Ciclo 2012 do Inoves dá destaque à inovação na gestão municipal

12/07/2012 08h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h13

No Ciclo 2012 do Prêmio Inoves os projetos inovadores desenvolvidos por equipes de servidores municipais terão mais oportunidades de serem reconhecidos.

Nesta edição, além da possibilidade de serem premiados nas categorias do Inoves, os projetos municipais participantes também poderão ser homenageados com a menção especial Destaque Inovação na Gestão Municipal.

A menção especial, específica para projetos municipais desenvolvidos por prefeituras e organizações vinculadas, será concedida aos trabalhos que apresentarem resultados expressivos, alcançados por meio de práticas inovadoras de gestão, caracterizados por pontuação mais elevada entre os trabalhos concorrentes do Ciclo 2012, em sua região.

Para o destaque Inovação na Gestão Municipal, serão concedidas cinco menções especiais, sendo reconhecido um projeto inovador por região, de acordo com a seguinte divisão política:

Região Metropolitana – Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Região Centro-Oeste – Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Boa Esperança, Colatina, Governador Lindenberg, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Marilândia, Nova Venécia, Pancas, Rio Bananal, São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte, Sooretama e Vila Valério. Região Norte – Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Mantenópolis, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

Região Serrana – Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, São Roque do Canaã, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante.

Região Sul – Alfredo Chaves, Anchieta, Alegre, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Iconha, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Presidente Kennedy, Piúma, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

Além da menção Destaque Inovação na Gestão Municipal, serão também concedidas as menções Destaque Parceria, Atitudes Empreendedoras e outras menções temáticas, às quais, os projetos municipais também concorrem.

Há, ainda, o Destaque Participação Municipal, que será concedido à prefeitura ou unidade organizacional municipal que inscrever mais projetos inovadores no Ciclo 2012. “Estas são outras oportunidades de reconhecimento criadas para estimular a inovação na gestão dos municípios”, explica o coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima.

“A concessão de menções especiais independe da classificação. Qualquer um dos projetos poderá receber destaque, o que amplia as possibilidades de reconhecimento das equipes e dos trabalhos na Cerimônia de Premiação”, observa o coordenador.

Inscrições

As inscrições para o Ciclo 2012 do Prêmio Inoves estão abertas até o dia 22 de julho. As equipes de servidores estaduais e municipais do Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público podem acessar o site www.inoves.es.gov.br e inscrever projetos com iniciativas inovadoras, que estão melhorando a gestão pública e gerando resultados para a sociedade.

As equipes vencedoras receberão um kit de equipamentos de informática composto de desktops, notebooks e tablets no valor de R$ 15 mil. O Ciclo 2012 é a oitava edição do Prêmio Inoves, que já se tornou uma referência nacional.

Desde 2005, primeiro ano de premiação, mais de mil projetos foram inscritos. Desses, mais de 100 foram premiados e ganharam expressão no Estado e no País, servindo de exemplo para outras iniciativas. O regulamento está disponível no site da premiação www.inoves.es.gov.br, basta acessar e inscrever o projeto até o dia 22 de julho.

Depois do período de inscrição, os projetos que seguem na disputa passam por um período de avaliação até a indicação dos trabalhos semifinalistas e finalistas, e o grande vencedor é reconhecido durante a cerimônia de premiação do Inoves.

No total, são oito equipes vencedoras, sendo uma em cada categoria do prêmio. Cada uma delas receberá o troféu Inoves, e um kit de equipamentos de informática composto de desktops, notebooks e tablets no valor de R$ 15 mil.