Encontro estimula aplicação da criatividade na gestão pública

21/09/2015 12h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h11

Cerca de 100 servidores estiveram presentes na palestra ‘Solução Criativa de Problemas: o caminho assertivo para a inovação’, realizada na tarde desta sexta-feira (18), no auditório da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). O encontro, comandado pelo presidente da Organização Não Governamental (ONG) Fundação Brasil Criativo, Fernando Viana, teve o objetivo de estimular novas ideias entre os participantes. 

O momento contou com a participação da diretora presidente da Esesp, Dângela Volkers, da diretora técnica, Sylvana Torres, e de docentes da Escola de Governo. Durante a abertura do evento, Dângela agradeceu a participação de todos os envolvidos e destacou que o tema tratado vai de acordo com o cenário atual.

Ao longo da tarde, os servidores foram convidados a utilizarem a criatividade por meio de atividades coletivas, desenvolvendo ideias em equipe. Por meio da interação, foram trabalhados conceitos importantes dentro da temática, alinhando às possibilidades práticas de utilização. Para isso, imagens e vídeos também foram usados. 

“É importante que façamos o caminho inverso ao que normalmente fazemos para conseguirmos enxergar um mundo de possibilidades. Isso permite que nós iniciemos uma outra leitura e comecemos a enxergar as coisas de uma nova forma”, destacou o palestrante Fernando Viana. Ao final, um debate com esclarecimento de dúvidas foi promovido.

A atividade faz parte da capacitação para a inovação desenvolvida pela Esesp, que está relacionada ao programa Inoves e é dividida nas seguintes ações: “Inovação na Gestão Pública”, “Inovar para Crescer” e “Espaço de Compartilhamento”. De acordo com a Diretoria da Escola, a palestra integra esta última ação.

O coordenador do Programa Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, destacou o trabalho desenvolvido pelo Governo Estadual ao pensar a criatividade como mais um meio de se chegar aos resultados desejados. “A ideia é trazer uma inquietação, mas também refletir sobre ela e pensar nas maneiras de aplicar esses ensinamentos. Este é um instrumento para buscar melhorias na gestão pública por meio da inovação”, declarou.