Começam as inscrições para a 9ª edição do Prêmio Inoves

20/05/2013 14h30 - Atualizado em 05/11/2018 17h13

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou na manhã desta segunda-feira (20) da abertura do Ciclo 2013 do Prêmio Inoves. A 9ª edição do projeto tem como tema a frase “Inovar é preciso. Sempre”, que destaca a importância da inovação como alternativa aos desafios econômicos que o Espírito Santo vem enfrentando.

Podem concorrer ao Inoves projetos desenvolvidos por servidores dos poderes Executivo Estadual e Municipal, Legislativo, Judiciário e Ministério Público. As equipes vencedoras serão contempladas com o Troféu Inoves e um kit multimídia no valor de R$ 15 mil, composto por notebook, tablet e desktop.

As inscrições podem ser feitas, exclusivamente, por meio do site www.inoves.es.gov.br, até o dia 21 de julho. Para o governador, o Inoves representa uma alternativa criativa para superar os desafios que o Estado enfrenta. “Investimos na reestruturação de carreiras, trabalhamos a valorização do servidor, e com responsabilidade. E nos cabe seguir estimulando, acreditando na inovação e no aperfeiçoamento da gestão pública, os focos de atuação do Inoves. Inovação motiva, reduz custos e melhora os resultados. Assim, podemos atender melhor as pessoas”, argumenta Casagrande.

A cerimônia de abertura do Ciclo 2013 foi realizada no Salão São Tiago, do Palácio Anchieta, e contou com a participação do secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) Aminthas Loureiro Júnior, dos subsecretários de Inovação Charles Dias de Almeida, de Recursos Humanos Sandra Bellon, e de Administração Leila Casagrande, e do coordenador do projeto Manoel Carlos Rocha Lima. O servidor do Incaper Fábio Lopes Dalbon, vencedor do Ciclo 2011 com o projeto "Plantando Sonhos e Modificando a Realidade dos Agricultores", implantado em Iconha, enalteceu o Inoves. "O dia em que venci o Inoves foi o dia mais feliz da minha vida.

O mais importante não é o prêmio ou o dinheiro, mas o reconhecimento que é dado aos servidores", enfatizou. Segundo o secretário Aminthas, o Inoves oferece oportunidade de reconhecimento ao servidor público capixaba. “É uma forma de dar vazão à criatividade, ampliando a possibilidade de participação do servidor na avaliação, formulação e implementação dos processos de trabalho nos quais ele está inserido”, destacou o secretário. “É importante lembrar também que o Inoves faz parte de uma nova visão e de uma nova política de gestão de pessoas, na qual a valorização se dá também em oportunidades de formar um servidor mais completo na sua busca pela qualidade e eficiência do serviço público, gerando resultados melhores para a sociedade capixaba”, completou Aminthas.

O tema da 9ª edição do Inoves, pontua o coordenador Manoel Carlos, tem como objetivo reforçar a ideia de que o prêmio é um referencial na gestão pública. “Quem procura soluções, precisa inovar e utilizar os recursos com eficiência para produzir resultados melhores”, argumenta. “Queremos estimular os servidores públicos a inovarem cada vez mais em seus trabalhos e apresentarem seus resultados sob a forma de projetos para o Inoves”, conclui. Revista Inoves A cerimônia de abertura do Inoves servirá também para o lançamento da revista referente ao Ciclo 2012 do prêmio.

A publicação traz detalhes de todos os 22 trabalhos vencedores, entrevistas com servidores premiados, gestores e especialistas, bem como análises da importância da inovação na gestão pública. “A revista do Inoves circula em todo o país, divulgando as práticas inovadoras bem sucedidas do Espírito Santo, criando a possibilidade de benchmarking com outras organizações, que inclusive já visitaram o nosso Estado para conhecer alguns dos trabalhos premiados”, revela o coordenador do Inoves. Prêmio Criado em 2005, o Inoves tem como principal objetivo estimular uma cultura empreendedora no serviço público capixaba. O Prêmio consolidou-se como referência nacional para projetos para estímulo e reconhecimento da inovação na gestão pública.

Desde 2005, foram 1.283 projetos inscritos, 137 premiados e 12 mil horas de avaliação. Os projetos concorrentes devem ter, pelo menos, seis meses de implantação, ser desenvolvidos por equipes compostas de, no mínimo, dois servidores e apresentar resultados verificáveis, capazes de contribuir para a melhoria da administração pública no Estado. Inscrições As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de julho, por meio do site www.inoves.es.gov.br. Categorias Os projetos podem concorrer em uma das oito categorias do prêmio: - Desburocratização - Uso eficiente dos Recursos Públicos - Valorização do Servidor - Atendimento ao Cidadão - Resultados para a Sociedade - Inclusão Social - Participação de Controle Social - Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação