Noite de premiação consagra equipes de servidores que fazem a diferença no serviço público capixaba.

25/11/2010 22h00 - Atualizado em 05/11/2018 17h15

"Nos temos agora no Espírito Santo um novo setor público e um novo servidor público". Assim o governador Paulo Hartung descreveu, com emoção, o significado do Prêmio Inoves para o reconhecimento do funcionalismo público e dos projetos que fazem com que ocorra uma melhor interação com a sociedade.

Equipes de servidores inovadores lotaram o Centro de Convenções de Vitória na noite desta quinta-feira (25) para a premiação do Inoves. Oito projetos foram os grandes vencedores, sendo dois de Prefeituras Municipais – Cariacica e Guarapari – e os outros seis de órgãos e secretarias do Governo do Estado.

O destaque deste ano vai para a Secretaria da Saúde, com dois projetos premiados. O governador disse que tinha alegria de saber que com as mesmas mãos com as quais ele pegou a faixa de governador, com um grande desafio pela frente, de necessidade de reestruturação do Estado, ele vai passar um governo estruturado tecnicamente e politicamente ao seu sucessor. "Fruto de um trabalho coletivo, de todos vocês e de toda essa equipe de Governo." Na categoria Desburocratização, o vencedor é o projeto “CIAMPE e Serviços Online”, da Prefeitura de Cariacica; na categoria Atendimento ao Cidadão, o vencedor é o projeto “Mais leitos de UTI”, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); na categoria Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, o premiado é o trabalho “Base de Conhecimentos Integrando Dados”, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); na categoria Participação e Controle Social, a premiação foi para o projeto “REPAS – Rede de Proteção de Ambientes Seguros”, da Prefeitura Municipal de Guarapari. Na categoria Uso Eficiente dos Recursos Públicos, o grande vencedor foi o trabalho “Sistema Estadual de Registro de Preços de Medicamentos – SERP”, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa); na categoria Valorização do Servidor, o premiado é projeto “Avaliação de Desempenho por Competência”, da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan); na categoria Inclusão Social, o vencedor é o trabalho “Um olhar sobre Taquaras: agindo para mudar”, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); e na categoria Resultados para a Sociedade, o prêmio foi para o projeto “Biblioteca Escolar Encantando para a Aprendizagem – Escola Estadual de Ensino Fundamental Boa Vista”, da Secretaria de Estado de Educação (Sedu).

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Heraclito Amâncio Pereira Junior, ressaltou a importância do Inoves para premiar atitudes empreendedoras de servidores estaduais e municipais. “Esse premio já é referência nacional e hoje serve de base para a criação de vários outros prêmios pelo País. “Acho que posso dizer que o Inoves é o hoje o maior prêmio do Brasil”, disse. Heraclito falou, ainda, da qualidade dos projetos inscritos. “São mais de 200 trabalhos inscritos neste ciclo. Mais do que quantidade, o que impressiona é a qualidade dos trabalhos e a vontade dos servidores de inovar e fazer a diferença no serviço público”, ressaltou o secretário.

Menção Especial

Além da premiação dos oito grandes vencedores, também foram homenageados com a concessão de menções especiais, pessoas e organizações que se destacaram nesta edição do prêmio pelo desenvolvimento de atividades relacionadas a questões consideradas relevantes, com base na proposta do Inoves. A menção Destaque Parceria foi concedida ao “Projeto Político-pedagógico Institucional”, do Instituto de Atendimento Sócioeducativo do Espírito Santo (Iases); a menção Destaque Inovação Tecnológica foi concedida ao projeto “Gestão escolar online”, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu); a menção Destaque Cidadania foi para o projeto “Educação fiscal, cidadania total”, da Prefeitura Municipal da Serra.

Foram concedidas, ainda, a menção Destaque Desenvolvimento Sócio-cultural, para o projeto “Biblioteca Transcol”, da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) e Secretaria de Estado da Cultura (Secutl); a menção Destaque Desenvolvimento de Competências, para o projeto “Empretec no Serviço Público”, da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp); a Menção Destaque Empreendedorismo foi para o “Programa Jovens Empreendedores”, da Prefeitura Municipal de Pinheiros; a menção Destaque Gestão de Processos foi concedida ao “Programa de Gestão Documental (Proged)”, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). A menção Destaque Participação foi concedida para “Secretaria de Estado da Educação (Sedu)” pelo número expressivo de mais de 30 projetos inscritos no Ciclo 2010 do Inoves; a menção Destaque Participação Municipal foi para a “Prefeitura Municipal de Vitória”, que inscreveu 15 projetos.

Dois servidores foram premiados e reconhecidos pelas atitudes empreendedoras que desempenham em prol de trabalhos e projetos inovadores no serviço público. A menção Destaque Ricardo de Oliveira - Atitudes Empreendedoras foi concedida aos servidores Maria Delza Carreiro Rocha e Maria Rita de Cassia Louzada. A menção Atitudes Empreendedoras recebeu o nome “Ricardo de Oliveira” em homenagem ao ex-secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, responsável pela criação e grande incentivador do Prêmio Inoves.