Está aberto o Ciclo 2010 do Prêmio Inoves.

07/04/2010 21h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h15

“Mostre que você conhece a fórmula da inovação”. Esse é o tema do Ciclo 2010 do Prêmio Inoves, lançado na manhã desta quinta-feira (08), durante o II Congresso de Gestão Pública do Espírito Santo (Congesp). A sexta edição do prêmio chegou com novidades, uma delas é que a premiação para as equipes de servidores vencedores passou para R$ 10 mil, para a aplicação no desenvolvimento do projeto. As inscrições já estão abertas pelo site www.inoves.es.gov.br.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Heraclito Amancio Pereira Junior, falou sobre a importância do empreendedorismo. Segundo o secretário, o objetivo do Inoves é desenvolver uma cultura empreendedora de gestão no setor público, por meio do incentivo ao desenvolvimento de projetos inovadores. Para ele, “o prêmio entra em seu sexto ano de realização já consolidado como o prêmio do serviço público capixaba e cada vez mais desejado pelas equipes de servidores. Referendando o governador Paulo Hartung, o prêmio já ficou conhecido como o ‘Oscar do Serviço Publico Capixaba’”, disse.

O coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, falou sobre o prêmio, suas características e apresentou o calendário do Ciclo 2010, que começa nesta quinta (08) como a abertura das inscrições de trabalhos, que continuam até o dia 09 de julho. “Todo o processo culmina na grande noite de premiação dos vencedores, que já tem data marcada: será no dia 25 de novembro”, contou.

Conforme explicou Manoel, no Inoves podem concorrer iniciativas de servidores estaduais e municipais dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público do Estado. Os trabalhos candidatos devem ter pelo menos seis meses de implementação e apresentar resultados verificáveis. “Além do troféu Inoves, a equipe do projeto vencedor recebe a quantia de R$ 10 mil para ser aplicada no desenvolvimento e melhoria do trabalho”.

Os projetos podem concorrer em uma das oito categorias do prêmio: Desburocratização, Uso eficiente dos Recursos Públicos, Valorização do Servidor, Atendimento ao Cidadão, Resultados para a Sociedade, Inclusão Social, Participação de Controle Social e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Além das premiações, projetos inscritos também podem ser reconhecidos com menções especiais, que são oferecidas a projetos pessoas e organizações que se destacam no ciclo. A novidade para este ano é que a menção Destaque Atitudes Empreendedoras ganhou o nome de “Menção Especial Ricardo de Oliveira”, levando o nome do ex-secretário da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), responsável pela criação do Prêmio Inoves.

O lançamento do Ciclo 2010 do Inoves foi seguido da palestra sobre Inovação e Gestão Empreendedora, com Vilfredo e Heloisa Shürmann. A Família Shürmann já percorreu 54 países em mais de 20 anos de aventuras no mar. É a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo em um veleiro e foram os primeiros brasileiros a circunavegar o mundo duas vezes. O casal falou de suas histórias e apresentou aquilo que foi fundamental para o sucesso de sua trajetória, segundo eles, “planejamento, gestão, trabalho em equipe e liderança”. “Estamos sempre em busca de novos desafios e de uma melhora contínua, com muita união, profissionalismo, ética e comprometimento”, disse o capitão Vilfredo.

Em suas grandes aventuras, os Schürmann navegaram pelo mundo e conheceram povos e culturas exóticas. Os filhos cresceram a bordo. E a família teve o privilégio de compartilhar cada momento dessas aventuras.

CONGESP

O II Congresso de Gestão Pública do Espírito Santo (Congesp), continua na tarde desta quinta (08), no Centro de Convenções de Vitória, com salas de apresentação de trabalhos desenvolvidos por servidores públicos voltados às boas práticas de gestão. Encerrando as atividades, o destaque fica para a participação do economista e escritor Claudio de Moura Castro, que ministra a palestra “A educação conseguirá consertar a burocracia pública?” O objetivo do Congesp é a discussão de temas de relevância para todo setor público como instrumento para alcance de resultados sociais com eficiência, economicidade e efetividade, visando o benefício do cidadão. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes).