Está chegando a hora: faltam dois dias para a grande noite de premiação Ciclo 2006

27/11/2006 22h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h42

Faltam apenas dois dias para a cerimônia de premiação dos vencedores do Ciclo 2006 do Prêmio Inovação na Gestão Pública do Estado do Espírito Santo (Inoves). A solenidade de reconhecimento será na próxima quinta-feira (30), às 20 horas, no Teatro Carlos Gomes.

No Ciclo 2006 do Inoves, foram inscritos 66 projetos, dos quais, 52 foram considerados finalistas, o que caracteriza a elevada qualidade dos trabalhos candidatos. Dos 52 projetos finalistas, oito receberão o troféu Inoves. Desses oito, os dois mais bem pontuados em cada categoria do Prêmio receberão o troféu especial Inoves, que em 2005 ganhou o apelido carinhoso do Governador de “Oscar do Serviço Público”. “Esses serão reconhecidos e premiados”, disse o coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima. Além dos troféus, serão concedidas menções especiais a projetos, organizações e pessoas que se destacaram neste ciclo.

Os vencedores do Ciclo 2006 serão revelados na cerimônia de premiação. O convite já está disponível neste site e no da Seger (www.seger.es.gov.br). Novidades e surpresas estão previstas para a grande noite, na qual todos os projetos concorrentes, independente sua pontuação, serão homenageados. Avaliação e Classificação Os projetos considerados finalistas são aqueles que alcançaram pontuação total igual ou maior a setenta pontos, com base na avaliação da banca examinadora do Inoves.

A pontuação atribuída a cada projeto baseia-se em seis critérios específicos: relevância social do tema e do objeto; caráter inovador; efetividade dos resultados; possibilidade de multiplicação; desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público, social ou privado; e relação custo-benefício. Cada projeto é analisado cuidadosamente pelos avaliadores para a definição das pontuações totais, que variam de zero a cem. Segundo Manoel Carlos, “os examinadores tomam como base as descrições do relatório de gestão e, ainda, em informações complementares, como visitas a sites da internet, consultas a legislações específicas e bibliografias. Quando necessário, recorrem a visitas técnicas para a coleta de evidências objetivas e dados adicionais”.

Neste ano, o processo de avaliação dos relatórios de gestão demandou cerca de 60 horas de visitas técnicas, além das mais de 700 horas de análise, envolvendo 25 avaliadores do setor público, da sociedade civil e meio acadêmico. Tudo isso representa mais de 750 horas de trabalho voluntário, num processo criterioso de avaliação que durou 45 dias. A banca examinadora do Inoves é composta por especialistas com reconhecida atuação ou pesquisa em gestão, políticas públicas e sociais; pesquisadores e especialistas na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, Governo Eletrônico e Gestão, que são selecionados, convidados, credenciados e gerenciados pela Coordenação Executiva do Prêmio. Incremento

Foram inscritos 66 projetos no ciclo 2006 do Inoves, o que representa um aumento superior a 50% em relação a 2005. Além disso, participam neste ano projetos de servidores dos poderes Executivo (48 projetos finalistas), Legislativo (três finalistas), Judiciário e do Ministério Público (um projeto finalista). Para o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira, “os números demonstram que o Inoves está conseguindo mobilizar todos os poderes. Isso é um importante avanço para o Prêmio”, disse o secretário. Reconhecimento e Premiação No dia 30 de novembro, serão reconhecidos entre os finalistas, oito projetos sendo quatro em cada categoria do Prêmio (Modernização da Gestão Pública e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação). Cada um desses trabalhos, considerado vencedor em cada tema, receberá, além do troféu Inoves, um produto ou serviço no valor de quatro mil reais para aplicação no projeto ou qualificação dos servidores envolvidos com a iniciativa. O produto ou serviço será indicado pelos responsáveis pela inscrição e coordenação do projeto reconhecido. O trabalho que mais se destacar em cada categoria, alcançando pontuação mais elevada entre os reconhecidos em cada tema, receberá o troféu especial Inoves. Menções Especiais Serão conferidas menções especiais aos trabalhos que mais se destacaram em cada categoria pelo desenvolvimento de parcerias com outras entidades, sejam elas do setor público, social ou privado.

Entre as novidades previstas para o Ciclo 2006, está a concessão de menções especiais a projetos que se destacaram pela implementação de atividades relacionadas a questões consideradas relevantes, como inovação tecnológica e inclusão social. Também são novidades, neste ciclo, as menções especiais “Destaque Participação” e “Destaque Atitudes Empreendedoras” que serão atribuídas, respectivamente, à organização pública que estimulou a candidatura de maior número de projetos inovadores e ao servidor que se evidenciou por apresentar atitudes empreendedoras na condução de projetos. Os trabalhos que recebem menções especiais de destaque são selecionados pela banca examinadora e coordenação executiva entre todos os candidatos ao Ciclo 2006. Inovação

O Inoves tem como objetivo principal estimular a modernização da administração pública, reconhecendo formalmente os resultados alcançados por projetos desenvolvidos por equipes de trabalho, no contexto do serviço público estadual e municipal, que caracterizem práticas inovadoras de gestão. Entende-se por prática inovadora de gestão toda iniciativa ou ação organizacional direcionada à produção de serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade, de modo efetivo, criativo e com possibilidades de multiplicação.

O Inoves é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, coordenado pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), que cuida do processo de avaliação e reconhecimento dos projetos candidatos. Participam do prêmio projetos implantados, há pelo menos seis meses, por equipes de trabalho no contexto do serviço público estadual e municipal, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e Ministério Público do Espírito Santo.