Está aberto o Ciclo 2012 do Prêmio Inoves

17/05/2012 11h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h14

O governador Renato Casagrande abriu oficialmente na manhã desta quinta-feira (17) o Ciclo 2012 do Inoves. Até o dia 22 de julho, as equipes de servidores que desenvolvem projetos inovadores e que fazem a diferença para o serviço público capixaba podem inscrever seu trabalho e concorrer ao Prêmio Inoves. A solenidade que marcou o início da 8ª edição da premiação foi realizada no Palácio Anchieta com a presença de autoridades e servidores.

Podem concorrer ao Inoves projetos desenvolvidos por equipes de servidores dos poderes Executivo Estadual e Municipal, Legislativo, Judiciário e Ministério Público. As equipes vencedoras serão contempladas com o Troféu Inoves e premiação no valor de R$ 15 mil para a aquisição de equipamentos como notebooks, tablets, desktops e outros.

O governador Renato Casagrande, que durante a solenidade deu posse ao novo secretário de Gestão e Recursos Humanos, Alcio de Araújo, valorizou e enalteceu os servidores do Estado. “Temos no Governo pessoas comprometidas, que trabalham muito para levar esse Estado para frente”, disse.

Para Casagrande, a inovação e a criatividade são cada vez mais importantes e serão relevantes para os próximos anos, com possibilidade de perda de receita devido às mudanças na alíquota do ICMS sobre a importação, bem como as mudanças na distribuição dos royalties de petróleo.

Na solenidade, o governador lembrou ainda do novo Plano de Desenvolvimento Sustentável lançado recentemente pelo Governo. “O programa trabalha, por exemplo, com pilares na infraestrutura e na educação, com foco no conhecimento. E o Prêmio Inoves anima os servidores para que possamos inovar na administração pública e dar conta das demandas que chegam para nós da sociedade”, disse.

O secretário de Gestão e Recursos Humanos, Alcio de Araújo, solicitou o apoio dos secretários e dirigentes para incentivarem os servidores de suas repartições a participarem do Inoves. “O prêmio representa a valorização dos servidores, que é fundamental para termos um serviço público de qualidade”, falou.

O coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, apresentou as novidades e o cronograma do novo Ciclo. “O Inoves tem recebido cada vez mais inscrições e a qualidade dos projetos tem aumentado a cada edição. Esperamos que as equipes de servidores se motivem a participar e inscrevam seus projetos inovadores que resultam em serviços e em atendimento de qualidade para os cidadãos. Não basta ter boas ideias, é preciso ter resultados”, ressalta.

A abertura do Ciclo 2012 no Inoves terminou com a palestra sobre Inovação e Transformação, apresentada pelo professor e consultor Mario Persona, que destacou a importância da criatividade no serviço público. “Ser criativo é ter capacidade de descobrir diferentes maneiras de realizar algo usando os recursos disponíveis e o Inoves vem mostrando a capacidade do servidor de ser criativo dentro do serviço público”, enfatizou.

O Inoves

O Prêmio Inoves, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento e a consolidação de uma cultura empreendedora de gestão da administração pública no Estado, reconhecendo equipes de servidores que desenvolvem trabalhos inovadores e de excelência no serviço público capixaba, beneficiando a população com serviços de qualidade.

Em todas as sete edições do prêmio, mais de 1.000 projetos já foram inscritos e, destes, 115 foram reconhecidos e premiados. Quem pode concorrer Podem participar do Prêmio Inoves os projetos desenvolvidos por equipes de trabalho no contexto do serviço público estadual e municipal, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas e do Ministério Público do Espírito Santo.

Os projetos candidatos devem ter, pelo menos, seis meses de implantação, ser desenvolvido por equipes compostas de no mínimo dois servidores e apresentar resultados verificáveis, capazes de contribuir para a melhoria da administração pública no Estado. Inscrições As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de julho, por meio do site www.inoves.es.gov.br.

Os projetos podem concorrer em uma das oito categorias do prêmio:

- Desburocratização;

- Uso eficiente dos Recursos Públicos;

- Valorização do Servidor;

- Atendimento ao Cidadão;

- Resultados para a Sociedade;

- Inclusão Social;

- Participação de Controle Social;

- Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Etapas

Inscrições: 17/05 a 22/07