Inoves premia vencedores do Ciclo 2013

06/12/2013 08h10 - Atualizado em 05/11/2018 17h12

O Governo do Espírito Santo premiou, na noite desta quinta-feira (05), os oito projetos vencedores do Prêmio Inovação na Gestão Pública (Inoves), Ciclo 2013. A cerimônia de premiação destacou ações realizadas pelas Secretarias de Estado da Educação (Sedu), da Justiça (Sejus) e de Segurança Pública (Sesp), pelos Institutos de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), além das Prefeituras de Vitória (PMV) e Serra (PMS), e da Polícia Militar.

A grande noite de consagração dos vencedores do Ciclo 2013 foi realizada no Itamaraty Hall.  O contexto da cerimônia, associado ao tema da campanha da edição 2013, “Inovar é preciso. Sempre”, foi composto de referências náuticas, animadas por músicas e performances alusivas a temas marítimos.

A solenidade contou com a presença do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Pablo Rodnitzky, demais secretários de Estado, além de prefeitos e representantes do Legislativo e do Judiciário capixaba. O governador Renato Casagrande falou sobre a importância de projetos e ações inovadoras no serviço público do Estado.

"Essa é a cerimônia do Governo do Estado que reconhece a capacidade criativa dos servidores ao implementar ações, projetos e programas que atendam às demandas dos capixabas de forma inovadora. É uma verdadeira ajuda ao ato de governar, que é de todos nós, em todas as instâncias públicas, junto à sociedade", destacou o governador.

Para o secretário Pablo Rodnitzky, a qualidade dos trabalhos que concorreram ao prêmio mostra que os servidores têm se aprimorado e se capacitado para oferecer serviços inovadores e de qualidade para a população capixaba.

"Só é possível atender aos desejos da população se tivermos servidores inovadores, capazes de encontrar soluções simples para os mais diversos problemas e garantir qualidade no atendimento aos cidadãos capixabas. O Prêmio Inoves é uma das ferramentas que o Governo utiliza para reconhecer e valorizar os profissionais da gestão pública", enfatizou o secretário.

O coordenador Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima ressaltou que, “a diversidade dos projetos reconhecidos e premiados pelo Inoves no Ciclo 2013 demonstra que os servidores estão inovando na gestão de diversas áreas de atuação do serviço público”.

 

Confira os projetos vencedores em cada uma das oito categorias do Prêmio Inoves.As equipes serão premiadas com um kit multimídia, composto por equipamentos de informática, no valor total de R$ 15 mil.

 

Confira os vencedores em cada categoria:

Desburocratização

“ISS Online em Vitória – ISISS”

Prefeitura Municipal de Vitória (PMV)

 

Uso Eficiente dos Recursos Públicos

“Patrulha Escolar”

Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp)

 

Valorização do Servidor

“Atenção Psicossocial do Servidor Penitenciário”

Secretaria de Estado da Justiça (Sejus)

 

Atendimento ao Cidadão

“Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica”

Prefeitura Municipal da Serra (PMS)

 

Resultados para a Sociedade

“Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD”

Polícia Militar do Espírito Santo (PMES)

 

Inclusão Social

“Cooperativismo E Extensão Rural Valorizando Vidas”

Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper)

 

Participação e Controle Social

“Parceria entre Escola e Comunidade na Construção da Cidadania”

EEEFM "Carolina Passos Gaigher" e Secretaria de Estado da Educação (Sedu)

 

Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação

“Idaf – Modernizar é Preciso”

Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf)

 

 

Menções

Durante a cerimônia, também foram concedidas 13 menções especiais a projetos, organizações e pessoas que se destacaram no Ciclo 2013 do Inoves. Confira a lista dos reconhecidos com menção especial de destaque.

 

Destaques Inovação na Gestão Municipal 

 

Região Metropolitana

"Inovando no Atendimento Educacional em Vitória"

Prefeitura Municipal de Vitória

 

Região Centro-Norte

"Pronatec: A Rota dos Saberes"

Prefeitura Municipal de Colatina

 

Região Norte

"Pinheiros Rumo ao Desenvolvimento Sustentável"

Prefeitura Municipal de Pinheiros

 

Região Serrana

"Feira Científico-Cultural"

Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá

 

Região Sul

"Exames e Cidadania"

Prefeitura Municipal de Anchieta

 

Destaques "Ricardo de Oliveira" Atitudes Empreendedoras

Zenilda Carvalho dos Santos, Polícia Civil do Espírito Santo

“Zenilda é uma das peças fundamentais para o Banco de Olhos da Hucam, sendo respeitada pelos médicos por sua postura e dedicação”.

 

Alberto Pereira da Silva, Polícia Militar do Espírito Santo 

“Servidor atuante do regimento de Polícia Montada, o 2º Sargento possui espírito inovador, se dedica ao trabalho de treinamento dos cavalos para o melhor aproveitamento no tratamento de deficientes por meio da equoterapia”.

 

Destaque Parceria

"Extensão Rural Resgatando Valores e Dignidade"

Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper)

 

Destaque Gestão da Saúde e Promoção da Vida Humana

"Mais Qualidade no Atendimento ao Cidadão Capixaba"

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

 

Destaque Gestão Empreendedora de Recursos Públicos

"Metodologia de Dedução da Receita Orçamentária"

Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz)

 

Destaque Gestão para Resultados

"Realiza+"

Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP)

 

Destaque Participação

"Secretaria de Estado da Educação", com 28 projetos (sendo 12 apenas da EEF Eliseu Lofêgo)

 

Destaque Participação Municipal

"Prefeitura Municipal de Vitória", com 19 projetos inscritos

 

O Inoves

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), realiza desde 2005 o Prêmio Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo (Inoves). Os projetos inscritos são avaliados durante três meses por uma banca examinadora voluntária, formada por especialistas em gestão pública da iniciativa pública e privada, todos reconhecidos no meio acadêmico.

Durante o período de avaliação e após a entrega das premiações, os projetos são assessorados por meio de relatórios elaborados pela banca. Com isso, todos recebem sugestões de melhorias e, caso não sejam vencedores, ganham mais chances de conquistar o troféu no ciclo do ano seguinte.

Em toda sua história, o Inoves acumula 1.521 projetos inscritos, 167 premiados e mais de 12 mil horas de avaliação. A equipe coordenadora do Inoves possui apenas quatro servidores, mas estes já auxiliaram na criação de outros nove prêmios de incentivo à inovação, entre eles, os criados pelos Ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente, o prêmio capixaba é referência nacional em metodologia de premiação no serviço público.