Cresce a ansiedade pela divulgação dos semifinalistas do Ciclo 2014 do Prêmio Inoves

06/11/2014 15h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h12

Está chegando a hora de conhecer os semifinalistas do Ciclo 2014 do Prêmio Inoves. A ansiedade já está tomando conta das equipes concorrentes que não veem a hora de conferir os resultados. O anúncio dos projetos semifinalistas está previsto para ser feito na próxima sexta-feira (14).

De acordo com o coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, os resultados ainda estão sendo definidos pela Banca Examinadora. “O processo de avaliação dos projetos, por parte da Banca Examinadora, ainda está em curso. A classificação dos trabalhos para a próxima etapa será fechada nesta primeira quinzena de novembro”.

A pontuação atribuída a cada projeto baseia-se em seis critérios específicos: relevância social do tema e do objetivo; caráter inovador; efetividade dos resultados; possibilidade de multiplicação; desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público, social ou privado; e relação custo-benefício. Cada trabalho concorrente é analisado minuciosamente para a definição das pontuações parciais e totais.

Os avaliadores têm até o dia 21 de novembro para finalizar as visitas aos projetos habilitados. O coordenador explica que a etapa de visitas complementa o processo de avaliação mas não implica na lista dos projetos semifinalistas. “Estar entre os semifinalistas significa que o projeto possui um significativo potencial inovador, com pontuação igual ou superior à média; as visitas servem, principalmente, para confirmar evidências objetivas”.

Na próxima etapa, serão definidos os finalistas, que são três por categoria. Os trabalhos finalistas e premiados nas categorias, bem como os reconhecidos com menções especiais de destaque, serão conhecidos na Cerimônia de Premiação, marcada para o dia 4 de dezembro.

Ciclo 2014

O Ciclo 2014, edição comemorativa dos 10 anos do Prêmio Inoves, irá premiar os trabalhos que apresentarem resultados mais expressivos, alcançados por meio de práticas inovadoras de gestão, caracterizados por pontuação mais elevada em cada uma das categorias do prêmio.

Os projetos concorrem em oito categorias, conforme o tema e a abordagem de cada iniciativa. As categorias do Ciclo 2014 são: Atendimento ao Cidadão; Valorização do Servidor; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação; Resultados para a Sociedade; Práticas Transformadoras; Inclusão Social; Participação e Controle Social.

Além do troféu Inoves e do certificado de reconhecimento e premiação, as equipes vencedoras nas categorias do Prêmio recebem kit de equipamentos de informática no valor de R$ 20 mil.

As iniciativas premiadas também são contempladas com outdoor contendo foto da equipe, situado em local próximo à unidade onde a coordenação do trabalho atua, e matéria sobre o projeto, publicada na Revista Inoves, Ciclo 2014.

Os projetos inscritos também podem ser reconhecidos com menções especiais, que são oferecidas a projetos, pessoas e organizações que se destacam no ciclo. Algumas menções são reservadas exclusivamente para projetos de prefeituras e organizações vinculadas que estão inovando na gestão municipal.

Todos os projetos inscritos recebem, ao final do processo, certificado de participação contendo o resultado da avaliação do trabalho.

Próximas etapas do Ciclo 2014:

Etapa IV – Visita aos Projetos Habilitados: 06/10 a 21/11/2014

Etapa V – Indicação dos Projetos Classificados para Premiação e Reconhecimento: 24/11 a 28/11/2014

Etapa VI – Premiação e Reconhecimento dos Projetos Vencedores: 04/12/2014