Inoves: 10 anos revelando boas práticas de gestão pública

10/06/2014 06h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h12

Em 10 anos de criação, completados nessa terça-feira (10), o Prêmio Inoves implantou um verdadeiro movimento em prol da inovação no Espírito Santo. Nas nove edições executadas, 1.521 projetos foram inscritos. Desses, 163 conquistaram o reconhecimento.

Tantos projetos demandam muito trabalho para a banca examinadora do Prêmio Inoves. A equipe composta por 50 pessoas dedicou durante esses anos mais de 12 mil horas de avaliação às iniciativas.

Prêmio para o servidor e benefício para a população, como destaca o gerente do projeto, Manoel Carlos Rocha Lima: “O Inoves tem estimulado o desenvolvimento e a consolidação de uma cultura empreendedora de gestão na administração pública no Estado. Ao reconhecer equipes de servidores que desenvolvem trabalhos diferenciados e de excelência no serviço público, beneficiamos o cidadão capixaba com serviços de qualidade”.

Modelo de sucesso

O Prêmio Inoves deu tão certo que se tornou referência para outras instituições públicas do Estado e fora dele. A coordenação executiva do prêmio já ofereceu consultoria técnica para a implantação do modelo em órgãos federais, estaduais e municipais.

São eles: Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo S/A (Bandes), Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Prefeitura de Vitória e Prefeitura da Serra.

Inscrições para o novo ciclo

As inscrições para o Ciclo 2014 estão abertas até o dia 20 de julho exclusivamente por meio do site oficial do Inoves, onde estão disponíveis todas as orientações para candidatura. Os projetos devem ter pelo menos seis meses de implantação e se qualificar em uma das oito categorias:

• Atendimento ao Cidadão;
  • Uso Eficiente dos Recursos Públicos;
  • Valorização do Servidor;
  • Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação;
  • Resultados para a Sociedade;
  • Práticas Transformadoras;
  • Inclusão Social;
  • Participação e Controle Social.