Banca Examinadora do Inoves cumpre mais uma etapa de avaliação dos projetos concorrentes ao Ciclo 2014

10/10/2014 07h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h12

Os avaliadores componentes da Banca Examinadora do Prêmio Inoves cumpriram, nessa quinta-feira (09), mais uma etapa do calendário do Ciclo 2014: a Análise Técnica dos Relatórios de Gestão.

Eles estiveram reunidos em salas separadas para a chamada Análise de Segundo Consenso, em que o objetivo é se aprofundar nas avaliações das categorias que apresentam maior diversidade de temas, que são: Atendimento ao Cidadão, Uso Eficiente dos Recursos Públicos, Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, Resultados para a Sociedade e Práticas Transformadoras.

“O Inoves tem a preocupação de se aprofundar nessa fase complementar do processo de avaliação, explorando ao máximo o conhecimento, a experiência e o senso crítico do grupo de especialistas que compõe a banca examinadora”, explicou o coordenador Manoel Carlos Rocha Lima.

Debates calorosos fazem parte do processo de consenso. Em um dos grupos, composto por 13 integrantes da banca, estavam em pauta 12 projetos concorrentes e os avaliadores pontuavam detalhes minuciosos de cada tema.

Com a conclusão dessa segunda análise de consenso, inicia-se a etapa de visitas técnicas aos projetos dessas categorias mais disputadas. As visitas aos trabalhos das demais categorias começaram no último dia 06.

As visitas técnicas aos trabalhos habilitados são agendadas previamente. É nesta fase que os avaliadores conhecem de perto o desenvolvimento das atividades e podem tirar possíveis dúvidas sobre a efetividade do trabalho.

 

Avaliação

O processo de avaliação constitui-se da análise individual dos relatórios de gestão dos projetos e da análise de consenso entre as equipes de avaliação, que será realizada a partir das pontuações individuais do relatório de gestão.

Após essas etapas, se inicia a fase de visita aos projetos habilitados, que se aplica aos trabalhos que apresentem dúvidas quanto à interpretação de dados constantes de seu relatório que sejam substanciais para avaliação e/ou aqueles cujas práticas exijam comprovação in loco ou demandem verificação de evidências objetivas.

Essa etapa se encerrará em novembro, quando ocorrerá a divulgação dos semifinalistas. Como critérios de avaliação, são observados a relevância social do tema e do objetivo, o caráter inovador, a efetividade dos resultados, a possibilidade de multiplicação, o desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público ou privado e a relação custo-benefício.

Os projetos estão concorrendo em uma das oito categorias do prêmio, conforme o tema e a abordagem dos trabalhos.

As categorias são: Atendimento ao Cidadão; Valorização do Servidor; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação; Resultados para a Sociedade; Práticas Transformadoras; Inclusão Social; Participação e Controle Social.

 

Etapas

O trabalho dos avaliadores começou esse mês e se encerrará em novembro, com a divulgação dos semifinalistas.

As fases do processo de avaliação são:

Etapa I – Inscrição: 14/05 a 20/07/2014 (encerrada)

Etapa II – Análise de Elegibilidade das Candidaturas: 21/07 a 01/08/2014 (encerrada)

Etapa III – Análise Técnica dos Relatórios de Gestão: 04/08 a 03/10/2014 (encerrada)

Etapa IV – Visita aos Projetos Habilitados: 06/10 a 21/11/2014

Etapa V – Indicação dos Projetos Classificados para Premiação e Reconhecimento: 24/11 a 28/11/2014

Etapa VI – Premiação e Reconhecimento dos Projetos Vencedores: 04/12/2014

 

Ciclo 2014

Foram inscritos para a edição comemorativa dos 10 anos do Prêmio Inoves 260 projetos.

Na fase atual, 249 trabalhos estão na disputa.

No Ciclo 2014, o Inoves irá premiar os oito trabalhos que apresentarem resultados mais expressivos, alcançados por meio de práticas inovadoras de gestão, caracterizados por pontuação mais elevada em cada uma das categorias do prêmio.

Além do troféu Inoves, as equipes responsáveis pelos projetos vencedores nas categorias recebem certificado de reconhecimento e premiação e kit de equipamentos de informática no valor máximo de R$ 20 mil.