Governo assina decreto para criação da Incubadora Pública ES+CRIATIVO

03/07/2014 11h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h12

O Governo do Estado do Espírito Santo assinou, na tarde dessa quarta-feira (2), o decreto de criação da Incubadora Pública ES+CRIATIVO em reunião no Palácio Anchieta.

A iniciativa vai oferecer condições específicas de maturação para projetos e empreendimentos públicos e sociais selecionados, assegurando o seu efetivo desenvolvimento e capacidade de produzir resultados para a população.

A solenidade contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do secretário Estadual de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Pablo Rodnitzky, dos subsecretários de Inovação na Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Charles Dias de Almeida, de Administração Geral, Leila Casagrande, de Recursos Humanos, Sandra Bellon, do diretor-presidente da Fundação Brasil Criativo, Fernando Viana, além de autoridades e equipe técnica da Seger.  

Em sua fala, o governador Renato Casagrande destacou que a Incubadora é um projeto que está alinhado com as diretrizes de gestão de competências do Governo do Estado. “Os pilares da nossa administração são voltados para a boa gestão fiscal, planejamento, responsabilidade na aplicação dos recursos, transparência, diálogo permanente com a sociedade e comprometimento com o trabalho. Por isso apoiar novas ideias é tão importante. Ao orientarmos a elaboração e execução de uma ideia, vamos garantir melhores resultados para a população”.

O diretor-presidente da Fundação Brasil Criativo, Fernando Viana, parabenizou o Estado pela visão inovadora. “Identificar talentos e boas ideias é papel do agente público. O Espírito Santo sai na frente e pode ser o Estado mais criativo do País”.

Apresentação O secretário Pablo Rodnitzky fez uma apresentação da Incubadora Pública ES+CRIATIVO e explicou como vão funcionar as etapas de seleção dos projetos. “A Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos vai selecionar projetos em sua fase embrionária. As regras de seleção de ideias e projetos serão disciplinadas por meio de editais próprios a serem publicados pela Secretaria”.

O público-alvo da ES+CRIATIVO é formado por servidores públicos estaduais e municipais da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo. Desde que autorizados no Edital, serão selecionados projetos de pessoas físicas e jurídicas que tenham aderência à Economia Criativa.

A ES+CRIATIVO será executada em parceria com instituições públicas e privadas em sua gestão e suporte técnico.

O atendimento da Incubadora será relacionado a:

a. Consultoria e orientação para planejamento estratégico, gestão de planos de negócios e plano de marketing;

b. Assessoria jurídica e de comunicação, programação visual, marketing e seleção de recursos humanos;

c. Rede de negócios entre empreendedores culturais, clientes e parceiros;

d. Espaço físico e serviços de infraestrutura para uso compartilhado entre os projetos: salas de reuniões e auditório, serviços de manutenção predial, de limpeza, de segurança patrimonial e suporte de rede;

e. Apoio para a implementação do projeto;

f. Acompanhamento do projeto.