Banca examinadora do Inoves se reúne para mais uma fase de avaliação do Ciclo 2014

29/09/2014 09h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h12

Após a avaliação individual dos 249 projetos que concorrem ao Ciclo 2014 do Prêmio Inoves, os 43 especialistas da Banca Examinadora estiveram reunidos nesta sexta-feira (26) para mais uma etapa do processo que é a Avaliação por Consenso dos trabalhos. O encontro foi realizado no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória.

Divididos em oito categorias e 19 equipes, os profissionais afinam as avaliações individuais dos projetos, conforme explica o coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima. “É uma etapa de refinamento das avaliações individuais para que o grupo defina um consenso sobre as notas. Cada avaliador observa um projeto por um prisma e, nesse encontro, os avaliadores trocam opiniões sobre as análises, contribuindo para a pontuação dos trabalhos”.

A banca examinadora do Inoves é formada por profissionais do serviço público, da iniciativa privada e do meio acadêmico, com reconhecida atuação ou pesquisa em gestão, políticas públicas e sociais. Todos eles são selecionados, credenciados e gerenciados pela coordenação do Prêmio Inoves.

 

Avaliação

O processo de avaliação constitui-se da análise individual dos relatórios de gestão dos projetos e da análise de consenso entre as equipes de avaliação, que será realizada a partir das pontuações individuais do relatório de gestão.

Após essas etapas, se inicia a terceira fase, que é de visita aos projetos habilitados, que se aplica aos trabalhos que apresentem dúvidas quanto à interpretação de dados constantes de seu relatório que sejam substanciais para avaliação e/ou aqueles cujas práticas exijam comprovação in loco ou demandem verificação de evidências objetivas.

Essa etapa se encerrará em novembro, quando ocorrerá a divulgação dos semifinalistas. Como critérios de avaliação, são observados a relevância social do tema e do objetivo, o caráter inovador, a efetividade dos resultados, a possibilidade de multiplicação, o desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público ou privado e a relação custo-benefício.

Os projetos estão concorrendo em uma das oito categorias do prêmio, conforme o tema e a abordagem dos trabalhos.

As categorias são: Atendimento ao Cidadão; Valorização do Servidor; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação; Resultados para a Sociedade; Práticas Transformadoras; Inclusão Social; Participação e Controle Social.

 

Etapas

O trabalho dos avaliadores começou esse mês e se encerrará em novembro, com a divulgação dos semifinalistas.

As fases do processo de avaliação são:

Etapa I – Inscrição: 14/05 a 20/07/2014 (encerrada)

Etapa II – Análise de Elegibilidade das Candidaturas: 21/07 a 01/08/2014 (encerrada)

Etapa III – Análise Técnica dos Relatórios de Gestão: 04/08 a 03/10/2014

Etapa IV – Visita aos Projetos Habilitados: 06/10 a 21/11/2014

Etapa V – Indicação dos Projetos Classificados para Premiação e Reconhecimento: 24/11 a 28/11/2014

Etapa VI – Premiação e Reconhecimento dos Projetos Vencedores: 04/12/2014

 

Ciclo 2014

Foram inscritos para a edição comemorativa dos 10 anos do Prêmio Inoves 260 projetos.

Na fase atual, 249 trabalhos estão na disputa.

No Ciclo 2014, o Inoves irá premiar os oito trabalhos que apresentarem resultados mais expressivos, alcançados por meio de práticas inovadoras de gestão, caracterizados por pontuação mais elevada em cada uma das categorias do prêmio.

Além do troféu Inoves, as equipes responsáveis pelos projetos vencedores nas categorias recebem certificado de reconhecimento e premiação e kit de equipamentos de informática no valor máximo de R$ 20 mil.