Cresce participação municipal no Ciclo 2007 do Inoves.

20/11/2007 22h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h17

A participação municipal no Ciclo 2007 do Prêmio Inovação na Gestão Pública (Inoves) ganha destaque com o aumento de 414% comparado aos ciclos anteriores. Dos 120 projetos inscritos, 36 são desenvolvidos pelas prefeituras capixabas. A cerimônia de premiação será realizada no dia 29 de novembro.

No Ciclo 2005 do Prêmio Inoves, houve a participação municipal com sete projetos, em 2006 o número de inscrições foi de 14 e neste ano, as prefeituras estão com 36 trabalhos disputando o prêmio. Entre os municípios participantes no Ciclo 2007, Cachoeiro de Itapemirim se destaca com 11 projetos inscritos, depois aparece Vitória com cinco e Serra e Colatina concorrendo com quatro trabalhos cada um.

Segundo levantamento feito pela Coordenação do Prêmio, os 120 projetos inscritos para 2007 representam um aumento de 82% em relação aos 66 que participaram em 2006, e mais de 185% com relação ao primeiro Ciclo, em 2005, quando concorreram 42 trabalhos. “Esse número mostra como temos trabalhos inovadores sendo realizados no serviço público”, avalia o coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima. Ele salienta o aumento na quantidade de projetos inscritos por equipes do Poder Executivo Municipal. “Cresceu significantemente a participação dos municípios”, disse.

As categorias que receberam o maior número de inscrições foram “Resultados para a Sociedade”, para aqueles projetos que disponibilizam serviços diferenciados que causem impactos significativos para a melhoria da qualidade de vida da sociedade; e “Inclusão Social”, que são ações voltadas para a promoção das inclusões social e digital da população.

Ciclo 2007

O Ciclo 2007 do Prêmio Inoves está na reta final. Após as análises individuais e em grupo, chegou a hora dos avaliadores conhecerem ‘in loco’ o desenvolvimento de alguns projetos que concorrem ao Prêmio. Esta é a terceira e última etapa da avaliação. As visitas, já iniciadas pelos avaliadores, culminarão na indicação dos trabalhos classificados, que serão reconhecidos e premiados durante a cerimônia que acontecerá no dia 29 de novembro. Além do troféu Inoves, o prêmio recebido pelas equipes vencedoras, antes no valor de R$ 4 mil, passa para R$ 7 mil, que deve ser aplicado no projeto premiado. A premiação será no dia 29 de novembro.

Inovação

O Inoves tem como objetivo principal estimular a modernização da administração pública, reconhecendo formalmente os resultados alcançados por projetos desenvolvidos por equipes de trabalho, no contexto do serviço público estadual e municipal, que caracterizem práticas inovadoras de gestão. Entende-se por prática inovadora de gestão toda iniciativa ou ação organizacional direcionada à produção de serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade, de modo efetivo, criativo e com possibilidades de multiplicação.

O Prêmio foi lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em junho de 2005. São parceiros do Inoves: o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae), a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales).