Começa a análise de consenso dos relatórios de gestão dos projetos candidatos ao Ciclo 2006.
Começou na tarde desta segunda-feira (16) mais uma etapa de avaliação dos projetos concorrentes ao Prêmio Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo (Inoves). Os 27 avaliadores que compõem a banca examinadora foram divididos em nove equipes e deram início à avaliação por consenso.
Segundo uma avaliadora da categoria “Valorização do Servidor”, o Ciclo 2006 do Inoves é um momento de amadurecimento tanto por parte dos avaliadores quanto dos projetos inscritos. “Neste ano, devido à experiência que adquirimos no Ciclo 2005, estamos mais criteriosos e amadurecidos na avaliação dos projetos. Incorporamos a idéia de cada projeto com o olhar do cidadão”. A avaliadora disse, ainda, que é feita uma média de consenso entre eles, buscando reconhecer os benefícios que cada projeto trará à sociedade. Cada avaliador atribui ao projeto uma nota de acordo com critérios estabelecidos pelas normas do Prêmio.
Em seguida, as notas são comparadas entre eles para se chegar a um consenso e, com isso, resultando na nota final de cada projeto. Todos os avaliadores possuem reconhecida atuação ou pesquisa em gestão, políticas públicas e sociais; são pesquisadores ou especialistas na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, Governo Eletrônico e Gestão. Avaliação O processo de avaliação dos projetos é constituído pelas análises individual e de consenso. “Os avaliadores já finalizaram a análise individual dos trabalhos e começaram hoje a análise de consenso, da qual resultará a pontuação dos trabalhos concorrentes. Essa pontuação irá definir os projetos finalistas”, explicou o coordenador executivo do Prêmio, Manoel Carlos Rocha Lima.
Os projetos finalistas serão divulgados em novembro, quando ocorre a cerimônia de premiação, no dia 30, às 19 horas, no Teatro Carlos Gomes.
Ciclo 2006
Foram inscritos 66 projetos no ciclo 2006 do Inoves, o que representa um aumento superior a 50% em relação a 2005, que recebeu 42 inscrições. Além disso, de acordo com o coordenador do Prêmio, participam neste ano projetos de servidores dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público.
“Em 2005, apenas equipes do Poder Executivo se inscreveram”, contou. Para o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira, “os números demonstram que o Inoves está conseguindo mobilizar todos os poderes. Isso é um importante avanço para o Prêmio”, disse o secretário.
O Inoves tem como objetivo principal estimular a modernização da administração pública, reconhecendo formalmente os resultados alcançados por projetos desenvolvidos por equipes de trabalho, no contexto do serviço público estadual e municipal, que caracterizem práticas inovadoras de gestão. Entende-se por prática inovadora de gestão toda iniciativa ou ação organizacional direcionada à produção de serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade, de modo efetivo, criativo e com possibilidades de multiplicação.
O Inoves é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, coordenado pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), que cuida do processo de avaliação e reconhecimento dos projetos candidatos.