Inoves encerra fase de avaliação e anuncia os semifinalitas do prêmio na próxima quarta(18)

12/11/2009 22h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h15

Nesta sexta-feira (13) termina a terceira e última etapa do processo de avaliação dos 186 projetos que concorrem ao Ciclo 2009 do Prêmio Inoves. Nesta última fase, quando acontecem as visitas a alguns projetos, a Banca Examinadora conhece de perto o desenvolvimento das atividades.

Até a próxima terça (17), os 42 avaliadores que compõem a banca fecham a pontuação de cada projeto e, na quarta (18), será divulgada a lista com os trabalhos classificados como semifinalistas. De acordo com o coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, mais de 100 projetos foram visitados pelos avaliadores.

Segundo ele, os projetos estão em níveis muito bons. “A visita é fundamental para tirar alguma dúvida sobre o funcionamento do trabalho. Muitas vezes não é possível identificar os resultados e a efetividade do trabalho apenas com os relatórios.

Além disso, as equipes se sentem valorizadas e prestigiadas com as visitas”, disse. O coordenador conta que muitas vezes os avaliadores funcionam como verdadeiros consultores para as equipes. “Por serem especialistas, os profissionais que compõem a banca aproveitam as visitas para dar dicas e sugestões para a melhoria dos projetos”, explica. Manoel enfatiza, porém, que a visita não significa a classificação do projeto. “É importante deixar isso claro, porque muitas equipes pensam que por não terem sido visitadas, não serão finalistas. Ou que por terem sido visitadas já estão classificadas. A visita é apenas mais uma etapa da avaliação, explica.

Indicações

O processo de avaliação culmina com a finalização da pontuação de cada projeto, levando-se em consideração as três etapas de análise: a avaliação individual, a avaliação por consenso e a fase de visitas. Feito isso, são indicados os semifinalistas e, em seguida, os finalistas e os vencedores. Cada uma das 10 categorias do prêmio tem três finalistas e, cada categoria, um vencedor. Os vencedores serão reconhecidos durante solenidade de premiação, no dia 03 de dezembro, no Centro de Convenções de Vitória.

Além do troféu Inoves, a equipe do projeto vencedor recebe a quantia de R$ 7 mil para ser aplicada no desenvolvimento e melhoria do trabalho. Os 42 avaliadores quem compõem a Banca Examinadora do Prêmio Inoves são profissionais – voluntários – do serviço público, da iniciativa privada e do meio acadêmico, com reconhecida atuação ou pesquisa em gestão, políticas públicas e sociais e, também, pesquisadores e especialistas na área de tecnologia da informação e comunicação e governo eletrônico. Os avaliadores são selecionados, credenciados e gerenciados pela coordenação do Prêmio Inoves.