Confira dicas importantes para acertar na inscrição de projetos ao Ciclo 2015

09/07/2015 13h49 - Atualizado em 05/11/2018 17h12

Com o prazo de inscrição para o Ciclo 2015 do Prêmio Inoves próximo de encerrar, 19 de julho, as equipes que desenvolvem iniciativas inovadoras precisam se apressar. Entretanto, a elaboração do Relatório de Gestão dos Projetos requer atenção, pois um documento bem feito pode influenciar na classificação do trabalho. Pensando nisso, a coordenação do Inoves separou orientações importantes que auxiliarão essa tarefa.

Para inscrever o trabalho, a equipe responsável pela iniciativa terá de elaborar o Relatório de Gestão do Projeto com base no roteiro orientador. Feito isso, o servidor deve preencher o formulário de inscrição eletrônico, anexar o arquivo referente ao relatório e enviar por meio do site www.inoves.es.gov.br, no menu Inscrição.

O gerente de Inovação na Gestão e coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, ressalta pontos importantes a serem observados pelos grupos. “Os trabalhos podem ser inscritos em oito categorias, mas é importante que a escolha seja feita de forma adequada ao tema e à abordagem do trabalho. Além disso, devem evidenciar a questão da sustentabilidade e do uso adequado e responsável dos recursos naturais no contexto da iniciativa, pois serão considerados no processo de avaliação para fins de classificação do trabalho, mas não terão caráter eliminatório”.

As categorias do Prêmio Inoves são: Atendimento ao Cidadão; Práticas Transformadoras; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Valorização do Servidor; Resultados para a Sociedade; Inclusão Social; Participação e Controle Social; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Confira mais dicas da coordenação do Inoves abaixo. Caso a equipe precise de orientação técnica, basta entrar em contato pelos telefones: (27) 3636-5276 / 3636-5277.

 

Dicas Inoves

- Identifique a categoria mais adequada para inscrever o seu projeto. Procure relacionar o tema da categoria com a inovação produzida pelo trabalho;

- Elabore o Relatório de Gestão do Projeto com atenção, contemplando todos os itens do roteiro orientador. O relatório representa o primeiro contato que a banca examinadora tem com o seu trabalho, portanto, deve ser produzido de modo a caracterizar bem o seu projeto inovador, com informações consistentes e relevantes;

Para a elaboração do Relatório de Gestão:

- Utilize linguagem, clara, objetiva e elucidativa. Apresente dados quantitativos e análises qualitativas, sempre que possível. Fotos, ilustrações e gráficos podem ser incluídos desde que realmente contribuam para a compreensão dos relatos;

- Descreva as práticas, evidenciando sua inovação, e demonstre os resultados por meio de indicadores; - Caracterize bem o “antes” e o “depois” da intervenção. Mostre o que mudou a partir da implementação do projeto;

- Organize os relatos observando com atenção o conceito da categoria escolhida. Lembre-se que o trabalho concorre em um tema e precisa demonstrar que atende às suas especificações;

- Nas descrições, atente para os critérios de avaliação. Procure demonstrar, com clareza, como o projeto dá conta das exigências de cada critério.

- A preocupação do projeto com a questão da sustentabilidade deverá ser descrita no Relatório de Gestão do Projeto e demonstrada por meio de evidências objetivas, caso o projeto seja habilitado para visita.

- A qualidade da atenção ao eixo transversal Sustentabilidade, bem como das alternativas de solução para a utilização dos recursos naturais será considerada no processo de avaliação para fins de classificação do trabalho, mas não terá caráter eliminatório.