Inoves espera atingir novo recorde de projetos com alto potencial inovador

05/06/2013 14h58 - Atualizado em 05/11/2018 17h13

Atingir um novo recorde de projetos semifinalistas, superando o percentual de trabalhos com alto potencial inovador inscritos nos anos anteriores. Esta é a expectativa do coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, para o Ciclo 2013 do Prêmio. “Cerca de 60% dos projetos inscritos nos ciclos passados têm apresentado potencial inovador elevado e se tornam semifinalistas. Neste ano, a expectativa é que esse percentual seja ainda maior”, pontuou.

O Ciclo 2013 do Prêmio Inoves foi lançado pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), no dia 20 de maio. Em sua 9ª edição, o Inoves continua estimulando, orientando e premiando iniciativas que evidenciam práticas inovadoras de gestão pública e resultados concretos para a sociedade capixaba.

Para o coordenador do Prêmio, os projetos com alto potencial inovador são aqueles que apresentam aproveitamento acima da média nos critérios de avaliação da banca examinadora. E para ajudar na contínua melhoria dos trabalhos, a organização do Inoves tem investido na qualificação dos servidores interessados em participar. “Estamos fornecendo orientações adequadas para que o profissional tenha base para fundamentar, com consistência, a apresentação de seu projeto.

Alguns projetos são bons, mas necessitam de indicadores melhores, de números que comprovem a qualidade do trabalho. Nosso objetivo é auxiliá-los a ir mais longe”, complementa Manoel Carlos. Inscrições Podem concorrer ao Inoves projetos desenvolvidos por servidores dos poderes Executivo Estadual e Municipal, Legislativo, Judiciário e Ministério Público. As equipes vencedoras serão contempladas com o Troféu Inoves e um kit multimídia no valor de R$ 15 mil, composto por notebook, tablet e desktop.

As inscrições poderão ser feitas, exclusivamente, por meio do site www.inoves.es.gov.br, até o dia 21 de julho. Segundo o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Aminthas Loureiro Júnior, o Inoves oferece oportunidade de reconhecimento ao servidor público capixaba. “É uma forma de dar vazão à criatividade, ampliando a possibilidade de participação do servidor na avaliação, formulação e implementação dos processos de trabalho nos quais ele está inserido”, destacou o secretário. “É importante lembrar também que o Inoves faz parte de uma nova visão e de uma nova política de gestão de pessoas, na qual a valorização se dá também em oportunidades de formar um servidor mais completo na sua busca pela qualidade e eficiência do serviço público, gerando resultados melhores para a sociedade capixaba”, completou Aminthas.

Prêmio Criado em 2005, o Inoves tem como principal objetivo estimular uma cultura empreendedora no serviço público capixaba. O Prêmio consolidou-se como referência nacional para projetos para estímulo e reconhecimento da inovação na gestão pública. Desde 2005, foram 1.283 projetos inscritos, 137 premiados e 12 mil horas de avaliação. Os projetos concorrentes devem ter, pelo menos, seis meses de implantação, ser desenvolvidos por equipes compostas de, no mínimo, dois servidores e apresentar resultados verificáveis, capazes de contribuir para a melhoria da administração pública no Estado. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de julho, por meio do site www.inoves.es.gov.br. Categorias Os projetos podem concorrer em uma das oito categorias do prêmio: - Desburocratização - Uso eficiente dos Recursos Públicos - Valorização do Servidor - Atendimento ao Cidadão - Resultados para a Sociedade - Inclusão Social - Participação de Controle Social - Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação