Maria Marias:Projeto de ressocialização da Sejus recebe prêmio do Inoves

07/06/2009 21h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h16

O projeto “Maria Marias”, da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), foi criado para promover a ressocialização das mulheres em situação prisional. Essa foi a primeira atividade, no Brasil, voltada para detentas. Por esses e outros resultados, que o projeto foi o grande vencedor da categoria Inclusão Social, no Ciclo 2008 do Prêmio Inoves. Na tarde desta sexta-feira (05), a equipe do projeto recebeu os produtos adquiridos com a quantia de R$ 7 mil, conquistada pela premiação.

A quantia foi aplicada na compra de aparelhos de som e de DVD, datashow e máquina fotográfica. Segundo a diretora de ressocialização da Sejus, Quésia da Cunha, os produtos irão contribuir para todos os trabalhos desenvolvidos nas unidades prisionais, não somente no presídio feminino. “Realizamos aulas de teatro e de cinema e muitas outras atividades que serão beneficiadas com os equipamentos que recebemos”, disse.

Os prêmios solicitados pela equipe foram entregues na Sejus pelo secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira, e pelo coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, com a participação do secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncali e de servidores.

O secretário Ricardo de Oliveira parabenizou a equipe e falou do principal objetivo do Inoves, que é motivar e reconhecer o servidor público capixaba. “Reconhecer aqueles que estão fazendo a diferença para a melhoria de vida das pessoas é o nosso foco. É importante mostrar para a sociedade que temos heróis no serviço público e muita coisa boa acontecendo”, disse.

Ângelo Roncali falou da importância do Inoves como um importante espaço para o servidor público demonstrar o seu trabalho. “São muitos os desafios, mas o trabalho é feito com determinação para que a prestação do serviço à população seja de qualidade”, colocou.

O projeto Maria Marias foi implantado para criar condições para ressocializar as mulheres em situação prisional a partir de ações socioeducativas, profissionalizantes, culturais e empreendedoras, sempre com foco na valorização da condição feminina e das questões morais e éticas.

Os cursos e oficinas oferecidos têm por objetivo possibilitar às mulheres uma atividade produtiva após cumprirem suas penas. Ao todo, são oferecidos 18 cursos, que contempla todas as internas na Penitenciária Estadual Feminina, em Tucum, Cariacica.

A entrega dos prêmios para as equipes vencedoras no Ciclo 2008 continua neste mês. Os projetos premiados em 2008 foram:

Foco – Formação Continuada e Central Fácil Noroeste, da Prefeitura Municipal de Colatina;

Farmácia Cidadã, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa);

Nota Fiscal Eletrônica, da Prefeitura Municipal de Vitória;

Pólo de Uva de Mesa e Vinho, da Prefeitura Municipal de Santa Teresa;

Maria Marias, da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus)

Ação do Ministério Público nos Municípios Produtores de Petróleo e Gás, do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES).

Ciclo 2009

As inscrições para o Ciclo 2009 do Inoves continuam até o dia 10 de julho. Podem concorrer equipes de servidores que estão fazendo a diferença no setor público capixaba, com projetos inovadores que trazem resultados positivos para a sociedade. Basta acessar o site do prêmio: www.inoves.es.gov.br. Os projetos candidatos devem qualificar-se em uma das 10 categorias do prêmio: Desburocratização; Uso Eficiente dos Recursos Públicos; Valorização do Servidor; Atendimento ao Cidadão; Resultados para a Sociedade; Inclusão Social; Participação e Controle Social; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação; Inovação na Gestão Legislativa e Inovação Tecnológica.