Inovação e Sustentabilidade na Gestão Pública são temas da abertura das ações de capacitação da Esesp para 2015

11/03/2015 07h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h12

O que o serviço público tem a ver com inovação? Qual é o perfil de servidor que a sociedade precisa? Por que buscar o desenvolvimento sustentável? Essas questões estiveram em debate na abertura das atividades de capacitação promovidas pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

O evento aconteceu durante toda a manhã desta segunda-feira (09) no auditório da escola, em Vitória, e contou com a presença do vice-governador, César Colnago, e da secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Sandra Helena Bellon.

“Sei da importância da Esesp para qualificar nossos servidores para os desafios que temos hoje e que não são poucos. Precisamos refletir sobre como podemos levar desenvolvimento para a sociedade e isso não se faz sem educação, sem professores”, destacou o vice-governador.

Sandra Bellon lembrou que a qualidade do serviço prestado à população depende da formação dos servidores. “Tudo o que fazemos na Esesp deve ter impacto no serviço que prestamos e como objetivo maior, o bem da sociedade”, disse a secretária.

 

Inovação na gestão

Para marcar o início das atividades da Esesp, houve a palestra “Inovação na Gestão Pública”, que discutiu a importância de formar servidores inovadores e que atuem com foco no desenvolvimento sustentável. Os temas foram abordados pelo administrador, especialista em Gestão da Qualidade e mestre em Psicologia, Manoel Carlos Rocha Lima, e pela especialista em Políticas Públicas e doutora em Ciências Sociais Rossana Mattos.

Rossana Mattos ressaltou que o desenvolvimento sustentável não se alcança apenas com bons indicadores econômicos. “Não se pode levar em consideração apenas as relações econômicas, mas sim as humanas, sociais e culturais. Os problemas das cidades hoje exigem uma solução conjunta, em que todos se envolvam e as comunidades sejam ouvidas”, afirmou.

Manoel Carlos, que é gerente de Inovação na Gestão e Cultura Empreendedora, da Seger, e coordenador do Prêmio Inoves chamou a atenção dos participantes para o fato de que inovar é tão importante para as organizações públicas quanto para as privadas. “O desafio do mundo moderno é ser inovador e para inovar e atender com qualidade, o Estado está redefinindo o seu papel e a Esesp está alinhando as ações de capacitação para que o perfil do seu servidor corresponda às diretrizes governamentais e demandas da sociedade”.

Saiba mais sobre os cursos da Esesp: acesse www.esesp.es.gov.br e confira o calendário da escola.