Inoves informa: servidores têm mais uma semana para inscrição de projetos no Ciclo 2011.

25/07/2011 15h15 - Atualizado em 05/11/2018 17h14

Os servidores que perderam o prazo ou tiveram problemas na inscrição de projetos no Ciclo 2011 do Inoves podem ficar tranquilos. Isso porque a Coordenação do Prêmio decidiu ampliar o prazo de inscrição para até o próximo domingo (31). O número de candidaturas já supera o do ano passado, que foi de 211 trabalhos.

Conforme explica o coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, “a medida atende a mais de 40 pedidos feitos por meio do serviço ‘Fale com o Inoves’ do site”. Ele conta que algumas equipes tiveram dificuldades com o novo sistema de inscrições do site, criado este ano. Diante de alguns problemas detectados para a efetivação da candidatura, o coordenador aproveita para passar algumas recomendações importantes para quem ainda não conseguiu inscrever projetos: - o arquivo eletrônico do Relatório de Gestão do projeto deve ter, no máximo, quatro megabytes.

Por isso, deve-se evitar a inserção de fotos em alta resolução, considerada a principal causa de elevação do tamanho dos arquivos; - o nome dado ao arquivo do Relatório de Gestão do projeto não deve conter caracteres especiais, tais como: aspas; ponto e vírgula; dois pontos; underline, travessão; acentos; etc; - o Relatório de Gestão do projeto deve ser produzido em formato word, com extensão .doc ou .docx. “Além disso, para a elaboração do Relatório de Gestão do projeto, vale lembrar que devem ser observadas, com atenção, as dicas disponibilizadas no site do Inoves, no menu ‘Inscrições’”, orienta Manoel Carlos, que recomenda, ainda, que os servidores procedam à verificação e a reinscrição dos trabalhos o mais breve possível, evitando deixar para o último dia da prorrogação.

Mesmo com a prorrogação de uma semana no prazo de inscrições, o calendário do Ciclo 2011 do Inoves não será atrasado e, concluído esse período, serão iniciadas as etapas de avaliação dos trabalhos. Mais do que o crescimento do número de projetos inscritos, a Coordenação do Inoves valoriza a qualidade dos trabalhos e se coloca à disposição para o assessoramento às equipes, incluindo o apoio para a elaboração do roteiro orientador, que em 2011 foi mais uma vez aprimorado para contribuir com o processo de elaboração e apresentação dos resultados por parte das equipes. Inoves As equipes de servidores têm até a meia-noite do domingo (31) para acessar o site www.inoves.es.gov.br e concorrer.

Os vencedores recebem troféu e R$ 15 mil para aplicar no desenvolvimento do trabalho. Para participar os projetos candidatos devem ter pelo menos seis meses de implantação e serem desenvolvidos pelas equipes do serviço público estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e o Ministério Público. Os trabalhos devem se qualificar em uma das oito categorias do prêmio: Desburocratização; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Valorização do Servidor; Atendimento ao Cidadão; Resultados para a Sociedade; Inclusão Social; Participação e Controle Social; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. No total, são oito equipes vencedoras, sendo uma em cada categoria do prêmio.

Cada uma delas recebe o troféu Inoves, além da quantia de R$ 15 mil para aplicar na melhoria e desenvolvimento do projeto. Dicas Inoves: - Identifique a categoria mais adequada para inscrever o seu projeto. Procure relacionar o tema da categoria com a inovação produzida com o trabalho; - Elabore o Relatório de Gestão do projeto com atenção, contemplando todos os itens do roteiro orientador. O relatório representa o primeiro contato que a banca examinadora tem com o seu trabalho, portanto, deve ser produzido de modo a caracterizar bem o seu projeto inovador, com informações consistentes e relevantes;

Para a elaboração do Relatório de Gestão: - Utilize linguagem, clara, objetiva e elucidativa. Apresente dados quantitativos e análises qualitativas, sempre que possível. Fotos, ilustrações e gráficos podem ser incluídos desde que realmente contribuam para a compreensão dos relatos; - Descreva as práticas, evidenciando sua inovação, e demonstre os resultados, por meio de indicadores; - Caracterize bem o “antes” e o “depois” da intervenção. Mostre o que mudou a partir da implantação do projeto; - Organize os relatos observando com atenção o conceito da categoria escolhida.

Lembre-se que o trabalho concorre em um tema e precisa demonstrar que atende às suas especificações; - Nas descrições, atente para os critérios de avaliação. Procure demonstrar, com clareza, como o projeto dá conta das exigências de cada critério; O regulamento para inscrição está disponível no site da premiação www.inoves.es.gov.br, basta acessar e inscrever o projeto até o dia 24 de julho.

Caso a equipe precise de orientação técnica, basta procurar a coordenação do Inoves: (27) 3636-5276 ou 3636-5277.