Bandes doa prêmio de R$ 4 mil do Inoves para projeto social.

30/07/2007 21h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h17

O processo de contratação eletrônica com certificação digital do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap), projeto do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), será reconhecido nesta quarta-feira (01) pelo troféu conquistado no Ciclo 2006 do Prêmio Inovação na Gestão Pública (Inoves). O prêmio de R$ 4 mil destinado à iniciativa inovadora será doado pela equipe à Escola Oral e Auditiva de Vitória.

O trabalho do Bandes foi o primeiro projeto desenvolvido pelos integrantes do Núcleo de Apoio ao Fundap (Nucaf). Vencedor na categoria Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, a iniciativa inovadora fez do Bandes a primeira instituição financeira capixaba a realizar operações totalmente eletrônicas. O projeto de contratação eletrônica com certificação digital permitiu mais confiabilidade e rapidez ao processo de financiamento do Fundap. O procedimento antigo reunia tarefas manuais, repetitivas e com pouca confiabilidade das informações recebidas. Hoje, todo o processo é informatizado e os papéis e a necessidade de digitação dos dados foram eliminados.

Segundo o coordenador do Nucaf e responsável pelo projeto, José Fernando Freitas, o novo sistema trouxe mais agilidade e segurança às atividades do Núcleo, reduzindo consideravelmente o tempo, o trabalho e o custo das operações. “Antes perdíamos um dia inteiro de trabalho apenas com a assinatura das aproximadamente 1.500 páginas de contratos”, explica. O valor do prêmio foi doado ao projeto que ensina Ciências aos alunos com deficiência auditiva da Escola Oral e Auditiva de Vitória. A iniciativa é liderada pela professora de biologia da rede estadual e municipal de ensino, Luciane Rosário Sampaio Frizzera, que recebeu a Menção Especial do Prêmio Inoves por Atitudes Empreendedoras.

Luciane e sua equipe irão receber R$ 4 mil em materiais escolares e artesanais. Eles serão aplicados no projeto que trata de estratégias diversificadas de estudo dos meios capazes de promover o aprendizado das ciências da natureza em alunos com deficiência auditiva. O investimento nesses materiais visa a manter integralmente as mães junto aos seus filhos, enquanto se dedicam aos trabalhos artesanais e culinários, que serão vendidos posteriormente em feiras livres. O reconhecimento da equipe do Bandes acontecerá nesta quarta-feira (01), às 14h30, com a presença do secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira, e o coordenador executivo do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima.

Depois, a equipe da Seger e a equipe premiada do Bandes seguem para a Escola Oral e Auditiva, onde farão a entrega dos produtos adquiridos com a doação do prêmio. Ciclo 2007 O processo de reconhecimento continua. O Ciclo 2007 do Prêmio Inoves, lançado em junho, está com as inscrições abertas até o dia 31 de agosto. Podem participar as iniciativas desenvolvidas por equipes no contexto do serviço público dos poderes Executivo (Estadual e Municipal), Legislativo e Judiciário do Espírito Santo.

Os trabalhos candidatos devem ter, pelo menos, seis meses de implementação e apresentar resultados verificáveis. A ficha de inscrição e as informações necessárias para a candidatura estão disponíveis no site www.inoves.es.gov.br. Além do troféu Inoves, o prêmio recebido pelas equipes vencedoras, antes no valor de R$ 4 mil, passa a ser de R$ 7 mil, para ser aplicado no projeto premiado.

O objetivo do Inoves é estimular a modernização da administração pública no Estado, reconhecendo formalmente os resultados alcançados por projetos que caracterizem a implementação de práticas inovadoras de gestão no setor público. Nos dois primeiros ciclos, 2005 e 2006, mais de 100 projetos inovadores concorreram nas categorias e temas do prêmio.