Ciclo 2008 registra crescimento da participação de projetos municipais inovadores.

12/11/2008 22h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h16
O aumento da participação municipal no Prêmio Inovação na Gestão Pública (Inoves) ganha destaque a cada edição. Dos 181 projetos que concorrem ao Ciclo 2008, 60 trabalhos são desenvolvidos por servidores de 19 municípios capixabas. Um aumento de 66% em relação a 2007, quando concorreram 36 projetos. “Em 2005, primeiro ano do Inoves, foram sete trabalhos municipais inscritos. Esse aumento que registramos a cada Ciclo mostra como temos trabalhos inovadores sendo realizados no serviço público, tanto estadual como municipal. E o Inoves está jogando luz nestas equipes inovadoras”, disse o coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima. Os municípios que inscreveram projetos no Ciclo 2008 são: Vitória, Vila Velha, Serra, Viana, Guarapari, Colatina, Santa Teresa, Cachoeiro de Itapemirim, Rio Bananal, Afonso Claudio, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Anchieta, Nova Venécia, Pinheiros, Muqui, Pedro Canário, São Mateus e Marataízes. Em 2007, entre os 36 trabalhos municipais inscritos, o “Hortão Municipal Romildo Carletto”, da Prefeitura de Montanha, foi um dos oito projetos vencedores da edição. Além da premiação, os municípios também concorrem à Menção Especial Destaque Participação Municipal, direcionada para a municipalidade que inscreve o maior número de projetos na edição 2008. Processo de Avaliação Na próxima semana, serão divulgados os semifinalistas do Ciclo 2008. A Banca Examinadora continua com o trabalho de avaliação para indicação de projetos ao reconhecimento, desenvolvendo uma agenda de visitas que termina de dia 24. A atapa de visitas ocorre em função do fato de que alguns relatórios de gestão deixam dúvidas quanto à interpretação de seus dados que acabam sendo substanciais para avaliação. São considerados habilitados para visitas os projetos que apresentem dúvidas quanto à interpretação de dados constantes de seu relatório que sejam substanciais para avaliação e/ou aqueles cujas práticas exijam comprovação “in loco” ou demandem verificação de evidências objetivas. Os finalistas e os grandes vencedores deste ano serão conhecidos no dia 04 de dezembro, quando acontece a cerimônia de premiação, no Centro de Convenções de Vitória. Inoves Podem concorrer ao Prêmio Inoves as iniciativas inovadoras desenvolvidas por servidores estaduais e municipais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Espírito Santo. Além do Troféu Inoves, a equipes vencedoras recebem R$ 7.000,00 para utilização no projeto premiado. O objetivo do Inoves é incentivar a modernização da administração pública no Estado, reconhecendo iniciativas que visem à produção de serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade, de modo efetivo, criativo e com possibilidades de multiplicação. Nos três primeiros ciclos do prêmio – 2005, 2006 e 2007 – mais de 200 projetos inovadores concorreram. Desses, mais de 30 projetos foram premiados.