Inoves dá dicas para servidores acertarem na candidatura de projetos ao Ciclo 2010.

13/06/2010 21h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h15

Falta menos de um mês para o encerramento das inscrições de projetos inovadores do serviço público capixaba no Prêmio Inoves. As equipes de servidores têm até o dia 09 de julho para acessar o site www.inoves.es.gov.br e inscrever o trabalho. Para contribuir com o processo de candidatura, a coordenação do prêmio divulga algumas dicas importantes que devem ser observadas.

“É só seguir as dicas com atenção e não deixar de concorrer. Queremos contribuir para que as equipes consigam elaborar um bom relatório de gestão, que contribui bastante para o processo de avaliação dos trabalhos”, disse o coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima. Manoel começa chamando a atenção para a escolha da categoria mais adequada ao projeto. “Os projetos podem ser inscritos em uma das oito categorias do prêmio, conforme o tema e a abordagem dos trabalhos”, explica.

As categorias são: Desburocratização; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Valorização do Servidor; Atendimento ao Cidadão; Resultados para a Sociedade; Inclusão Social; Participação e Controle Social; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Podem concorrer as equipes de servidores estaduais e municipais, do Executivo, Legislativo e Judiciário. Os vencedores são reconhecidos com o troféu Inoves e recebem R$ 10 mil para aplicar no desenvolvimento do projeto. Além das premiações, trabalhos inscritos também podem ser reconhecidos com menções especiais, que são oferecidas a projetos, pessoas e organizações que se destacam no ciclo.

Para participar os projetos candidatos devem ter pelo menos seis meses de implantação e serem desenvolvidos pelas equipes do serviço público estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e o Ministério Público. “Fiquem atentos às dicas do Prêmio Inoves e boa sorte na candidatura”, finaliza Manoel Carlos.

Dicas Inoves

1) Identifique a categoria mais adequada para inscrever o seu projeto. Procure relacionar o tema da categoria com a inovação produzida com o trabalho;

2) Elabore o Relatório de Gestão do projeto com atenção, contemplando todos os itens do roteiro orientador. O relatório representa o primeiro contato que a banca examinadora tem com o seu trabalho, portanto, deve ser produzido de modo a caracterizar bem o seu projeto inovador, com informações consistentes e relevantes;

Para a elaboração do Relatório de Gestão:

1) Utilize linguagem, clara, objetiva e elucidativa. Apresente dados quantitativos e análises qualitativas, sempre que possível. Fotos, ilustrações e gráficos podem ser incluídos desde que realmente contribuam para a compreensão dos relatos;

2) Descreva as práticas, evidenciando sua inovação, e demonstre os resultados, por meio de indicadores;

3) Caracterize bem o “antes” e o “depois” da intervenção. Mostre o que mudou a partir da implantação do projeto;

4) Organize os relatos observando com atenção o conceito da categoria escolhida. Lembre-se que o trabalho concorre em um tema e precisa demonstrar que atende às suas especificações;

5) Nas descrições, atente para os critérios de avaliação. Procure demonstrar, com clareza, como o projeto dá conta das exigências de cada critério; O regulamento para inscrição está disponível no site da premiação www.inoves.es.gov.br, basta acessar e inscrever o projeto até o dia 09 de julho. Caso a equipe precise de orientação técnica, basta procurar a coordenação do Inoves: (27) 3381-3245.

Calendário do Ciclo 2010 do Inoves:

- Etapa I – Inscrição De 08/04 a 09/07/2010

- Etapa II – Análise dos Relatórios de Gestão dos Projetos Candidatos De 12/07 a 01/10/2010

- Etapa III – Visita aos Projetos Habilitados De 04/10 a 12/11/2010

- Etapa IV – Indicação dos Projetos Classificados para reconhecimento e Premiação De 16/11 a 19/11/2010

- Etapa V – Reconhecimento e Premiação dos Projetos Indicados 25/11/2010