Livro conta histórias de servidores públicos empreendedores que foram reconhecidos pelo Inoves

26/10/2009 22h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h15

Em homenagem ao Dia do Servidor Público, comemorado nesta quarta-feira (28), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), lançou uma obra inédita para a sociedade capixaba: o livro "Gente que Inova: o servidor público que ajuda o ES a mudar". A obra conta histórias de nove servidores que, com suas trajetórias pessoais e profissionais, contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população a partir de suas atitudes empreendedoras.

Esses personagens foram identificados e reconhecidos pelo Prêmio Inoves. O livro foi lançado na manhã desta terça-feira (27), durante o “Café com o Governador”, no Palácio Anchieta. O governador Paulo Hartung comemorou o lançamento do livro, que segundo ele é mais um marco entre tantos relacionados aos servidores públicos estaduais.

Após parabenizar os servidores públicos pelo seu dia, comemorado nesta quarta-feira (28), Hartung lembrou que, desde 2003, o Governo voltou a formar quadros de carreira no Estado, profissionais que, independente dos governantes que estejam à frente das instituições, permanecem na estrutura governamental e servem de referência para o bom funcionamento da máquina pública. “Já realizamos 41 concursos públicos e reformulamos 33 estruturas de carreiras do serviço público estadual, desde 2003. Estamos construindo, passo a passo, uma nova relação com a sociedade. E cada um de nós tem a responsabilidade de trabalhar pela melhoria constante dos serviços prestados à população capixaba, sobretudo da parcela menos favorecida da população. O serviço público pode e deve ser de qualidade, ainda mais se levarmos em conta que ele é financiado diretamente pelo cidadão, que arca com uma pesada carga de impostos”, pontuou.

Cerca de 200 servidores participaram do Café com o Governador. Além dos nove personagens do livro, servidores de todas as secretarias e órgãos do Governo do Estado foram selecionados levando-se em consideração atitudes empreendedoras que estão sendo desempenhadas em prol da melhoria do serviço público estadual.

No livro foram destacadas histórias de servidores estaduais e municipais, descobertos por meio do Prêmio Inoves. Todos eles participam de projetos e ações que já foram premiados pelo Inoves em um dos ciclos do prêmio. Eles representam na publicação todos os outros bons exemplos espalhados pelo serviço público do Estado.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira, adiantou que outros nove nomes já foram selecionados para a segunda edição do livro que, segundo o secretário, foi produzido “para homenagear os servidores inovadores e também para divulgar o bom exemplo do serviço público capixaba”. Para Oliveira, a Política de Recursos Humanos é a mais importante política de gestão, pois a qualidade dos serviços depende basicamente da qualidade e da motivação dessas pessoas. “Por isso realizamos ações de capacitação e de reconhecimento do mérito dos servidores. Nesta área, o Governo do Estado vai deixar bons legados para o próximo Governo, para a Administração Pública e para a Sociedade”, disse.

Oliveira aproveitou para citar alguns dos principais projetos e ações desenvolvidos pela administração dentro da política de Recursos Humanos, com foco na capacitação e no reconhecimento. Na área de capacitação a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) merece destaque. “Estamos chegando a 40 mil servidores capacitados de 2003 a 2009. Para se ter uma idéia do que significa isso, em 2002 foram capacitados 900 servidores no ano. Em 2009, já ultrapassamos a marca de 10 mil servidores capacitados. Hoje, capacitamos por mês mais do que era feito em um ano todo”, comemorou o secretário.

Com relação ao reconhecimento, para Oliveira “o servidor sabe hoje que há uma política de Governo olhando para ele. Fazemos desde 2005 a Semana do Servidor, com campanha na mídia que promove a imagem do servidor junto à população e, além disso, tem o Prêmio Inoves, que reconhece os projetos que fazem a diferença na vida da população pelo Estado”, destacou.

Semana do Servidor

O Café com o Governador e o lançamento do livro “Gente que Inova: o servidor público que ajuda o ES a mudar”, encerram com chave de ouro as atividades realizadas em homenagem ao Dia do Servidor Público 2009, comemorado nesta quarta-feira (28). Servidores do livro “Gente que Inova: o servidor público que ajuda o ES a mudar”:

1)ANA MARIA CARACOCHE - Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

2)CHARLES MOURA NETTO - Professor municipal de Santa Maria de Jetibá.

3)GERTRUDES ROSA DE SOUZA CABRAL - Pedagoga no município de Brejetuba.

4)LUCIANE DO ROSÁRIO SAMPAIO FRIZERA - Professora.

5)MÁRCIA VIEIRA LEVY - Professora em Cachoeiro de Itapemirim.

6)QUÉSIA DA CUNHA OLIVEIRA - Diretora-geral de Ressocialização da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

7)REINALDO BATISTA SALGADO - Médico Radiologista do Hospital São Lucas.

8)ZANANDRÉ AVANCINI - Psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial Mochuara, da Secretaria de Estado da Saúde.

9)ZENAIDE NOGUEIRA DE BRITO RIBEIRO - Professora municipal de Pedro Canário.