Começa a avaliação técnica dos projetos que concorrem ao Ciclo 2010.
Os 41 profissionais que compõem a Banca Examinadora do Prêmio Inoves iniciaram na tarde desta quinta-feira (02) o processo de avaliação dos 179 projetos que concorrem ao Ciclo 2010 do Inoves. A primeira reunião, que marcou o início da etapa de análise individual dos trabalhos, aconteceu no Hotel Ilha do Boi, em Vitória.
O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Heraclito Amancio Pereira Junior, deu boas-vindas aos profissionais e agradeceu o trabalho de cada um. “Fico feliz em ver o entusiasmo de todos vocês com início de mais um trabalho voluntário para o Inoves”, disse.
Na análise individual dos projetos serão observados como critérios: a relevância social do tema e do objeto; o caráter inovador; a efetividade dos resultados; a possibilidade de multiplicação; o desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público, social ou privado, e a relação custo-benefício do projeto.
O coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, repassou a metodologia de análise dos projetos, falou sobre o crescimento do prêmio e fez a distribuição dos projetos entre os avaliadores, que foram divididos em equipes de trabalho, de acordo com a categoria dos projetos.
A análise individual ocorrerá desta quinta (09) até o dia 28 de setembro. No dia 28 será iniciada a segunda etapa de avaliação, que é a Análise de Consenso entre as equipes de avaliação. Após isso, se inicia a terceira etapa, que é de Visita aos Projetos, que ocorrerá de acordo com o número de projetos habilitados. Uma das avaliadoras, que é consultora e professora, diz ser fã do Inoves.
“Eu já estava ansiosa pra começar o trabalho. É sempre uma alegria e fico sempre empolgada. Hoje já sou uma divulgadora do Inoves e falo dele em todas as oportunidades que tenho”, disse. A Banca Examinadora é formada por 41 especialistas voluntários.
Segundo o coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, “são profissionais que, com sua valiosa participação, contribui para a consolidação de uma cultura empreendedora de gestão pública no Espírito Santo e para a produção de melhores resultados para a sociedade”.
Inoves
O Ciclo 2010 já é sexta edição do prêmio que reconhece a inovação na gestão pública do Estado. Com o tema "Mostre que você conhece a fórmula da inovação", a campanha deste ciclo estimula as equipes a reunir os elementos que favoreçam o desenvolvimento de práticas inovadoras e a busca de resultados capazes de melhorar a vida do cidadão.
Depois da análise de elegibilidade dos 211 trabalhos inscritos, realizada pela Coordenação do Prêmio, 179 seguem para a etapa de avaliação com a banca. Os projetos estão concorrendo em uma das oito categorias do prêmio, conforme o tema e a abordagem dos trabalhos. As categorias são: Desburocratização; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Valorização do Servidor; Atendimento ao Cidadão; Resultados para a Sociedade; Inclusão Social; Participação e Controle Social; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Em 2010, uma das novidades é o valor da premiação destinada às equipes de servidores vencedores que passou para a quantia de R$ 10 mil, para a aplicação no desenvolvimento do projeto. A cerimônia de premiação acontece no dia 25 de novembro, quando serão revelados os projetos finalistas em cada categoria e os grandes vencedores.
Calendário do Ciclo 2010 do Inoves:
- Etapa I – Inscrição (Encerrada) De 08/04 a 25/07/2010
- Etapa II – Análise dos Relatórios de Gestão dos Projetos Candidatos De 26/07 a 01/10/2010
- Etapa III – Visita aos Projetos Habilitados De 04/10 a 12/11/2010
- Etapa IV – Indicação dos Projetos Classificados para reconhecimento e Premiação De 16/11 a 19/11/2010
- Etapa V – Reconhecimento e Premiação dos Projetos Indicados 25/11/2010