Começa o Ciclo 2014 do Prêmio Inoves

14/05/2014 15h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h12

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (14) a abertura do Ciclo 2014 do Prêmio Inoves. A 10ª edição do programa tem como tema a frase “Seja um Astro da Inovação”, que destaca a importância do papel do servidor no processo de inovação na gestão pública.  

Podem participar do Prêmio Inoves os projetos desenvolvidos por equipes de trabalho no contexto do serviço público estadual e municipal, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas e do Ministério Público do Espírito Santo. As equipes vencedoras serão contempladas com o Troféu Inoves e um kit de equipamentos de informática no valor de R$ 20 mil. As inscrições podem ser feitas, exclusivamente, por meio do site www.inoves.es.gov.br, até o dia 20 de julho.

“Acreditamos na inovação como mecanismo de transformação para a administração pública, para que possamos sempre nos aperfeiçoar e atender melhor e mais rapidamente aos anseios da população. E, por isso, acreditamos no Inoves e reconhecemos este programa como um verdadeiro incentivo à criação deste novo modelo de gestão, mais eficiente, moderno e dinâmico”, afirmou o governador.

A solenidade de abertura do Ciclo 2014 foi realizada no Palácio Anchieta, no Salão São Tiago, e contou com a participação do secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Pablo Rodnitzky; dos subsecretários de Inovação, Charles Dias de Almeida, de Recursos Humanos, Sandra Bellon, de Administração, Leila Casagrande; e do coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima.

De acordo com o secretário Pablo, cada projeto reconhecido pelo Inoves é a demonstração de que a população está sendo bem assistida. “O Inoves está completando 10 anos e isso evidencia o sucesso desta iniciativa. Cada projeto vencedor do Inoves mostra que os servidores estão dispostos a se esforçarem para oferecer serviço de qualidade para à população capixaba”, declarou.

“O Inoves é uma iniciativa de referência nacional e reconhecida internacionalmente por incentivar a cultura empreendedora, demonstrando que a busca do Governo do Estado é sempre atender bem as necessidades do cidadão”, completou o secretário Pablo.

O sargento da Polícia Militar Alberto Pereira da Silva, que recebeu a Menção Especial Atitudes Empreendedoras no Prêmio Inoves 2013 com o Projeto Equobrasil - Centro de Equoterapia do RPMont, relatou o sentimento de participar da premiação. “O Projeto de Equobrasil funciona desde 1996 e trabalha para atender toda população capixaba. Participar do Inoves proporcionou um reconhecimento maior do nosso trabalho. Recebemos, inclusive, ligações internacionais de pessoas querendo mais informações sobre o trabalho e isso é muito gratificante. O que vale é o esforço. Já ganhamos três menções de destaque do Inoves. Ainda não conseguimos ganhar o prêmio principal, mas não falta motivação para concorrer novamente”, declarou.

“A equoterapia é um trabalho feito com animais e traz evolução para as pessoas que a praticam. Estou há dois anos praticando, por meio do projeto, e isso só me trouxe benefícios”, destacou Josimar Vieira de Amaral, um dos beneficiados do projeto Equobrasil- Centro de Equoterapia do RPMont.

O coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima apresentou as características do Ciclo 2014 e destacou as novidades deste ano. “A edição comemorativa dos dez anos do Inoves traz mudanças na estrutura de categorias que orientam as ações de inovação na gestão. Agora, os temas estão organizados em dois grandes blocos. O primeiro é voltado à modernização do contexto interno do serviço público, com foco no cidadão. No outro bloco, a composição temática enfatiza a inovação orientada para o ambiente externo, visando à produção de resultados concretos, inclusivos e transformadores para a sociedade”.

 

Revista Inoves

Durante a solenidade de abertura do Ciclo 2014 do Prêmio Inoves também ocorreu o lançamento da 9ª edição da Revista Inoves. A publicação traz detalhes de todos os trabalhos vencedores do Ciclo 2013, entrevistas com servidores premiados, gestores e especialistas, além de conteúdos importantes sobre inovação na gestão pública. 

A Revista Inoves é o principal veículo de divulgação dos projetos certificados, reconhecidos e premiados pelo Inoves, criando possibilidades de projeção desses trabalhos no cenário nacional e oportunidades de multiplicação das práticas de gestão desenvolvidas pelos servidores públicos capixabas para outros contextos do Estado e do País. O periódico, que possui tiragem inicial de 3 mil exemplares, tem circulação nacional e em alguns países. A versão eletrônica da revista já está disponível no site oficial do Inoves (www.inoves.es.gov.br).

 

Prêmio Inoves

Criado em 2005, o Inoves tem como principal objetivo estimular uma cultura empreendedora de gestão no contexto do serviço público capixaba. O programa consolidou-se como referência nacional em inovação na gestão pública. Desde o seu primeiro ciclo de reconhecimento, mais 1,5 mil projetos participaram. Desses, mais de 160 foram premiados e projetados no cenário nacional. Os trabalhos são avaliados por uma banca examinadora composta por especialistas nos temas da estrutura de categorias do Inoves. Os componentes da banca são profissionais independentes, com expressão acadêmica e de mercado, e já dedicaram mais de 12 mil horas de trabalho técnico voluntário ao Governo do Estado por meio do Inoves.

No Ciclo 2014, além de concorrerem às diversas modalidades de menção especial de destaque, os projetos participantes disputarão o Prêmio Inoves nas oito categorias temáticas:

  • Atendimento ao Cidadão
  • Uso Eficiente dos Recursos Públicos
  • Valorização do Servidor
  • Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação
  • Resultados para a Sociedade
  • Práticas Transformadoras
  • Inclusão Social
  • Participação e Controle Social