Inicia processo de avaliação dos projetos concorrentes ao Ciclo 2006

28/09/2006 21h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h42

Foi dado início ao processo de avaliação dos projetos que concorrem ao Prêmio Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo (Inoves). Os 27 avaliadores, que compõem a banca examinadora do Prêmio, se reuniram na tarde desta quinta-feira (28), das 14h30 às 16h30, na Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

Primeiramente, os examinadores farão análise individual dos trabalhos. Serão observados como critérios de avaliação: a relevância social do tema e do objeto; o caráter inovador; a efetividade dos resultados; a possibilidade de multiplicação; o desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público, social ou privado; e a relação custo-benefício do projeto. “O próximo passo será a avaliação por consenso, com toda a banca, que acontecerá no dia 16 de outubro. Após a conclusão desta etapa, a equipe vai a campo conhecer de perto o desenvolvimento dos projetos que forem habilitados para visita”, disse o coordenador executivo do Prêmio, Manoel Carlos Rocha Lima.

A banca examinadora é composta por profissionais, voluntários, do serviço público, da sociedade civil e professores universitários, com conhecimento e prática em gestão e tecnologia da informação. “Como servidora, faço questão de contribuir com o Prêmio que, para mim, é uma maneira de mostrar para a sociedade que nós, que trabalhamos no serviço público, temos competência para desenvolver trabalhos com qualidade. Eu acredito muito no serviço público. Por isso estou aqui”, disse a funcionária pública.

Para o professor universitário e membro da banca “o trabalho de inovação e gestão que o Inoves estimula é uma visão muito importante que desmistifica a idéia de que no serviço público nada funciona. Esse prêmio mostra o contrário”, disse.

Durante o processo de avaliação a identidade da banca examinadora é preservada.

 

Ciclo 2006

Foram inscritos 66 projetos no Ciclo 2006 do Inoves, o que representa um aumento superior a 50% em relação a 2005, que recebeu 42 inscrições. Além disso, de acordo com o coordenador do Prêmio, participam neste ano projetos de servidores dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e do Ministério Público. “Em 2005, apenas equipes do poder Executivo se inscreveram”, disse. Para o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira, “os números demonstram que o Inoves está conseguindo mobilizar todos os poderes. Isso é um importante avanço para o Prêmio”, disse o secretário.

O Inoves tem como objetivo principal estimular a modernização da administração pública, reconhecendo formalmente os resultados alcançados por projetos desenvolvidos por equipes de trabalho, no contexto do serviço público estadual e municipal, que caracterizem práticas inovadoras de gestão. Entende-se por prática inovadora de gestão toda iniciativa ou ação organizacional direcionada à produção de serviços públicos de qualidade, reduzindo gastos e gerando satisfação para a sociedade, de modo efetivo, criativo e com possibilidades de multiplicação.

O Inoves é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, coordenado pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), que cuida do processo de avaliação e reconhecimento dos projetos candidatos.