Equipe Inoves realiza mais três entregas da premiação

29/04/2016 14h06 - Atualizado em 05/11/2018 17h11

Mais três equipes vencedoras do Prêmio Inoves - Ciclo 2015 receberam da coordenação do programa o kit com equipamentos de informática, contendo tablets. Elas são formadas por servidores da EEEFM Hermann Berger, vinculada à Secretaria de Estado da Educação (Sedu), e da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria de Jetibá.

A equipe da escola é responsável pelo projeto Mata Viva do Belém, vencedor na categoria Resultados para a Sociedade. O trabalho é focado na preservação e recuperação dos fragmentos de Mata Atlântica, berço onde habita o macaco muriqui, que está ameaçado de extinção. Para isso, desenvolve ações como o incentivo do reflorestamento das áreas devastadas no entorno da comunidade.

Durante a entrega, a coordenadora do projeto, Lucinelda Dettman, destacou a motivação e o reconhecimento ao receberem o prêmio: “Vencer o Inoves foi muito gratificante. Após a premiação, o projeto ganhou visibilidade. A equipe se sentiu importante, honrada e com mais energia para continuar fazendo diferente”.

Valorização

Duas equipes da prefeitura municipal de Santa Maria de Jetibá também foram contempladas com a premiação Inoves. Uma delas é a do projeto Concurso Criative-se na Cozinha, vencedor na categoria Valorização do Servidor. O trabalho reconhece, divulga e premia as receitas desenvolvidas pelas merendeiras escolares, que são baseadas em hábitos alimentares saudáveis e contribuem para o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar.

“Ao reconhecer o projeto, o Inoves deu destaque não só ao nosso trabalho, como também ao das merendeiras. Elas se enxergaram de outra forma e perceberam que estão fazendo a diferença. O projeto teve grandes proporções, pois pessoas da área, tanto do Estado como de fora, nos procuraram para trocar experiências”, relata a coordenadora Dayana de Souza.

Inclusão

Já o projeto Centro de Referência em Educação Inclusiva, vencedor na Categoria Inclusão Social, garante a inserção de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no ambiente escolar. A coordenadora do projeto, Joziane Buss, comentou os desafios da equipe e a representatividade do Prêmio Inoves para todos os envolvidos.

“O tempo todo lidamos com pessoas que têm limitações, mas que não podem e nem devem ser vistas como incapazes. O profissional tem que acreditar que esses alunos têm capacidade e, para isso, precisa ser motivado sempre, pois é um trabalho difícil, sério e responsável. Receber o prêmio foi uma grande vitória, nos deu mais vontade de seguir em frente. Além da equipe, os professores se sentiram reconhecidos, pois viram que o trabalho deles é importante para a vida desses alunos”, destacou Joziane.