Inoves entrega notebooks a projeto inovador do Incaper.

14/12/2010 22h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h14

O projeto “Uso do Lodo de Esgoto na Adubação de Fruteiras”, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), foi o grande ganhador do Ciclo 2009 do Inoves na categoria especial “Inovação Tecnológica”. O projeto recebeu na tarde desta quarta-feira (15) três notebooks, no valor de sete mil reais, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

“O projeto já tem três anos de caminhada e vem trazendo resultados bastante satisfatórios. A dedicação de toda a equipe e o esforço coletivo refletem no sucesso do projeto”, disse a engenheira agrônoma, Adelaide Santana da Costa. Com o projeto, a equipe encontrou uma alternativa de reciclagem do resíduo, evitando o despejo do lodo em aterros sanitários, contribuindo para o meio-ambiente. A partir de um experimento, a equipe do Incaper identificou e caracterizou o Lodo de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) como fonte de nutrientes e matéria orgânica para fruteiras, com enfoque na cultura da goiaba.

Com os estudos, verificou-se que o lodo de ETE teve um efeito benéfico no solo, aumentando a disponibilidade de nutrientes para a planta e, ainda, um efeito promissor na qualidade do fruto. “Fiquei surpreso com o trabalho de pesquisa desempenhado pelo projeto. O Incaper é realmente sinônimo de inovação, e este projeto nos mostra claramente isto”, disse o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Heraclito Amancio Pereira Junior durante a entrega dos equipamentos. “A entrega deste prêmio é duplamente importante, pois o Incaper e a Cesan estão sempre presentes concorrendo ao Inoves. Este é um projeto com características totalmente inovadoras e mereceu ser um dos grandes vencedores”, destacou o coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima.

O projeto é desenvolvido pela equipe conjunta do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). O uso do lodo na agricultura já é pesquisado no Brasil e no exterior. Prêmio Inoves Em 2009, 10 projetos foram premiados no Inoves. Além do troféu Inoves, eles receberam a quantia de R$ 7 mil para aplicação no desenvolvimento dos projetos. A equipe vencedora define o que querem adquirir com o prêmio e a coordenação do Inoves providencia a aquisição e a entrega dos produtos. As entregas continuam no mês de dezembro.

Para os vencedores do Ciclo 2010 do prêmio, conhecidos no último dia 25 de novembro, o valor passou para R$ 10 mil. Depois da cerimônia de premiação, os servidores começam a análise do que será solicitado para ser adquirido com a quantia conquistada. O objetivo do Inoves é incentivar e reconhecer equipes de servidores que desenvolvem trabalhos inovadores e de excelência no serviço público capixaba, beneficiando a população com serviços de qualidade. Desde 2005, primeiro ano de premiação, mais de 800 projetos já foram inscritos e destes mais de 80 já foram premiados.