Banca examinadora está na última fase de avaliação dos projetos concorrentes ao Ciclo 2009

18/10/2009 22h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h15

Teve início na semana passada a terceira e última etapa de avaliação dos 186 projetos que continuam na disputa ao Ciclo 2009 do Prêmio Inoves. Nesta fase, os projetos são visitados pelos integrantes da Banca Examinadora, que conhecem de perto o desenvolvimento das atividades e podem tirar possíveis dúvidas sobre a efetividade do trabalho.

A etapa de visitas acontece até o dia 13 de novembro. “Muitas vezes não conseguimos identificar os resultados e a efetividade do trabalho inscrito apenas com os relatórios. Com as visitas a gente vê de perto as melhorias e os avanços relatados, contribuindo muito para o fechamento da pontuação”, explica uma das avaliadoras da banca.

O coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, enfatiza que a visita não significa a classificação do projeto. “É importante deixar isso claro, porque muitas equipes pensam que por não terem sido visitadas, não serão finalistas. A relação não é assim. A visita é apenas mais uma etapa da avaliação, importante para eliminar dúvidas ou contatar evidências. Tem casos que nem precisam ser visitados”, explica.

Depois de encerrada a avaliação, o processo culmina com a finalização da pontuação de cada projeto, levando-se em consideração as três etapas de análises: a avaliação individual, a avaliação por consenso e a fase de visitas. Feito isso, são indicados os classificados e, em seguida, os finalistas e os vencedores, que serão reconhecidos durante solenidade de premiação, no dia 03 de dezembro. O vencedor em cada uma das dez categorias do prêmio recebe, além do troféu Inoves, a quantia de R$ 7 mil para ser aplicada no desenvolvimento e melhoria do projeto. 

Os 42 avaliadores quem compõem a Banca Examinadora do Prêmio Inoves são profissionais – voluntários – do serviço público, da iniciativa privada e do meio acadêmico, com reconhecida atuação ou pesquisa em gestão, políticas públicas e sociais e, também, pesquisadores e especialistas na área de tecnologia da informação e comunicação e governo eletrônico. Os avaliadores são selecionados, credenciados e gerenciados pela coordenação do Prêmio Inoves.