Avaliadores visitam projetos habilitados e coletam evidências.

09/11/2006 22h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h42

De acordo com o calendário previsto para o ciclo 2006, termina hoje (10) a etapa de visitação técnica aos projetos habilitados que concorrem nos oito temas das duas categorias do Prêmio Inovação na Gestão pública do Espírito Santo (Inoves).

Desde o dia 23/10, mais de vinte projetos receberam visitas de componentes da Banca Examinadora do Inoves. A visitação ocorre em função do fato de que alguns projetos deixam dúvidas quanto à interpretação de dados constantes de seu relatório de gestão que acabam sendo substanciais para avaliação. “Em alguns casos, os avaliadores identificam que determinadas práticas descritas exigem comprovação no local ou demandam verificação de evidências objetivas. Por isso, nem todos os projetos concorrentes são visitados”, explica o coordenador executivo do Prêmio, Manoel Carlos Rocha Lima, que também gerencia o processo de avaliação.

INCREMENTO

Neste ciclo, o número de projetos visitados também aumentou em relação ao ano passado. De acordo com Manoel Carlos, a quantidade de visitas elevou-se principalmente porque o número de candidaturas foi bem superior, relacionando-se ao ciclo 2005.

Além disso, o coordenador do Inoves observa que a complexidade dos projetos inscritos também é maior, no contexto geral, o que exige que a banca examinadora seja ainda mais criteriosa no momento de estabelecer as pontuações para cada um dos critérios de avaliação. No ciclo 2006, sessenta e seis projetos candidataram-se ao Prêmio Inoves, contrastando com o total de quarenta e dois concorrentes no ciclo anterior, o que caracteriza um aumento de cinqüenta por cento. 

Dos sessenta e seis inscritos, seis trabalhos foram eliminados na fase de análise de elegibilidade. Ainda estão no páreo sessenta projetos, entre os quais serão definidos os candidatos finalistas a partir da pontuação de consenso estabelecida para cada trabalho pela banca examinadora.

PONTUAÇÃO

A pontuação atribuída a cada projeto baseia-se em seis critérios específicos: relevância social do tema e do objeto; caráter inovador; efetividade dos resultados; possibilidade de multiplicação; desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público, social ou privado; e relação custo-benefício. Cada projeto é analisado cuidadosamente pelos avaliadores para a definição das pontuações totais, que variam de zero a cem. Segundo o coordenador do prêmio, “os examinadores tomam como base as descrições do relatório de gestão e ainda, em informações complementares, como visitas a sites da internet, consultas a legislações específicas e bibliografias. Quando necessário, recorrem a visitas técnicas para a coleta de evidências objetivas e dados adicionais”.

No ciclo 2006, os projetos considerados finalistas serão aqueles que alcançarem pontuação total igual ou maior a setenta pontos, com base na avaliação da banca. O projeto mais bem pontuado, entre os concorrentes de cada tema, é considerado o vencedor temático e é reconhecido ao receber o troféu Inoves, mais um produto ou serviço de valor equivalente a quatro mil reais. Serão oito projetos reconhecidos, sendo quatro em cada categoria do Prêmio (Modernização da Gestão Pública e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação).

Entre os reconhecidos em cada categoria, ainda é premiado o trabalho que mais se destacar alcançando pontuação mais elevada entre os reconhecidos. Os dois projetos vencedores, um em cada categoria, receberão o troféu especial Inoves, que ganhou o apelido carinhoso do Governador Paulo Hartung de “Oscar do Serviço Público”. Serão conferidas também menções especiais aos trabalhos que mais se destacarem em cada categoria pelo desenvolvimento de parcerias com outras entidades, sejam elas do setor público, social ou privado.

PROCESSO

“O processo de avaliação ainda não se concluiu”, esclarece Manoel Carlos. Ele informa que parte da banca já terminou suas análises de consenso e algumas pontuações já estão definidas, o que evidencia alguns projetos finalistas. A conclusão do processo ocorrerá quando as pontuações estiverem estabelecidas a partir da finalização das análises individuais e de consenso. Para Manoel, “a etapa de visitas contribui para o fechamento das pontuações com maior segurança. O que ocorre, em alguns casos, é a necessidade de revisão de pontuações, para mais ou para menos, ao final da etapa de visitas. Isto faz com que o quadro de finalistas, aos poucos, seja delineado”.

Na próxima semana, todas as pontuações já deverão estar definidas para que ocorra até o dia 17/11 a indicação dos projetos classificados para reconhecimento e premiação. Para isso, ocorrerão as últimas reuniões de consenso e ainda poderão ser realizadas algumas visitas complementares. No dia 17, a lista de projetos finalistas do ciclo 2006 será divulgada neste site.

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

A solenidade de reconhecimento e premiação dos projetos vencedores será realizada no dia 30 de novembro, às 20 horas, no Teatro Carlos Gomes, com a presença do Governador Paulo Hartung e do Secretário de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira.

O convite já está disponível no site do Inoves e da Seger (www.seger.es.gov.br). Na cerimônia de premiação, os projetos vencedores do Ciclo 2006 serão revelados e todos os projetos participantes serão homenageados. Confira o convite e a lista de projetos concorrentes clicando no banner animado, neste site.