Está chegando a hora: vencedores do Ciclo 2007 serão conhecidos nesta quinta (29).
Está chegando a hora. Nesta quinta-feira (29) serão conhecidos e homenageados os grandes vencedores do Ciclo 2007 do Prêmio Inovação na Gestão Pública (Inoves).
Dos 87 projetos semifinalistas, oito serão premiados com o troféu Inoves durante cerimônia no Centro de Convenções de Vitória, às 19 horas. Os vencedores receberão, também, a quantia de R$ 7 mil para aplicação no projeto. “A noite de premiação ainda promete muitas surpresas para homenagear todos os projetos participantes deste ciclo.
Estamos preparando uma grande festa para nossos servidores inovadores”, revela o coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima. Menções Especiais Além das premiações, será conferida Menção Especial Destaque Parceria ao trabalho – selecionado entre todos os inscritos no Ciclo 2007 – que mais se destacar pelo desenvolvimento de parcerias com outras entidades, sejam elas públicas, privadas ou sociais. Ainda está prevista a concessão de menções especiais temáticas a projetos, pessoas e organizações que se destacaram nesta edição do prêmio pelo desenvolvimento de atividades relacionadas a questões consideradas relevantes, com base na proposta do Inoves. “Ao todo, serão 10 destaques temáticos que poderão ser conferidos aos trabalhos que apresentaram abordagens relevantes em questões específicas.
É importante lembrar aos projetos inscritos no ciclo 2007 que a concessão de menções especiais independe da classificação. Qualquer um dos projetos poderá receber destaque, o que amplia as possibilidades de reconhecimento das equipes e dos trabalhos na cerimônia”, finaliza o coordenador do prêmio.
As menções especiais são: Destaque Parceria, Destaque Cidadania, Destaque Desenvolvimento Social, Destaque Atividades Interdisciplinares, Destaque Inclusão Digital, Destaque Práticas Educacionais, Destaque Participação, Destaque Participação Municipal e duas homenagens para Destaque Atitudes Empreendedoras.
Semifinalistas
Os 87 projetos considerados semifinalistas são aqueles que alcançaram nota final igual ou superior à média geral da escala de pontuação, com base na avaliação da banca examinadora do Inoves. “Os trabalhos estão muito bons, todos de excelente qualidade. Foi difícil selecionar”, contou Manoel Carlos. A pontuação atribuída a cada projeto baseia-se em seis critérios específicos: relevância social do tema e do objeto; caráter inovador; efetividade dos resultados; possibilidade de multiplicação; desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público, social ou privado; e relação custo-benefício. Cada projeto é analisado cuidadosamente pelos avaliadores para a definição das pontuações totais.
Durante o período de análises, os projetos passaram por quatro etapas de avaliação, realizadas pelos 29 avaliadores que compõem a banca examinadora do prêmio. Além das análises de elegibilidade e as avaliações técnicas individuais e de consenso em grupo, os examinadores conhecerem ‘in loco’ o desenvolvimento de alguns trabalhos candidatos ao Prêmio. Neste último caso, alguns projetos foram visitados por grupos de avaliadores para a confirmação de evidências, o que contribui para a definição da pontuação final. Segundo levantamento feito pela Coordenação do Prêmio, a quantidade de projetos inscritos para 2007 – 120 trabalhos – representa um aumento de 82% em relação aos trabalhos que participaram em 2006, e mais de 185% com relação ao primeiro Ciclo, em 2005.
O Prêmio foi lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em junho de 2005. São parceiros do Inoves: o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae), a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales).