Inoves inicia entrega de prêmios a projetos vencedores em 2010
O Projeto “Biblioteca Escolar Encantando para Aprendizagem”, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Boa Vista, vencedor do Prêmio Inoves em 2010 na categoria “Resultados para a Sociedade”, recebeu na tarde desta quinta-feira (22) os produtos adquiridos com o prêmio de R$ 10 mil conquistado pela equipe do projeto.
O prêmio foi utilizado na aquisição de livros, cinco armários, duas cadeiras, uma mesa, um tapete e um home teather. O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Heraclito Amancio Pereira Junior, fez a entrega dos materiais à equipe, acompanhado do subsecretário de Inovação na Gestão, José Eduardo Pereira e do coordenador do Prêmio Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima. “O valor do prêmio não é o mais importante, é simbólico. O que realmente importa é o reconhecimento conquistado pelo projeto”, destacou o secretário, Heraclito Amancio Pereira Junior, após ser recebido com festa pelos alunos que preparam apresentações musicais para entrega do prêmio. “É uma satisfação recebê-los em nossa escola e ver o reconhecimento pelo trabalho que desempenhamos aqui. Nosso projeto dá certo porque trabalhamos em equipe”, disse a diretora Maria Delza Carreiro Rocha, que também foi premiada e reconhecida no Ciclo 2010 com a menção Destaque Ricardo de Oliveira - Atitudes Empreendedoras, em prol do trabalho e dos projetos inovadores que desenvolve.
Durante a entrega, alunos, pais, professores e colaboradores estiveram reunidos no pátio, e puderam conhecer a importância do prêmio, ganho por meio dos trabalhos realizados pela escola. “A escola respira leitura e o trabalho se estende para a comunidade. A criatividade e motivação são levadas pelos alunos para dentro de suas casas e prestigiar esse entusiasmo é gratificante”, disse o coordenador do prêmio, Manoel Carlos Rocha Lima. “A Escola Boa Vista é uma grande família. Moro em um bairro distante, mas trago meu filho todos os dias e faço questão que ele estude aqui. Acredito no diferencial dessa escola”, disse Luciene Maria de Amorim Tononi, que é mãe de um aluno do 3º ano.
Na oportunidade, o secretário também fez a entrega da medalha pelo Prêmio Leitura ao aluno Matias Silva Lopes, do 4º ano, que leu 14 livros em três meses, representando os vencedores do campeonato. O Prêmio Leitura é realizado trimestralmente e premia com medalhas e livros os alunos que mais leram neste período. A escola, localizada no bairro Novo Brasil, no município de Cariacica, conta com 183 alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
O projeto de leitura foi criado após identificar o baixo desempenho escolar dos alunos, partindo do pressuposto de que ler e escrever são tarefas indissociáveis da vida escolar e das atribuições do professor. Com o objetivo de formar leitores e autores críticos, despertando o gosto e interesse pela leitura, a implantação do projeto também gerou a redução da reprovação na 1ª serie, de 34% para 0%. O Prêmio Inoves tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento e a consolidação de uma cultura empreendedora de gestão da administração pública no Estado, reconhecendo equipes de servidores que desenvolvem trabalhos inovadores e de excelência no serviço público capixaba, beneficiando a população com serviços de qualidade.
Ciclo 2011
A sétima edição do Prêmio Inoves já está em fase de avaliação, realizada pela banca examinadora e 215 projetos seguem na disputa do Ciclo 2011. O Inoves já se tornou referência nacional. Desde 2005, primeiro ano de premiação, mais de 800 projetos já foram inscritos e destes mais de 80 já foram premiados. Os projetos estão concorrendo em uma das oito categorias do prêmio, conforme o tema e a abordagem dos trabalhos. As categorias são: Desburocratização; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Valorização do Servidor; Atendimento ao Cidadão; Resultados para a Sociedade; Inclusão Social; Participação e Controle Social; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. No total, serão oito equipes vencedoras, sendo uma em cada categoria do prêmio. Cada uma delas receberá o troféu Inoves, além da quantia de R$ 15 mil para aplicar na melhoria e desenvolvimento do projeto. A cerimônia de premiação do Ciclo 2011 acontece no dia 1º de dezembro, quando serão revelados os projetos finalistas em cada categoria e os grandes vencedores.