Começa a avaliação dos 215 projetos que concorrem ao Ciclo 2011 do Prêmio Inoves.

06/09/2011 06h40 - Atualizado em 05/11/2018 17h14

Os 44 profissionais que compõem a Banca Examinadora do Prêmio Inoves deram início, nesta segunda-feira (05), ao processo de avaliação dos 215 projetos que concorrem ao Ciclo 2011. A primeira reunião do grupo foi realizada no Hotel Pasárgada, em Vila Velha, iniciando a etapa de análise individual dos trabalhos.

A análise individual dos Relatórios de Gestão dos Projetos ocorrerá até o dia 30 de setembro. Neste primeiro encontro da banca foi feita a apresentação da metodologia de análise e avaliação das iniciativas, formadas as equipes de trabalho, designados os coordenadores e distribuídos os relatórios de gestão para análise individual e os materiais de apoio à avaliação.

O subsecretário de Inovação na Gestão, José Eduardo Pereira, deu boas-vindas aos avaliadores e agradeceu a contribuição dos profissionais. “O Inoves é um programa forte e que tem continuidade. A dedicação e boa vontade de vocês contribuem não só para o Estado, mas para toda a sociedade”, disse. O coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, explicou todo o processo de avaliação e apresentou alguns dos resultados da premiação. Conforme ele mostrou, sem contar o Ciclo 2011, já são mais de 820 projetos concorrentes desde a primeira edição, em 2005. Destes, 84 foram premiados. “Além disso, foram investidas 7.720 horas de trabalho voluntário no processo de avaliação”, contou. Manoel apresentou, ainda, as novidades e o tema da campanha do Ciclo 2011, que mostra a diversidade que representa o prêmio, que está presente em todas as áreas do Governo. “O Inoves está em todos os lugares, mas reconhece uma coisa só: a inovação na gestão”, explicou. Uma das novidades é a nova Menção Especial “Destaque Inovação na Gestão Municipal”. Serão concedidos cinco troféus especiais de destaque aos projetos municipais mais bem pontuados em cada região: Metropolitana; Centro-Norte; Norte; Serrana e Sul. Avaliação A avaliação individual, iniciada nesta segunda (05), segue até o dia 30 de setembro, quando será realizada a segunda etapa, que é a Análise de Consenso entre as equipes de avaliação a partir das pontuações individuais do relatório de gestão. Após isso, se inicia a terceira etapa, que é de Visita aos Projetos, que ocorrerá de acordo com o número de projetos habilitados.

A Banca Examinadora, que inicia a avaliação do Ciclo 2011, é formada por 44 especialistas voluntários, sendo três novatos. Segundo o coordenador do Inoves, “neste ciclo, os projetos estão com uma diversidade maior e foi preciso incrementar a banca com novos avaliadores, com especializações diferentes, para que seja feita uma avaliação ainda mais minuciosa”. Os projetos estão concorrendo em uma das oito categorias do prêmio, conforme o tema e a abordagem dos trabalhos.

As categorias são: Desburocratização; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Valorização do Servidor; Atendimento ao Cidadão; Resultados para a Sociedade; Inclusão Social; Participação e Controle Social; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. No total, serão oito equipes vencedoras, sendo uma em cada categoria do prêmio. Cada uma delas receberá o troféu Inoves, além da quantia de R$ 15 mil para aplicar na melhoria e desenvolvimento do projeto. A cerimônia de premiação será realizada no dia 1º de dezembro, quando serão revelados os projetos finalistas em cada categoria e os grandes vencedores. Calendário de avaliação: - Avaliação Individual 05/09 a 30/09 - Análise de Consenso 30/09 - Visita aos Projetos Habilitados 03/10 a 18/11/2011 - Indicação dos Projetos Classificados para reconhecimento e Premiação 21/11 a 25/11/2011 - Etapa VI – Reconhecimento e Premiação dos Projetos Indicados 01/12/2011