Inscrições para o Ciclo 2012 do Prêmio Inoves terminam neste domingo (22)

18/07/2012 16h20 - Atualizado em 05/11/2018 17h13

Está chegando ao fim o prazo para as equipes de servidores estaduais e municipais do Executivo, do Legislativo, do Judiciário, do Tribunal de Contas e do Ministério Público inscreverem seus projetos no Ciclo 2012 do Prêmio Inoves. As inscrições encerram-se à meia-noite deste domingo (22) e devem ser realizadas por meio do site www.inoves.es.gov.br

Para inscrever o trabalho, a equipe responsável pela iniciativa deverá elaborar o Relatório de Gestão do projeto com base no roteiro orientador. Depois, é preciso preencher o formulário de inscrição eletrônico, anexar o arquivo referente ao relatório e enviá-lo por meio do site.

Após as inscrições, os projetos que seguem na disputa passam por um período de avaliação até a indicação dos trabalhos semifinalistas e finalistas.

Os vencedores serão reconhecidos na Cerimônia de Premiação do Inoves, em dezembro.

Dicas

De acordo com o coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, a quantidade de trabalhos inscritos cresce a cada dia. Nesta última semana de inscrições, o site do Prêmio tem recebido, em média, 400 acessos por dia. Muitas equipes têm procurado a coordenação do Prêmio buscando orientação técnica.

“A preocupação em melhorar a qualidade dos relatórios tem se evidenciado nas edições mais recentes, o que faz com que a pontuação dos trabalhos se eleve no final do processo de avaliação”, observa o coordenador.

Manoel, entretanto, alerta os participantes para os riscos de inscreverem os trabalhos na última hora. “Sabemos, por experiências anteriores, que a maioria das equipes inscreve seus projetos no último dia do prazo de candidaturas e acaba tendo problemas, inclusive com possíveis congestionamentos do site”, pontua.

Para evitar problemas com a inscrição, a coordenação faz algumas recomendações importantes: - o arquivo eletrônico do Relatório de Gestão do projeto deve ter, no máximo, 4 MB (quatro megabytes).

Por isso, deve-se evitar a inserção de fotos em alta resolução – principal causa do aumento do tamanho dos arquivos;

- O nome dado ao arquivo do Relatório de Gestão do projeto não deve conter caracteres especiais, tais como aspas, ponto e vírgula, dois pontos, “underline”, travessão, acentos, etc;

- O Relatório de Gestão do projeto deve ser produzido em formato Word, com extensão .doc ou .docx. A coordenação do Inoves lembra, ainda, que várias dicas foram disponibilizadas no site do Inoves, no menu “Inscrições” (http://www.inoves.es.gov.br/Inscricao/Dicas.aspx), para a elaboração do Relatório de Gestão do projeto.

Premiação

Além do Troféu Inoves e do Certificado de Reconhecimento e Premiação, as oito equipes vencedoras do Ciclo 2012 receberão um kit de equipamentos de informática composto de desktops, notebooks e tablets, no valor de R$ 15 mil.

A foto da equipe vencedora será estampada em outdoor situado em local próximo à unidade onde a coordenação do trabalho atua e também serão publicadas matérias sobre o projeto na Revista Inoves Ciclo 2012, que circula em todo o País.

Os projetos inscritos poderão ser reconhecidos com menções especiais, concedidas a projetos, pessoas e organizações que se destacam no Ciclo. Projetos municipais No Ciclo 2012, além das premiações nas principais categorias, os projetos municipais participantes poderão ser homenageados com a menção especial Destaque Inovação na Gestão Municipal.

A menção especial, específica para projetos municipais desenvolvidos por prefeituras e organizações vinculadas, será concedida aos trabalhos que apresentarem resultados expressivos, alcançados por meio de práticas inovadoras de gestão, caracterizados pela pontuação mais elevada entre os trabalhos concorrentes do Ciclo 2012 na região.

Há, ainda, o Destaque Participação Municipal, concedido à prefeitura ou unidade organizacional municipal que inscrever mais projetos inovadores no Ciclo 2012. Além da menção Destaque Inovação na Gestão Municipal, os projetos também concorrem às menções Destaque Parceria, Atitudes Empreendedoras e outras menções temáticas.

Inoves

O Prêmio Inoves tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento e a consolidação de uma cultura empreendedora de gestão da administração pública no Estado, reconhecendo equipes de servidores que desenvolvem trabalhos inovadores e de excelência no serviço público capixaba, beneficiando a população com serviços de qualidade.

O Inoves, hoje, é referência nacional em inovação na gestão pública e o Ciclo 2012, oitava edição do Prêmio, destaca a importância do trabalho em equipe e do desenvolvimento de habilidades individuais.

Desde 2005, primeiro ano de premiação, mais de mil projetos já participaram. Desses, mais de 100 já foram premiados e ganharam expressão no Estado e no País, servindo de exemplo para outras iniciativas.