestão e tecnologia da informação.
MOTIVAÇÃO
Além de oferecer maior segurança e credibilidade ao processo de avaliação dos projetos, a etapa de visitas mobiliza a organização onde o projeto está situado, gerando maior motivação entre os servidores. Conforme relata o coordenador de um projeto habilitado, "desde que recebemos a comunicação de que o nosso projeto seria visitado por componentes da banca do Inoves, todos na empresa não falam em outra coisa. Estão ansiosos pela visita e pelos resultados. Mas, o mais importante é que a organização está toda mobilizada, integrada e com a auto-estima elevada".
Para um componente de outro projeto, visitado por avaliadores do Inoves, "agora, as pessoas na organização já falam em formar equipes para desenvolvimento de novos projetos. Vejo este fato como sendo o propósito do INOVES alcançado, de estimular e disseminar práticas inovadoras na gestão pública".
De acordo com Manoel Lima, coordenador do prêmio, o fato de receber a visita dos avaliadores ainda não representa nenhum resultado em termos de classificação. "Nem todos os projetos visitados serão reconhecidos, obviamente, e vice-versa. É perfeitamente possível que um projeto candidato apresente um relatório de gestão tão minucioso, com descrições e dados tão esclarecedores que não traduza, necessariamente, a exigência de visitação".
Mesmo assim, Manoel destaca que o resultado das visitas tem evidenciado que os servidores que atuam nos projetos sentem-se prestigiados com a presença dos avaliadores, estimulando a continuidade dos trabalhos, elevando o moral dos servidores e produzindo motivação. "Acho que estamos no caminho certo, pois, afinal, são esses os objetivos principais que caracterizam a concepção do Inoves: além de fomentar a participação dos servidores no processo de modernização da gestão pública, criar uma cultura empreendedora que estimule a criatividade, valorizando o servidor como profissional e ser humano. Se houvesse tempo hábil e condições, visitaríamos todos os projetos candidatos", explica Manoel.
PRÓXIMAS ETAPAS
De acordo com o calendário do Ciclo 2006, a etapa de visitas técnicas prossegue até 10 de novembro. A partir do dia 13, as equipes de avaliação começam a indicar os projetos classificados para reconhecimento e premiação. No dia 17, a relação de projetos finalistas será divulgada neste site. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 30 de novembro, às 20 horas, no Teatro Carlos Gomes, com a presença do Governador Paulo Hartung, ocasião em que os projetos vencedores do Ciclo 2006 serão revelados.