Começa trabalho de avaliação técnica dos projetos que seguem na disputa ao Prêmio Inoves 2009

13/09/2009 21h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h15

Os profissionais que integram a Banca Examinadora do Prêmio Inovação na Gestão Pública (Inoves) se reuniram, na tarde desta sexta-feira (11), no Novotel, em Vitória, para dar início ao trabalho de avaliação dos 186 projetos concorrentes no ciclo 2009 do prêmio. A banca é composta por 41 avaliadores, entre representantes do serviço público, da iniciativa privada e do meio acadêmico.

O subsecretário de Estado de Inovação na Gestão, Fausto de Freitas Corradi, deu boas-vindas aos avaliadores e aproveitou para agradecer o trabalho de todos. “O Inoves é um prêmio de excelência do Governo do Estado que cresce a cada ano e o trabalho e dedicação de vocês é fundamental para o nosso sucesso”, disse.

O coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, repassou a metodologia de análise dos projetos, falou sobre o crescimento do prêmio e fez a distribuição dos projetos entre os avaliadores, que foram divididos em equipes de trabalho, de acordo com a categoria dos projetos. A comissão inicia a avaliação com a análise individual dos projetos.

Nela serão observados como critérios: a relevância social do tema e do objeto; o caráter inovador; a efetividade dos resultados; a possibilidade de multiplicação; o desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público, social ou privado, e a relação custo-benefício do projeto. Encerrada a análise individual, o próximo passo será a análise técnica por consenso, com a participação efetiva de toda a banca, subdidvidida em equipes de avaliação.

Após a conclusão desta etapa, os avaliadores vão a campo conhecer de perto o desenvolvimento dos projetos habilitados para visita. O processo culmina com a indicação dos trabalhos classificados e, em seguida, dos finalistas e vencedores que serão reconhecidos e premiados durante cerimônia que acontece no dia 03 de dezembro.

A Banca Examinadora é formada por profissionais – voluntários – do serviço público, da iniciativa privada e do meio acadêmico, com reconhecida atuação ou pesquisa em gestão, políticas públicas e sociais e, também, pesquisadores e especialistas na área de tecnologia da informação e comunicação e governo eletrônico.

Os avaliadores são selecionados, credenciados e gerenciados pela coordenação do Prêmio Inoves. Conforme estabelece o regulamento do prêmio, para concorrer ao Inoves, o projeto deve ter pelo menos seis meses de implementação no contexto do serviço público; apresentar resultados decorrentes de práticas inovadoras de gestão que sejam verificáveis por meio de evidências; ser desenvolvido por equipes compostas de, no mínimo, dois servidores públicos; e não ter sido premiado no ciclo anterior.

 

Inoves

Podem concorrer ao Prêmio Inoves as iniciativas inovadoras desenvolvidas por servidores estaduais e municipais, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Espírito Santo. Além do Troféu Inoves, a equipes vencedoras recebem R$ 7.000,00 para utilização no projeto premiado. O objetivo do Inoves é incentivar a modernização da administração pública no Estado, reconhecendo iniciativas que visem à produção de serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade, de modo efetivo, criativo e com possibilidades de multiplicação.

 

Calendário do Ciclo 2009 do Inoves:

- Etapa I – Inscrição De 08/04 a 10/07/2009 (prorrogado até 24/07)

- Etapa II – Análise dos Relatórios de Gestão dos Projetos Candidatos De 11/09 a 01/10/2009

- Etapa III – Visita aos Projetos Habilitados De 05/10 a 13/11/2009

- Etapa IV – Indicação dos Projetos Classificados para reconhecimento e Premiação De 16/11 a 27/11/2009

- Etapa V – Reconhecimento e Premiação dos Projetos Indicados 03/12/2009